duas receitas de biscotti: com água de rosas e laranjas & coentro e cítricos

21 Comments

benches-1Não tinha feito atualizações há um tempo. A vida ficou meio ‘busy’ e o tempo foi escasso. Mas isso não significa dizer que não cozinhei. Muito pelo contrário. Fotografar é que não rolou. E por isso peço desculpas.

A páscoa foi gostosa, tirei dois dias extras além dos dois dias de páscoa que se tem  no Reino Unido. E pareceu uma semana inteira. Estava cansada, e deu para descansar o dedão do pé, e até para ir a praia por um dia. Coisa boa. E tive visitas. Que encheram a casa de alegria e a deixaram um pouco vazia ao partir. Quem quiser pode checar no blog Simples Assim da queridíssima Lylia.  Espero que vocês tenham tido uma ótima páscoa, que tenham tido a oportunidade de se confraternizar com família e amigos.

pistachio biscotti-1Ao contrário da páscoa mais recentemente tenho fotografado algumas receitas. Nos últimos dias tenho feito uns biscotti novos. A intenção foi comer somente um biscotto, mas talvez tenha comido uns 4. Fiz uma receita com pistache e água de rosas que me encantou. Acho que água de rosas pode muitas vezes elevar uma receita do simples ao sublime. E saber utilizar somente a quantidade  certa, pois em excesso parece que derramou-se um vidro de perfume na massa, é primordial. Tinha uns pistaches bem bonitinhos, com aquelas carinhas de pequenas esmeraldas aguardando serem usados em um bom prato/receita. Então lancei mão da receita. Uma receita simples e pequena. Pode ser feita bem rapidinho para aquela visita de última hora e muito querida. Fiquei realmente encantada com eles. A água de rosas é suave, mais como uma nota delicada que soa já no final da apresentação. Elegante.

hill-5

pistachio biscotti-3Heston Blumenthal publicou uma série de receitas para a páscoa em um jornalzinho semanal da Waitrose. Todas muito interessantes, com um toque de inusitado, o que distingue Heston Blumenthal de seus contemporâneos. Nesta receita de biscotti fiquei absolutamente fascinada pelo ingrediente coentro. Um ingrediente que muitos associam com pratos salgados. E vários rejeitam por terem sido submetidos a pratos feitos com um excesso de coentro. O coentro quando usado em moderação acrescenta uma nota cítrica fantástica aos pratos. Muitos sem ele não valem a pena serem executados na minha opinião, pois a substituição feita pela salsinha muitas vezes não tem nada haver. A salsa e o coentro estão mundos a parte no uso e sabor acrescentado aos alimentos. Digo em termos de resultados. A substituição destes dois ingredientes resulta em um prato bem diferente. Voltando ao coentro, como ele casa bem com cítricos  resolvi acrescentar pedaços de laranja cristalizada aqui. Achei que isto iria dar um toque especial aos biscotti. E bingo. E fiquei bem satisfeita com a decisão tomada.

cominho biscotti-2

hills-1Tive uma época de excessivo consumo de biscotti. Comprava a caminho do trabalho no mesmo lugar em que comprava o meu cappuccino. Era uma lojinha de café italiana, mas o biscotti era industrializado, e um pouco duro demais para o meu gosto. Porém o sabor era agradável, e rolei neste excesso de consumo por uns bons meses, até mudar a minha predileção para outras praias. Dou preferência a um biscotto crocante, mas que não seja insuportavelmente duro. Gosto é que nem chapéu, cada um usa o seu de um jeito.  Para obter o resultado que gosto começo a massa sempre com os ovos.

cominho biscotti-6

hill-4

Fotos: as fotos de localidades foram tiradas na linda cidadezinha de Shaftesbury, na região de Dorset. São todas de minha autoria.

