bolo de maracujá com calda de flor de laranjeira

23 Comments

bolo de maracuja com agua de rosas-1Estou muito feliz pois parece que hoje vou realmente conseguir postar este bolo. Estou tentando postá-lo há mais de duas semanas. Primeiro  as fotos foram colocadas no blog, e sofri arrumando tempo para escrever a receita. Basicamente cansaço. Depois o desafio foi arrumar tempo para escrever o post. Mas eis que aqui estou. Este bolo é saboroso, e ficou com ótima textura. Amo maracujá – sei que estou sendo repetitiva. E já fiz muitos bolos desta maravilhosa fruta, inclusive uma receita da Sonia Novaes. No meu trabalho esta receita da Sonia é legendária. E esta receita que posto aqui foi de uma livro me dado por uma amiga. Queridíssima. E já tinha feito outras receitas dele sem saber.  Fica lindo com uma decoração de flores comestíveis – o bolo, não o livro. Usei as flores comestíveis uma vez, pequeninas, coloridas, mas não as tinha em casa quando fiz este último bolo. Tenho esta linda forma que parece uma montanha de casas de abelha. As casinhas parecem perfeitas para alojar a calda.   Foi feito para ser levado para um amigo com quem trabalho. Aniversário dele. No final enchi o bolo de calda excessivamente, e na hora de transferí-lo daqui pra lá, o fundo ficou precário. E nem pude levar para o trabalho. Daqui pra frente só encharcarei minhas fatias. Aprendi. Ainda bem que o bolo era surpresa, então não decepcionei meu amigo. Imagina esperar por algo que não chega.  Bem no dia do aniversário.

bolo de maracuja com agua de rosas-5

bolo de maracuja com agua de rosas-2Quando faço bolo para levar para o trabalho fico pensando em como vou servi-lo. Uma vez até sai para comprar o sorvete que deveria acompanhar o bolo. Levo pratinho, talheres e guardanapo. Agora tenho até um porta bolos que fica no trabalho.  Para mim tudo faz parte da experiência.Há todo um ritual. Não que seja necessário ou que faça nada chique. Mas  gosto do ritual pois o utilizo para que o momento de degustar aquele bolo  seja algo prazeroso e que fique na memória.  E me ocupo prazerosamente desta experiência. Tudo começa com a escolha da forma na qual farei o bolo. A escolha assinala a minha intenção ao preparar a receita.

bolo de maracuja com agua de rosas-3As vezes fico lembrando de experiências que tive na vida. Como as duas bolachas Maria que comprávamos na ‘bodega’ perto da casa da minha avó quando estava de férias. Vinham em papel de embrulho, que é uma coisa simples. Mas até hoje associo aquele papel com aquela experiências, e um momento de imenso prazer no café da manhã.  Para mim aquele era um pequeno ritual, que transformava o meu café da manhã. Quais são os seus pequenos rituais?

bolo de maracuja com agua de rosas-6

 

Do lindo livro Indulgent Cakes.

Ingredients:

Para o bolo:

calda de maracujá e água de flor de laranjeira

Instructions:

Para o bolo:

Pre-aqueça o forno – 180oC.  Unte uma forma tipo bundt e reserve. Eu como sempre uso a minha técnica que garante que o bolo vai ser da forma facilmente.

Separe todos os ingredientes – a maravilha do ‘mis en place’. Coloque a manteiga e açúcar em uma tigela e bata por uns 6 minutos. A mistura vai ficar bem clara e como fofa.  A estrutura do seu bolo se forma aqui, então  não corte caminho. Acrescente os ovos um de cada vez, batendo bem entre cada adição.  Depois desligue a batedeira e alterne os ingredientes secos com o iogurte. Deve dar umas 3 levas de cada. Misture delicadamente entre cada adição. Por fim coloque o suco de maracujá e usando delicadeza misture para que ele se incorpore à massa. Transfira a massa para a forma pre-untada e leve ao forno por uns 40 min. Faça o teste do palito antes de usar. Caso não passe no teste leve ao forno por mais um tempinho.

