Cobertura e recheio de chocolate branco

10 Comments

PascoaQuando a minha revista chegou  e vi a receita deste bolo dizendo ‘ bolo de chocolate e malteser’ fiquei de olhão arregalado. Amo maltezers. E fiquei já me imaginando assim como todos com quem compartilharia este bolo, a viagem que cada garfada proporcionaria. Cheguei a ficar  ouvindo o barulinho dos maltezers sendo mastigado. Marquei a receita. Tinha que comprar os maltezers.

Para quem não conhece, malteser é um chocolate em formato de bolinhas revestidas ao leite, bem leves e por dentro  só tem honeycomb. Os ingredientes de honeycomb são açúcar, bicarbonato de sódio e golden syrup. Você leva o açúcar e golden syrup ao fogo, e deixa aquecer. Quando ferver você joga o bicarbonato de sódio e assiste a mistura virar um vulcãozinho. Derrame tudo em cima de uma folha de papel manteiga e deixe esfriar. Quando frio quebre os pedaços. Voltando aos maltezers, os seus centros tem honeycomb. E combinam para fazer os maltezers este paraíso que são. Lembro bem da primeira vez que pus as mãos em maltezers; foi para mandá-los daqui para uma professora que trabalhava comigo no Brasil. Ela amava maltezers. Comprei um saquinho para ela e outro para mim – queria experimentar. E passei também a adorá-los. Mas vamos voltar a receita – I digress! Perdão.

Pascoa 1-5

Mas este bolo ficou só na vontade. Tanto que nem coloco a receita aqui. Use qualquer receita de bolo de chocolate que tenha. O que achei bom mesmo foi a receita do recheio que funciona como cobertura também. O resto foi só uma desilusão. Mas explico. Quando comi o bolo não degustei nada que fosse especial. Achei que o produto final foi somente de mais um bolo de chocolate. E nem um bolo de chocolate especial. Tive que fazer uma substituição: a receita original pedia ‘leite em pó’. Não uso leite em pó, e não ia comprar só para esta receita. E usei amêndoas moídas. Mas ainda assim fiquei com um resultado na minha opinião medíocre.

Entretanto gostei muito do recheio/cobertura. Ela pode ter uma carinha adulta com um tiquito de rum. Ou ficar infantil sem o rum.  E esta é a única receita que vou dividir. Tirei o leite em pó da receita (que diacho é esta coisa com leite em pó?), e ela é uma receitinha simpática. Tem que se bater bem o açúcar de confeiteiro para se conseguir a consistência ideal. E fiz um teste que foi deixar um pouco de cobertura em uma tábua exposta na cozinha, e ao chegar em casa do trabalho a danahdinha ainda estava com boa textura.  Paciência, não se apresse. E você acabará com uma linda textura.

untitled

E vou ficando por aqui. Pronta para começar a preparar o próximo item. Meu tempo é pouco, mas queria tanto postar mais umas coisinhas na Pascóa. Vamos ver se vai dar certo. Cruzastes os dedos por mim? Eu também.

Pascoa 1-8

Ingredients:

Recheio e Cobertura

Instructions:

Coloque a manteiga e o açúcar em uma batedeira e bata por uns 5 minutos – a mistura ficará bem clara e parecerá ‘fofa’. Acrescente o rum caso esta cobertura/recheio for usada em um bolo para  adultos, e bata a mistura por mais um pouco. Enquanto isso derreta o chocolate branco com creme de leite em uma vasilha em cima de uma panela em fogo baixo/médio. Não deixe que  o fundo da vasilha toque a água. Quando o chocolate começar a derreter mexa de vez em quando até ficar com uma mistura homogênea. Deixe esfriar e derrame na vasilha em que a manteiga foi batida. Bata mais para incorporar.

Espalhe parte da mistura entre as duas metades do bolo,e o restante na parte de cima. Caso você queira revestir todo o bolo com esta cobertura lhe recomendo dobrar a receita. Decore a gosto.

10 Comments
  • Cucchiao pieno

    Responder

    Querida amiga
    Adorei a tua honestidade ao falar da receita do bolo!
    Eu também não compro leite em pó – hehehehe!
    Que delicia essa cobertura/recheio de chocolate branco – nham, nham…
    Bjo grande
    Léia

    • valentinajacome

      Leia querida, desculpe a demora para responder. Ah, fiquei muito chateada com o tal do bolo. Mediocre mesmo. E não eh sempre que me deparo com receitas assim. Mas o recheio valeu a pena. E olhe a dica fantástica da Ana Cardia sobre uma variação dela com leite de coco. Beijos e ate sexta! Nem acredito.

  • Monica Moura on Facebook

    Responder

    Tina, esse chocolate se chama como em frances?kkkk fiquei com vontade de fazer p Pascoa!

    • valentinajacome

      Monica querida, como assim? a marca dele? se for eh da Callebaut.

  • Valeria Tassari on Facebook

    Responder

    Tina, sempre deixando a gente com água na bocaaaa xoxo

    • valentinajacome

      Obrigada Lelinha.xx

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    Aninha, pelo que li é a mesma coisa. xx

  • Ana Cardia on Facebook

    Responder

    Valentina fiz um recheio parecido outro dia, eh uma delicia. Ahh, e acho q aqui esse chocolate malteser chama-se malt balls, se for… ai eu adoooooro!!! 🙂

  • Sylvia Helena on Facebook

    Responder

    Também adoro, aqui nao tem graças a Deus , mas qdo viajo sempre compro uns tres pacotinhos, sao uma delicia mesmo e um perigo..rsrsrs, Bjs

    • valentinajacome

      Sylvia, eh um pecado, não eh?

Leave a Comment