A  receita de biscotti com água de rosas e pistache é de autoria de Lisa Faulkner. A receita dos biscotti com coentro e cítricos é de autoria de Heston Blumenthal. Não mudei os ingredientes de nenhuma das receitas, só substitui açúcar refinado por um açúcar de coco que tinha e acrescentei laranja cristalizada à receita do biscotti com coentro – e fiquei bem feliz com o resultado. O modo de preparo de ambas as receitas é meu e a diferença consiste basicamente em quando e como acrescento os ovos.

Ingredients:

1. biscotti com água de rosas e pistache

2. biscotti de coentro em pó com cítricos

Instructions:

Preparo do biscotti 1:

Pre-aqueça o forno – 160oC. Tome uma assadeira e forre com papel manteiga. Reserve.

Separe todos os ingredientes, colocando a farinha e fermento na mesma tigela.  Derreta a manteiga e deixe esfriar.

Coloque a clara na tigela de um processador e bata até ela espumar. Pelo menos um minuto. Acrescente a manteiga derretida aos poucos, sempre processando. Em seguida acrescente a água de rosas e bata para que se integre com os outros ingredientes.  Transfira esta mistura líquida para a tigela com a farinha de trigo e fermento, e acrescente o açúcar também. Use uma colher de pau ou espátula para misturar tudo. Por fim acrescente o pistache picado. Misture tudo com uma espátula ou colher de pau.

Você pode dividir esta massa em duas partes, e molde as duas igualmente. O importante é que cada rolo seja de igual espessura de ponta a ponta para assar igualmente. Asse por 30 minutos. Após este tempo retire do forno, deixe esfriar um pouco e use uma faca de pão para cortar as fatias. Corto as minhas em  ângulo. Espalhe as fatias deitadas na assadeira. Devolva ao forno e asse por uns 10-15 minutos somente. A temperatura do forno permanecerá a mesma.

——————-

Preparo do biscotti 2:

Pre-aqueça o forno – 180oC.  Tome uma assadeira e forre com papel manteiga. Reserve.

Separe todos os ingredientes, colocando a farinha, farinha de amêndoa e fermento na mesma tigela.  Derreta a manteiga e deixe esfriar. Em uma outra vasilha misture o açúcar, raspas de limão e sal e uma vez misturados acrescente à vasilha com as farinhas. Acrescente também quase todo o coentro em pó. Deixe só umas 2g de lado para misturar com o açúcar de confeiteiro. Bata o ovo em um processador (ou na mão mesmo) por uns 2 minutos pelo menos. Ele deve quase dobrar de volume. Acrescente a manteiga derretida aos poucos para que se integre com os ovos. Derrame a mistura por cima da mistura com os ingredientes secos.  Por fim junte os pedaços de laranja cristalizada. Se assegure de que a laranja seja igualmente distribuída pela massa. Uma vez que a mistura esteja homogênea, divida a massa em duas partes iguais. Transfira a massa para uma assadeira. As duas partes devem ficar lado a lado, mas com um espaço entre elas. Se assegure de que a espessura e tamanho das duas partes seja idêntica para que assem ao mesmo tempo. Asse por algo entre 20-25 minutos. Retire do forno após este tempo, e baixe a temperatura para 150oC.

Deixe a massa dos biscotti esfriar um pouco, e corte-as em fatias de mesmo espessura e tamanho. Transfira as fatias deitadas para uma assadeira. Quando a temperatura do forno chegar a 150oC, coloque a assadeira no forno por 20 minutos. Enquanto os biscotti esfriam misture açúcar de confeiteiro com o coentro em pó e polvilhe os biscotti frios com esta mistura antes de servir.

 

21 Comments
  • Lylia

    Responder

    Querida Amiga,
    Que saudades daí! De você, da primavera, das cores, das bluebells, de Guilford ! Foi realmente um tempo muito marcante. Sempre serei grata a você.
    E que fotos lindas! Você captou bem o espírito de Shafstbury.Lindo!
    E os biscotti, então? Delícia!
    Bj e saudades,
    Lylia

    • valentinajacome

      Toda vez em que estiver em Shaftsbury vou lembrar de vc. Vamos construir novos momentos em outras viagens.

