bolo de chocolate da mary berry

7 Comments

bolo de chocolate mais um-5Cheguei em casa outro dia com uns morangos e buttermilk para fazer um bolo para um colega que vai de mudança para NY. Sou sempre ambiciosa ao planejar o que fazer após a chegada do trabalho e considerando que chego depois das 830 nāo é surpresa que nem sempre consigo fazer tudo na lista.

Neste outro dia ao qual me refiro nāo foi diferente. Quando finalmente fiquei pronta para o bolo já era tarde, e o bolo de morango que eu queria fazer levava uma hora no forno. Optei entāo por algo mais rápido, e resolvi por este bolo de chocolate. Sei lá eu quantas receitas tenho de chocolate – todo mundo tem pelo menos duas acredito, mas lancei māo desta que vi sendo preparada na tv no princípio da semana. Preparo rápido (chocolate é raramente uma escolha que desagrada). E apesar de procurar algo rápido e prático, queria também que fosse algo saboroso. O colega que pediu um bolo de despedida sempre foi um grande entusiasmado com os meus bolos, e seu pedido me lisonjeou.

bolo de chocolate mais um-3Recomendo a receita, e pode ser feita com chocolate ao leite ou semi amargo. Em bolos sempre favoreço chocolate semi amargo a menos que a receita peça outro tipo. Gosto pessoal. E achei que neste caso ficou muito bem, a cobertura tambèm ficou ótima, com uma consistência excelente para espalhar sem que escorrer pela lateral pois nesta ocasiāo queria algo bem mais firme. Fiz uns trequinhos por cima para decorar, mas à meia noite e cansada os resultados nāo foram muito artísticos. Apesar da falta de qualidades no campo das artes em geral meu desempenho costuma ser mais razoavel.

Jà anotei esta receita no caderninho que tenho para as minhas receitas coringas. Um caderno lindo, feito a māo, presente da Miki. Recoberto com uma chita linda, estampada em cor predominante verde. Amo artigos de papelaria em geral, e algo assim feito por alguém conhecido e com muita destreza e charme me deixa  dengosa. Você tem um caderninho aonde põe suas receitas coringa e que fica a māo?

bolo de chocolate mais um-1

Falar de papelaria me fez lembrar da minha amiga Fátima, dos tempos de escola primária em Belém. A Fátima tinha uma cadernos lindos, enfeitados com decalques de rosas e afins. Daqueles decalques que se tinha que molhar levemente na água para remover o decalque. Enfeitava os meus também. Para mim aquilo era acoisa mais artística do mundo. E fazer um bolo para alguém constitui para mim algo semelhante ao culto aos lindos decalques. Um hábito que me faz feliz, me dá sensaçāo de ter feito algo belo e prazeroso.

Desejo a vocês um lindo fim de semana. Estou na expectativa dos 17 graus que fará no domingo, e quero ficar ao ar livre o máximo que puder. 

bolo de chocolate mais um-2

Acho que não preciso repetir a autoria da receita pois já está no título.  Se você for usar chocolate ao leite  compre um de boa qualidade e específico para baking. Não use das  barras que você compra para comer. Isto não é só para este bolo. Deve ser um princípio generalizado.

Ingredients:

Para o bolo

Para a cobertura

Instructions:

Preparo do bolo:

Separe todos os ingredientes colocando a farinha e fermento em uma tigela.

Pre-aqueça o forno – 180oC. Pegue uma assadeira de 20x30cm, unte e forre o fundo dela. Reserve.

Pegue o cacao em pó e coloque em uma vasilha. Jogue a água fervida por cima e bata bem até ficar com uma como que pasta uniforme. Fica bonita de brilhante. Acrescente a manteiga e bata bem até que ela se incorpore com o chocolate. Depois acrescente os ovos, o açúcar, o leite e a mistura da farinha de trigo. Bata tudo até ficar com uma massa uniforme, sem caroços. A massa é meio líquida, não se assustem. Transfira a mistura para a assadeira e asse por un 30-35 minutos. Faça o teste do palito aos 30 e se necessário deixe por mais uns 5.  Retire do forno e deixe esfriar por uns 10 minutos na assadeira. Enquanto isso esquente a geleia de damasco e a espalhe sobre o bolo – usando um pincel. Transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.

Quando o bolo estiver completamente frio prepare o ganache:

Coloque  creme de leite em uma vasilha e leve para aquecer. Quando o creme de leite estiver quente e começar a despegar na lateral, retire do fogo e derrame por cima do chocolate dando uma virada na vasilha do chocolate de um lado para o outro  para se assegura de que o chocolate picado/ralado foi todo coberto. Pegue uma espátula e misture tudo bem – o chocolate deve ficar completamente derretido e cremoso. Espalhe a ganache por cima do bolo – vai ser o suficiente para cobrir a parte de cima sem derramar pelas laterais.

Depois derreta o chocolate branco em banho maria e use-o para fazer decorações sobre o bolo. Ou não caso so goste dele simples.

 

7 Comments
  • Maria Angela stras

    Responder

    Fiz o bolo, só que diminui o açúcar e ficou mt bom!!!!!
    Algo está errado 275g de açúcar e muito doce !!!!!!!

  • Cucchiao pieno

    Responder

    Bom dia querida!
    Também tenho algumas receitas de chocolate para testar e acho que essa tua receita vai aumentar a minha listinha!!!!
    Por aqui a temperatura começou a subir e a minha alegria sobe junto:-)
    Bjo grande e tenha um lindo dia.
    Léia

    • valentinajacome

      Estas nossas listas sao interminaveis, não amiga?

  • Suzi (Vulgo, Emilie)

    Responder

    Tenho certa inveja de quem sabe cozinhar. Principalmente bolos. Adoro os de chocolate. Um dia (se minha vida se aprumar) darei um jeito de aprender a cozinhar u__u

    • valentinajacome

      Suzi, voce se surpreenderá com como é simples.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, receita da Mary Berry preparada por você não tem erro, só pode ficar maravilhosa. Que delícia esse bolo, ficou linda a decoração!

    • valentinajacome

      Pat, voce nao viu o bolo inteiro. Minhas linhas ficaram meio tortas in places. risos. Tem um show novo da Mary – so dela. Teve Afternoon Tea, e depois Posh Dinner parties. Or something like that. Na BBC2.Fica de olho no Netflix

Leave a Comment