Para a calda:

Coloque o saquinho de chá de hortelã  em uma panelinha, e derrame a água fervida por cima. Faça uma infusão de 5 minutos. Após este tempo retire o saquinho de chá e acrescente o açúcar e a polpa de maracujá.  Leve ao fogo e mexa até que o açúcar se dissolva. Depois baixe o fogo e deixe reduzir a calda. Por fim retire do fogo e acrescente a água de flor de laranjeira. Misture e deixe esfriar.

Para servir:

Quando o bolo ficar pronto, retire do forno e transfira para uma grelha ainda na forma. Deixe esfriar um pouco – uns 10 minutos, e desenforme. Derrame a calda de maracujá por cima do bolo. Para um bolo quente a calda deve estar fria. Ou caso você deixe para fazer a calda depois que o bolo estiver pronto, o bolo deve ficar completamente frio antes que a calda quente seja derramada sobre ele. Uma outra alternativa é servir a calda juntamente com o bolo, e deixando as pessoas se servirem a gosto.

23 Comments
  • Josefa

    Responder

    Agora só amanhã! 🙂 Já estou com tudo separado. Vou usar o iogurte então, mas quanto a flor de laranjeira… Não vou usar nada, rss… Depois te conto.

    Bjs e obrigada pela atenção.

  • Josefa

    Responder

    Me preparando pra fazer o bolo e me deparei com 2 duvidas. Você falar no preparo da receita YOGURTE; mas eu acho que quis dizer o buttermilk. Pode substituir o buttermilk por iogurte? Eu já estava conformada em fazer o butter milk que aprendi na internet pois aqui não encontrei para comprar ( 1 xícara de leite , para 4 colheres de café de vinagre ou suco de laranja). Tb não achei a água de flor de laranjeira, vou preparar com baunilha. Espero que leia logo, pois estou com tudo separado, rsss Beijinhos

    • valentinajacome

      Josefa querida, quando nao tenho buttermilk em casa utilizo iogurte natural normal. nada mais do que isso. Não acho que a baunilha vai se combinar bem com a menta para a calda. A flor de laranjeira combina perfeitamente. Se vc fizer com a baunilha me diga, ta? Espero que voce leia. vou mandar para o teu email também.

  • Marcia

    Responder

    Que especial esta forma…deu muito mais vida à receita que já é maravilhosa.
    Valentina, grande beijo!

  • Letícia

    Responder

    Oi, Tina, fiquei encantada com este bolo (achei que tivesse comentado antes, mas minha cabeça anda uma vergonha – eu provavelmente só comentei mentalmente e nunca cheguei a escrever). Ando numa onda de maracujá e toda receita que leva a fruta tem tido um apelo especial para mim.

    Gostei da dica de colocar a forma untada na geladeira. É um bom pretexto para colocar em uso as formas trabalhadas que ganhei em meu aniversário 😉

    Beijos, querida.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, como você adoro maracujá e um bolo delicioso que adoro é um de amêndoa e maracujá da Tamasin Day-Lewis, é um loaf bem molhadinho, bem gostoso mesmo.
    Adorei essa sua versão com essa calda diferente. Linda a forma que vc usou.

    • valentinajacome

      Pat, este bolo da Tamasin eé divino realmente. Vc foi quem me fez faze-lo a primeira vez. bjocas. Ah, a forma comprei la em Guildford.

  • isabel

    Responder

    Olá, Valentina! Maravilhoso o seu bolo!!
    Gostaria de saber qual o método que vc usa para o bolo sair facilmente da forma.
    Obrigado!!