  • Cinara Ferreira on Facebook

    Responder

    Ficariam perfeitos, amiga!!! Beijo!

  • Cinara Ferreira on Facebook

    Responder

    Bom dia, Valentina!! Saudades de vc… Beijocas!

    • valentinajacome

      Bom dia Ci!! Eu tambem. Estes biscotti teriam sido otimos com os chazinhos que vc adora. E um bate papo.

  • Sylvia Helena on Facebook

    Responder

    Adorei os sabores,e amo biscotti, o perigo e que nao paro só em um.

    • valentinajacome

      Sylvia, entao cariamos uma dupla perigosa se morássemos perto uma da outra. risos

  • Cucchiao pieno

    Responder

    Bom dia querida!
    Vim conferir a receita de biscotti com coentro, pois quando nos encontramos e você me descreveu a receita eu fiquei bem curiosa, mas confesso que saio daqui com a receita feita com água de rosas e pistache, pois são dois ingredientes que eu adoro!
    Mil bjos cheios de saudade.
    Lèia

    • valentinajacome

      LEia, acho que fizestes uma boa escolha pois eles ficaram tao delicados.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    O Heston Blumenthal faz umas coisas bem diferentes mesmo, né, amiga? Adoro biscotti, quando faço é um perigo comer tudo sozinha. Amei os sabores que vc usou aqui, acho água de rosas algo encantador.

    • valentinajacome

      Pat, ele é um wise man. Amo suas combinações inusitadas de sabores. Eu sei que vc é uma grande fã de biscotti sua daninha. : 0 )

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    LOL..querida, no Rio não tem área de libaneses?eles vendem lindos produtos. Bem , me conte o que rola.xx

  • Josefa Navas Fernández Faria on Facebook

    Responder

    rssss….Obrigada meu bem! Mas acho que flor de laranjeira eu acho. De qq modo vou procurar pela internet tomando o cuidado de não escolher a pra passar no corpo, rrrrrsssss….. Beijocas

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    ah amiga, eh mesmo? entao faca com baunilha. na próxima vez em que estiver na Brasil vou te enviar uma garrafinha. so na mando pelo correio pois e capaz de vc ter que pagar para receber o presente. xx

  • Josefa Navas Fernández Faria on Facebook

    Responder

    Vou tentar achar! Aqui é difícil rss….

  • Josefa Navas Fernández Faria on Facebook

    Responder

    Eu poderia substituir as 3 colheres de chá de água de rosas por…………?

    • valentinajacome

      Querida Josefa, de flor de laranjeira por exemplo ou extrato de baunilha. Mas o charme da receita se vc não me leve a mal por dizer é o uso das aguas de rosas.

  • Josefa Navas Fernández Faria on Facebook

    Responder

    Estava querendo uma receita boa de Biscotti, sendo sua, não vai ter erro! Já “peguei”! Depois falo se ficou igual a sua! Bjs

    • valentinajacome

      Oi Josefa querida, ah me conte depois como ficou.Aguardo.

  • Marcia Elena

    Responder

    Olá Valentina !!!
    Como sempre as fotos são muito bonitas e a receita é de dar agua na boca, brevemente farei e aí lhe conto.
    Quanto ao Coentro eu torço um pouco o nariz, não gosto muito e em nada seja salgado ou doce. Vou fazer a receita quem sabe eu mude de idéia .
    Gostaria de saber qual é a Lavanda que eu posso colocar em bolos e biscoitos, ela precisa de algum tratamento especial ou é essa que se planta nos vasos ?

    Um Abração, boa semana e Obrigado novamente por seu carinho com todas nós.

    Marcia/ ateliebomgostome@gmail.com

    • valentinajacome

      Oi Marcia, espero que vc goste da receita com coentro. Me avise o que achou do resultado. Te enviei um email sobre lavanda, e vc vera que em Cunha no interior de Sao Paulo estão plantando. Tenha uma ótima semana.

Leave a Comment