Salada de Cenouras, Avelã e Molho de Tahini

0 Comment

Confesso que neste fim de ano que passou não fiz muitas coisas festivas pras festas de final de ano . O natal de 2018 foi a base de galetinhos, ao invés de 2017 quando fiz o ganso e me senti realizada por fazê-lo bem. No jantar de  véspera de Ano Novo minha amiga M. fez o arroz com lentilhas; o resto foram pastas, nozes, etc, tudo comprado pronto.  Então dia 2  foi oficialmente o primeiro dia em que fiz algo na cozinha. E o meu foco foi antes de mais nada tentar usar o que já tenho em casa, e fazê-lo antes da entrega dos próximos legumes orgânicos que recebo semanalmente.

Tenho tentado combater a questão de estrago de comida. E este é uma questão sobre a qual temos que ser muito vigilantes pois as vezes é tão fácil se perder vista do que se tem em casa. E uma das medidas que vou adotar será  tentar uma hortinha,  pois ano passado só plantei ervas. Sei que não vou ter uma imensa horta, mas estou escolhendo algumas coisas que consumo muito e quero plantá-las como beterraba, cenouras, vagens, folhas para salada. No Reino Unido se desperdiça um absurdo de comida, e esta questão está no topo de todas as pautas relacionadas com alimentos.

Levando  desperdício de alimentos em conta,  tive que me focar no absurdo de cenouras que  eu tinha – um  quilo para ser precisa, e elas  estavam gritando desesperadamente para ser usadas. Mas me encontrei totalmente sem idéia do que fazer; sabia que queria algo diferente do que faço rotinamente. Então resolvi fazer uma salada do livro Sirocco da Sabrina Ghayour. A salada  é toda crua e não demora muito para ficar pronta,  mas  apesar desta aparente simplicidade é bem saborosa.  E o molho com o tahini é o que levanta o prato. Caso vc esteja pensando em fazer a salada sem este molho, se me permite vou lhe dizer que isto será um erro. O molho quando combinado com as avelãs acrescenta um tom de nozes que é muito bom.

Salada de Cenouras, Avelã e Molho de Tahini
 
Prep time
Total time
 
Author:
Recipe type: salada
Cuisine: Oriente Médio
Serves: 4 pessoas
Ingredientes
Salada
  • cenouras - 500g
  • cebola roxa - grande,cortada em fatias finas no formato de meia lua
  • avelãs - 100g, tostadas e cortadas ao meio
  • hortelã - 40g, picadas
Molho
  • tahini - 2 colheres de sopa
  • azeite de oliva - 4 colheres de sopa
  • limão - 1, raspa e suco
  • água - 2 colheres
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
Instruções
Molho
  1. Coloque o tahini, azeite, suco e raspa de limão e água em uma tigelinha ou vidro, e misture tudo. Por fim acrescente o sal e pimenta-do-reino e misture novamente.
Salada
  1. Corte as cenouras em fatias finas cortadas na diagonal. Depois coloque numa vasilha com a cebola e avelãs, e derrame o molho por cima, e misture. Transfira para aonde for serví-la, e voilá.

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: