Shortbread de chocolate branco & cerejas

12 Comments

shortbread de mary berry-8Se a cozinha teve um tema nos últimos cinco dias ele foi shortbread. Não sei o que se passa comigo, mas ando vendo a vida em temas.  De volta aos shortbreads. Foram receitas novas e velhas favoritas. Acho que posso dizer sem titubear que eles são os meus biscoitos favoritos. Adoro a textura, como é ‘crumbly’. O termo ‘short’ em inglês usado no titulo desta receita é devido à textura: esfarelada segundo o meu vocabulário. E o ‘bread’ vem da história do shortbread. Originalmente eles eram feitos com restos de massa de pão. Na sua evolução o fermento foi substituído pela manteiga. O diabo da manteiga dá um rostinho pecaminoso. Posso comer vários só em uma sentada.

Mas costumo ser purista com relação ao meu shortbread. Gosto dele puro. Por que? Não sei. Porém há umas semanas fiz duas receitas diferentes para uma amiga. Todas as duas contendo ingredientes vários. Era assim que ela os queria. E até gostei deles. Mas na minha cabeça eles não são shortbreads. Esta receita aqui é da Marry Berry, um personalidade bem conhecida no landscape gastronômico britânico. Leva chocolate branco e cerejas ou cranberries secas. O importante é algo que seja levemente azedinho para contrastar com o chocolate. Passas acrescentariam muito doce. Será que no Brasil você acham acerola seca?

shortbread white chocolate-6

Agora a chatice foi desenformá-los. Esta é uma forma própria para shortbreads- é de cerâmica. Toda vez que usei deu errado. O desenformar é um pé no saco – desculpe a expressão.  Estou escrevendo uma carrinha aqui para a companhia que as produz pois as instruções na caixa não produzem bons resultados.Vamos ver o que vão dizer. Graças a Deus aqui eles respondem, virei a maior fã de escrever carta de reclamação quando necessário. Se alguns de vocês tiverem desta forma pode passar suas dicas que as lerei com um sorriso no rosto.

Daqui há uns dois dias vou postar a outra receita, que já foi feita várias vezes e agrada horrores. Principalmente na época da Páscoa. Caso você faça esta volte para me contar. Adoraria saber como a sua saiu. Espero que antes de mais nada com uma carinha melhor que a minha. A chamarei de rustic para dar charme, mas na verdade o visual ficou beirando o feinho. Porém o sabor é bom. E ela é bem short.

shortbread white chocolate-5

Um ótimo domingo para vocês!

shortbread white chocolate-4

A combinação do chocolate branco e das cerejas secas é perfeita para balancear um pouco o doce com o levemente azedinho.

Ingredients:

Instructions:

Preparo:

Pegue uma assadeira e unte levemente. Reserve.

Misture a farinha e semolina em uma tigela, e em seguida acrescente a manteiga. Use somente as pontas dos dedos para misturar a manteiga à mistura de farinha.  Após um tempo você ficará  com uma mistura parecida com farofa – embolotadinha. Só então acrescente  o açúcar, chocolate branco e as cerejas. Misture com as pontas dos dedos para que os ingredientes se encorparem e então aperte com as mãos para que a massa fique uma bola mais ou menos uniforme.  Transfira para uma superfície coberta e levemente enfarinhada. Abra a massa para um círculo de 20cm de diâmetro. Corte em 8 fatias. Leve ao forno por pelo menos 30 minutos para firmar.

Ligue o forno – 180oC. Quando a massa tiver firmado leve-a ao forno e asse por uns 30 minutos ou até a massa ficar dourada. Quando pronto retire do forno e deixe esfriar na assadeira por uns 5 minutos antes de ser transferido para uma assadeira para esfriar completamente.

 

12 Comments
  • Christiane Quinn on Facebook

    Responder

    Chapéu e luvas…vamos nos divertir no aniversário de uma das Luluzinhas daqui. Minha amiga Rita esta inspirada e vai fazer um cha para usarmos chapéu.

    • valentinajacome

      Ah que fun! Depois me conta.

  • Diogo

    Responder

    Também é dos meus doces preferidos porque fica entre uma bolacha e um bolo!
    Ficou perfeito 🙂
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    • valentinajacome

      Diogo, nunca tinha pensado nele assim. Gostei!

  • Monica Moura on Facebook

    Responder

    Maravilha,amo cerejas!Beijos.

    • valentinajacome

      Monica, acho que vc vai gostar então.

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    chapeu?

  • Christiane Quinn on Facebook

    Responder

    Boa idéia Tina, vou passar para uma amiga que vai fazer uma festa de chá da tarde com direito a chapéu e tudo daqui a algumas semanas.

  • valentinajacome

    Responder

    Aninha, gostei do teu estilo!LOL

  • Ana Paula Do Nascimento on Facebook

    Responder

    Não achei feinha. Achei bem rústica kkk. Hummmm

  • Christiane Quinn on Facebook

    Responder

    Uhm me deu fome

    • valentinajacome

      Chris, faz pro afternoon tea

Leave a Comment