Quiche de Rúcula, Cogumelos e Bacon

0 Comment

Não sou muito de fazer tortas ou mesmo quiches. Nunca é a minha primeira opção. Não por nada. Questão de hábito. Porém fico de olho em coisas interessantes, e penso em pessoas que talvez gostassem de comer certas tortas.Basicamente não me fecho. Este receita em especial me chamou atenção porque usa rúcula e cogumelos – além de outros ingredientes. Estava com um estoque significativo em casa. E se deixasse na geladeira por mais um (ou mesmo uns) dias ficaria tudo meio chinfrim. É claro que o fato do Gordon Ramsey ser o autor da receita também já me deixou animada pois já fiz muitas das suas receitas e são realmente ótimas.

O que não fiz eu mesma desta vez foi a massa. Gosto de fazer a minha, mas ao chegar em casa às 8 da noite nem eu me animei. Fui ao supermercado mais próximo e comprei uma marca conhecida que é de ótima qualidade. Assei de acordo com as instruções do Gordon. Na verdade costumo assar a minha de uma forma levemente diferente e o líquido do recheio não vasa. Mas valeu a pena testar segundo as indicações dele.

Achei só o número de ovos da ‘custard’(não sei como dizer isso em português) um pouco grande. Porém assumo que muito ovo em massa me assusta. Apesar disto usei os ovos de acordo com as instruções. Se você achar demais e for entendida de ovo, altere. E divida o conhecimento aqui por favor!!

Este quiche é delicioso. Com certeza fica bem gostoso servido com uma salada de folhas. Porém comi puro. Achei bom deste tanto.

Vou passar os ingredientes da massa também porque embora não a tenha feito tenho uma fé danada no Gordon. Porém faça a sua se tem uma favorita. Algo que achei super interessante é que ele diz para ‘temperar’ a forma antes de colocar a massa – com sal e pimenta-do-reino. Bárbaro.

Para a massa:

250 de farinha de trigo

1 colher de chá de sal grosso

125g de manteiga gelada cortada em cubinhos

1 colher de sopa de folhas de tomilho

1 ovo batido

1 colher de sopa de azeite de oliva para pincelar a forma

1 gema para pincelar

Para a ‘custard/ o molho que recheia o quiche:

3 ovos

3 gemas

200ml de creme fraiche ou substituto (clique aqui)

200ml de leite

Maço pequeno de folhas de estragão picado

Para o recheio:

200g de bacon defumado preferivelmente, picado grosseiramente

5 colheres de sopa de azeite de oliva

1 cebola roxa picada

2 cabeças de chicória roxa rasgada

250g de cogumelos frescos picados

200g de rúcula selvagem

200g de queijo ralado (pode ser metade gruyère, por exemplo, metade parmesão.. ou o que queira – fiz metade cheddar metade parmesão, pois é o que tinha na geladeira).

Para fazer a massa:

Ponha a farinha de trigo, sal, manteiga e tomilho numa vasilha e misture com ponta dos dedos para fazer uma farofa. Acrescente o ovo batido e 1 colher de sopa de água gelada e misture mais um pouco antes de retirar da vasilha e sovar levemente. Envolva com plástico PVC e leve à geladeira por 20 min. Esquente o forno – 190oC/gás 5. Pincele uma forma de quiche (das de fundo solto) de 24 cm com um pouco de óleo e tempere a forma – jogue sal e pimenta-do-reino moída na hora no fundo da forma. Se você resolver usar uma forma menor terá que reduzir a quantidade do recheio. Aconteceu comigo e fiz um outro quiche pois a forma era pequena para a quantidade que tinha. Quando os 20 minutos se passarem retire a massa da geladeira e abra-a numa superfície levemente enfarinhada. Lembre-se de que você tem que abri-la maior do que a forma. Forre direitinho do jeitinho que só você sabe e forre com papel manteiga e recheie com feijões. Leve ao forno por 20 minutos para assar. Retire do forno, remova os feijões, pincele com um pouco da gema. Leve ao forno por mais uns 5 minutos. Retire, pincele com mais um pouco de gema e leve de volta ao forno por 10-15 minutos até que fique dourada. A massa ficará parece o sol – amarelinha. E bem selada. Não vasará nada pelo fundo. Só por cima se você não respeitar o tamanho da forma ou quantidade de recheio ( só repito para que não esqueça – meu forno ficou uma meleca porque EU esqueci). Retire do forno quando pronta e abaixe o forno para 140oC/Gás 1.

Para fazer a ‘custard’:

Numa vasilha bata os ovos, as gemas, o creme fraiche ou equivalente, leite e estragão. Tempere a gosto lembrando-se que ainda ira acrescentar queijos à mistura. Reserve.

Para o recheio:

Sauté o bacon com uma colher de sopa de azeite até que fique bem tostadinho – uns 5 minutos mais ou menos. Acrescente mais 2 colheres de sopa de azeite e sauté as cebolas e chicória com o bacon, mexendo sempre. Remova da panela e reserve. Caso fique um pouco de líquido na panela escorra antes de partir para o próximo passo.. Na panela ainda quente acrescente mais um pouquinho de azeite e sauté a rúcula por uns 3 minutos mexendo sempre para que ela não grude no fundo da panela. Confesso que a minha frigideira é anti-aderente e não pus óleo para sauté a rúcula. Só tomei cuidado para que não grudasse.

Pegue o ‘custard’ e acrescente os queijos a ele. Acrescente a rúcula também e misture mais. Acrescente o resto dos ingredientes e ponha o recheio na torta, levando ao forno por uns 50minutos -60 minutos ou até que o quiche esteja firme.

Remova da vasilha, transfira para um prato e sirva uma vez frio caso consiga se controlar.

Uma nota: no meu dicionário apareceu todo tempo a correção para quiche : a quiche. Olho no Houaiss e deu como substantivo de dois gêneros.Espero nao ter ofendido o português de ninguém.

0 Comments

Leave a Comment