Bolo de Gengibre e gostinho de Natal

6 Comments

 Como estarei de férias no Natal estou preparando todas a minhas delícias natalinas para os amigos e vizinhos. . Vocês já viram os shortbreads de chocolate. Gosto muito também deste bolo fofinho com gengibre e especiarias. Cheiro e gosto de natal. E estou pouco a pouco fazendo as delícias da minha lista de natal. E vou dividir algumas com vocês. Cabe a nós passar a perna nesta época que pode ser tão comercial, e dar um toque pessoal.


Parece que ao chegar a época no Natal todo mundo já fica meio de olho nos comestíveis com sabores e motivos natalinos. Eu reclamo quando em outubro já encontro decorações natalinas nas lojas. Mas confesso a minha hipocrisia quando ao me deparar com mince pies eu me calo imediatamente. Chega outubro já temos muitos bolos confeccionados com o uso de especiarias. Especialmente gengibre. E a variedade de receitas só aumenta com a proximidade do Natal.


Bom, ao preparar a minha lista eu já coloquei um bolinho com gengibre no começo da lista. Não sei bem porque,mas gengibre e baking goods costumam sempre andar lado a lado. E esta receita foi a primeira do ramo dos bolos por que além do gengibre traz cravo, noz moscada e açúcar mascavo.


Na receita original este bolo é feito em uma forma grande, e não em forminhas tipo de muffin. Tenho estas forminhas em formato de árvore de natal, e são seis por formas.Fiz 10 com a massa. É importante – muito importante, realçar que esta massa cresce estupidamente, então não se pode colocar mais do que 1/2 medida. Está massa é generosa.


Estes bolinhos duram bem em uma vasilha bem vedadinha. Deixei alguns dos meus em uma latinha por uns 4 dias e estavam ainda mais deliciosos no final da semana.É como se guardar os bolinhos tivesse contribuído enormemente para apurar os sabores. Fantástico.

Esta receita tem cara de festa de fim de ano, cheia de especiarias e gengibre em duas formas. Um sonho. Receita de Alastair Handy

Ingredients:

Instructions:

* caso você näo ache gengibre em calda use o cristalizado
** no Brasil näo a Golden Syrup; já me disseram que o Karo é o mais próximo que se encontra
Preparo:

Pre-aqueça o forno – 180oC.  Unte uma forma de muffin de 12 buracos e reserve.

Em uma panelinha coloque o açúcar, a manteiga e o golden syrup e leve ao fogo baixo para derreter a manteiga. Mexa atê que a  manteiga esteja completamente derretida. Em outra tigela peneire a farinha de trigo,  fermento,  bicarbonato, gengibre, noz moscada, cravo e sal. Acrescente o gengibre em calda  picadinho e misture. Assim que a mistura da manteiga esfriar coloque o ovo levemente batido, seguido do iogurte. Misture bem e jogue dentro da tigela com a farinha de trigo. Misture tudo e divida a massa pelas forminhas. Lembre-se que esta mistura cresce muito então preencha somente 1/2 da forminha. Caso contrário você vai ficar com umas monstruosidades. A princípio preenchi 3/4 das forminhas e elas ficaram imensas. Asse por uns 25/30 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Deixe esfriar bem antes de tirar da forma. Uma vez em que os bolinhos estejam completamente frios decore a gosto. Fiz só uma calda cítrica como sugerida na receita original e coloquei bolinhas nas minhas árvores.

6 Comments
  • Fer Guimaraes Rosa

    Responder

    querida Valentina, que delcia, agora voltei a poder ler seu blog pelo feed reader, muito mais facil e pratico, obrigada! suas receitas natlinas estao simplesmente o fino da bossa! espero que seu natal tenha sido maravilhoso e te desejo um 2013 repleto de coisas boas! um bejo

  • Bel

    Responder

    Adoro gengibre! Vivo procurando boas receitas com ele. Ah, vou testar, sim, parecem deliciosos!!
    E as fotos, então, que lugares encantadores!
    Bjs.

  • gina

    Responder

    Querida Valentina.

    Estou encantada duplamente. Estas arvores de natal, estão um delirio de lindas, muito meigas e fofas, muito boas para substituir um pouco o gingerbread que eu adoro também.
    E que linda a primeira foto, que lugar encantador, parece saida de um conto de natal no campo.
    Amei este post por inteiro, e também o anterior com as delicias dos shortbreads.
    Para falar a verdade gosto de todos os que vc. faz.
    Boa semana e beijinhos da Gina

  • Diogo Marques

    Responder

    Que lindos e fofos que ficaram!! 😀

    Eu adoro gengibre e associo logo ao natal 🙂

  • valentinajacome

    Responder

    Querida, gosto tanto de mince pies.Faça sim.Já comecei a provar todas as que estão aparecendo.A cintura da calça começa a ficar cada vez mais apertada. Aguardo as novidades das tuas mince pies. Este cantinho é em uns dos Gardens da Royal Horticultural Society. Um aqui perto de casa. Bem simpático.

  • Suzana

    Responder

    Valentina querida,

    Você está em super Christmas mode! Adoro, adoro gengibre. Muito bonitinhas estas suas árvores e uma sugestão muito simpática para as lembranças do Natal. Ainda não decidi o que fazer para oferecer, vc está anos luz à minha frente. Tenho mesmo de começar a entrar no espírito. Este ano o Pedro quer fazer mince pies… Vamos ver como nos saímos! Não como há anos e replicar o recheio vai ser uma aventura. Depois conto como correu. 😉

    Beijo enorme e saudoso, amiga.

    PS – Linda a parede de folhas vermelhas e o banco. Que maravilha.

Leave a Comment