brioche e maçãs assados no forno

0 Comment

sobremesa de maçã, toffee e brioche-3Estive afastada por um tempo. Sem tempo. Tudo começou com o evento do Cake & Bake Show.  São 3 dias de cursos,  exposições, palestras…Tudo relacionado a ‘food’.  Baking, Cake decoration, Bread making, novos produtos no mercado, novos livros, assinatura de livros. Vários chefs fazem parte, e as ‘lições de sala de aula’ são excelentes.  Normalmente há uma receita que é preparada na frente do púbico, às vezes até duas. Os preparos das receitas são ilustrados com anedotas,  perguntas, dicas. Momentos sem preço.  Adoro histórias de ‘cozinha’, de ponta de fogão, e estes eventos são assim. Fui em uma sessão com o Eric Landlard em que de muitas risadas. Ele é muito engraçado, sempre com algo a dizer. Havia uma menina bem jovem na platéia que fazia perguntas, e se mostrava bem interessada. No final ela se aproximou da bancada e pediu para levar pedaço da massa que o Eric Landlard tinha preparado no evento. E eles explicavam para ela que não podiam lhe dar nada, pois estariam quebrando o código de ‘Health & Safety’ . Ela insistiu muito, mas o risco de levar um processo significou que ela só ouviu ‘Não, Não, Não.’. Agora só no ano que vem. E fico com ótimas lembranças, grande aprendizado, e mais pobre um tiquito, pois a gente acaba gastando mais do que se queria ou podia.

sobremesa de maçã, toffee e brioche-4Depois passei duas semanas ocupadas com o BFI London Film Festival.  Como trabalho em horário integral assisti os filmes do festival a noite, após o trabalho.  E nos fins de semana assisti filmes quase o tempo todo.  Com meus 20 poucos anos não restava muito mais energia para muita coisa. Fotografar nem pensar. E por isso lhes peço desculpa. Agora estamos aqui recebendo o outono com braços abertos. Mas continua-se com temperaturas bem amenos pro inverno. E a gente fica sem saber se tira o casaco do armário de vez ou não. Agora as cestas semanais já vem diferente, com um tom alaranjado. Muitas maças, umas mais doces, outras levemente mais acidas, as imensas maças Bramley, ótimas para ir ao forno. Estive conversando recentemente com uma amiga que se mudou para Belfast depois de 8 anos trabalhando em Londres e morri de inveja do que me contou sobre suas macieiras, incluindo as pequenina crab apples. E as maças são boas para doces, sucos, salgados. Um sonho dos amantes da boa mesa. Já tenho escolhido umas receitas e as pus na lista das favoritas. São receitas de forno, meio barra pesada para quem se encontra no meio de uma imensa onda de calor. Agora perfeita por aqui, na chegada do outono.

sobremesa de maçã, toffee e brioche-5Pra mim não há nada mais saboroso no outono/inverno do que um bom ‘bread & butter’ pudding. Eles são bons, podem ser baratos pois normalmente todo mundo tem pão velho no armário, leite, manteiga. E se pode acrescentar vários ingredientes. Muitos ou poucos. E tirar uma travessa deles do forno e servir quentinho é simplesmente divino. Me sinto abraçada, confortada. Este leva maçãs, e brioche. Tinha uns restos de brioche em casa, ficando assim, envelhecido.  Duas camadas de brioche, camadas de maça carameladas. As maçãs ficam bem saborosas, macias.

sobremesa de maçã, toffee e brioche-7

Ingredients:

Instructions:

*a baunilha é opcional

Pre-aqueça o forno – 120oc.

Faça o mis-en-place. Coloque os ovos, creme de leite fresco e leite em uma tigela e bata com um garfo ou fouet para que todos os ingredientes se encorparem. Por fim acrescente as sementes de baunilha  à mistura, e bata mais um pouco. Reserve.

Retire o centro da maçã e corte a maçā em anéis. Reserve. Derreta a manteiga e o açúcar em uma frigideira funda, mexendo até que os dois ingredientes derretam completamente e virem uma espécie de toffee. Acrescente as fatais de maça à panela e deixe cozinhar um pouco. Vire uma vez, até que fiquem macias. Desligue o fogo. Faça uma camada de maças no fundo da frigideira, por cima coloque uma camada de fatias de brioche. Depois repita com maças e brioches novamente. A camada do topo será de maçãs. Derrame a mistura com o creme por cima do refratário com as maçãs aos poucos. Deixe o brioche descansar um pouco para absorver um pouco do líquido. Depois ponha para assar por uns 40 minutos pelo menos. Vai depender do tamanho do teu refratário. Usei um forma de torta de    . E ficou um pouco pequena, então coloquei menos líquido, e deixei no forno por menos tempo.

0 Comments

Leave a Comment