    • valentinajacome

      Oi Isabel, eu derreto manteiga, pincelo minha forma com a manteiga derretida e esfriada, e levo a forma à geladeira. Faço isso antes de todo o mais. Depois disso parto para preaquecer o forno, separar os ingredientes e preparar a massa. Só tiro a forma da geladeira na hora de colocar a massa nela, e depois vai direto ao forno. Sempre funcionou super bem comigo.

  • Josefa Navas Fernández Faria on Facebook

    Responder

    Nossa, parece uma delicia. Vou fazer Val. Beijocas

    • valentinajacome

      Oi Josefa, acho que o charme deste bolo é esta calda.

  • Cucchiaio pieno

    Responder

    Amiga, escrevi um comentário, mas não sei se entrou! Ainda bem que aprendi a copiar os comentários que escrevo, pois isso me acontece sempre.
    Colo-o abaixo 🙂
    Bom dia querida!
    Tudo bem com você?
    Desculpe-me a ausência, mas faz mais de 1 mês que estou com pedreiros em casa e estou quase ficando doida!
    Uau, encantei-me, primeiramente, pelo formato incrível desse bolo! Realmente as casinhas parecem perfeitas para alojar a calda – nham, nham…
    Eu também amo maracujá e penso que o teu colega de trabalho ficaria ainda mais decepcionado se visse essas fotos maravilhosas que me fizeram salivar – hehehehe!
    Ter uma colega de trabalho tão primorosa como você, deve ser um grande privilégio.
    Amiga, você disse nos ingredientes que a calda é de maracujá e água de rosas e não de água de flor de laranjeira.
    Tina, na minha adolescência eu tinha um ritual! Uma vez por semana eu fazia as compras da feira para minha mãe e após as compras eu ia numa padaria perto da minha casa e comia um sonho! Era tudo de bom – saudades…
    Te desejo uma linda semana.
    Mil bjos
    Léia

    • valentinajacome

      Querida, concertei a receita. Obrigada pelo toque.Te mandei um email também. Olha, espero que as obras não durem muito mais. Obras em casa são um transtorno. Boa sorte. Beijocas.

  • Aninha

    Responder

    Querida Valentina!
    Sempre passo para ver as maravilhas que você posta e hoje consegui escrever esse recadinho. Eu pretendo fazer esse bolo em breve porque eu também amo maracujá. E flor de laranjeira é delicioso além de perfumar o bolo. hummm!
    Beijos com saudades!

    • valentinajacome

      Aninha, como falei para a Josefa, o grande diferencial deste bolo é esta calda.

  • Marcia Elena

    Responder

    Olá Valentina !
    Espero que esteja bem, feliz e com saúde.
    O Bolo tem uma cara muito boa e a forma é maravilhosa ( de onde é essa forma, achei incrível !).
    Tenho muitos rituais que trazem boas lembranças. Minha família era muito humilde e nós adorávamos frutas ( algumas como pêssego, morangos, ou seja as mais caras) nunca apareciam, nas raras vezes era uma fruta para cada um, e eu pegava e cortava em quadradinhos guardava num potinho e ia comendo como se fossem balas, durava as vezes 02 dias(já a fruta toda escurecida) mas para mim, deliciosa!
    Um beijão, Boa semana,
    Márcia Elena/ Ateliebomgosto

    • valentinajacome

      Marcia querida, esta forma é de uma lojinha la na minha cidade. Mas acho que estada na internet também. Aww, achei tao legal o teu ritual. Estas memórias são encantadoras.

  • Adriana Paleari on Facebook

    Responder

    Parece ser delicioso.

    • valentinajacome

      Para quem gosta de maracujá é muito bom. espero que vc esteja bem.

  • Verena Buschinelli on Facebook

    Responder

    Uau….amo demais! E essa forma?????

    • valentinajacome

      Ve, é fofa, nao e? Quando vi na lojinha local não pude resistir.

  • Karina Beltrán on Facebook

    Responder

    Mmmm, it looks delicious!

    • valentinajacome

      KArita, thank you darling. I hope I can bake it for you one day.xx

Leave a Comment