Bolo de Chocolate da Helen Goh

4 Comments

Quando escolhi fazer esta receita fui dar uma olhada para ver se havia algum  vídeo da Helen Goh falando sobre este bolo. Não estava atrás de como fazê-la pois a execução não poderia ser mais simples, mas havia lido rapidamente na introdução da receita que quando a Helen Goh tinha seu Café /’bakery’ em Melbourne, um jornalista que visitou o lugar acabou  publicando um artigo em um jornal local  dizendo que este era o melhor bolo de chocolate do mundo.

Nesta busca acabei me deparando com uma ótima entrevista em formato de vídeo feita quando Helen e Yotam estavam nos Estados Unidos fazendo promoção do livro Sweet aonde esta receita se encontra.  Dentre as várias coisas sobre a qual conversam está a históira de como Helen começou a fazer bolos, e o pequeno Café que ela tinha em Melbourne. E a verdade é que a publicação do artigo que disse que ela fazia o melhor bolo de chocolate do mundo pôs muita pressão na Helen que na época não tinha formação formal de patisserie , e trabalhava como uma louca para manter o estabelecimento estocado. E se não e engano ela vendeu o estabelecimento pouco depois. A receita do bolo ficou nos seus arquivos, e a trouxe com ela quando veio para Londres. O bolo passou a ser  vendido nas lojas do Ottolenghi como ‘o bolo de levar para casa’, e não como ‘o melhor bolo de chocolate’.

Fui levada à  receita simplesmente por querer uma receita de bolo de chocolate. Uma que fosse diferente das que tenho e já havia feito. E olha que tenhos  muitas, pois quem não tem pelo menos 2 receitas de bolo de chocolate pelo menos?  Fui um prazer total conseguir uma receita em que se coloca todos os ingredientes em uma vasilha só. O bolo em si é de preparo bem  rápido, e o fiz só até a parte da ganache pois como o preparei só pra mim não achei necessário fazer o creme de mascarpone. E na verdade fiz metade da receita também  pois não precisaria de um bolo inteiro. Você pode usar a receita de ganache que prefirir, mas  fiquei com a do livro porque o modo de preparo era diferente, e fiquei curiosa. Caso vc queria fazê-la também, saiba que pode fazer tudo a mão , sem precisar do processador. Como muitas das receitas do livro está é flexivel, e o bolo pode ser servido somente salpicado de cacao em pó – a ganache não é obrigatória.

Bolo de Chocolate da Helen Gol
 
Prep time
Cook time
Total time
 
Author:
Serves: 12
Ingredientes
Bolo
  • forma de 23 cm ou formas de muffin (umas 10), ou forma de muffins grandes (uns 8)
  • manteiga sem sal - 250g, , cortada em pedaços de 2 cm e amaciada
  • chocolate amargo - 200g, 70% cacao, em pedaços de 2 cm
  • café solúvel - 1½ colher de chá, dissolvido em 350ml de água fervida
  • açúcar cristal - 250g
  • ovo - 1, grande levemente batido
  • extrato de baunilha - 2 colheres de chá
  • farinha de trigo com fermento - 240g
  • cacao em pó - 30g
  • sal - ¼ colher de chá
Ganache
  • chocolate amargo - 70% cacao, 200g quebrado em pedaços de 2 cm
  • creme de leite fresco - 200ml
  • mel (ou golden syrup) - 1 colher de sopa
  • manteiga sem sal - 15g, amaciada
Opcional creme de mascarpone, canela e café expresso em pó
  • creme de leite fresco - 375ml
  • mascarpone - 190g
  • bago de baunilha - raspe as sementes
  • pó de café expresso - 2½ colheres chá
  • canela em pó - ¾ colher chá
  • açúcar de confeiteiro - 2½ colher sopa , peneirado
Instruções
Bolo
  1. Unte a forma e polvilhe com farinha. Reserve.
  2. Ligue o forno -170oC.
  3. Coloque a manteiga, chocolate e café quente em uma tigela, e misture até tudo a mangeiga e chocolate se derreterem, e ficar um liquido uniforme. Acrescente o açúcar e mexa até que ele se dissolva. Em seguida acrescente o ovo e o extrato de baunilha, e misture tudo.
  4. Em uma outra vasilha peneire a farinha, o cacao e o sall.Depois transfira tudo para a vasilha com a mistura de chocolate. Misture com uma espátula até tudo ficar uniforme e líquido, mas se preocupe pois esta é a textura certa.
  5. Transfira a mistura para a forma reservada, lembrado-se de enche-la somente até ¾. Leve a forma ao forno e asse por uns 55 minutos. Caso use formas pequenas o tempo no forno vai diminuir muito. Usei forma de muffins grandes, e tudo assou em uns 20 minutos. Teste com um palito antes de retirar do forno. Quanto ficar pronto retire do forno e deixe esfriar na forma por uns 20 minutos. Caso o seu bolo tenha rachado em cima, não se alarme pois é normal.
  6. Enquanto o bolo estiver esfriando prepare a ganache.
Ganache
  1. Coloque os pedaços de chocolate em um processador e processe para ficar em pedaços menores.
  2. Em uma panelinha coloque o leite e o mel/golden syrup, mexa e deixe no fogo baixo até começar a ferver. Quando as bolinhas começarem a aparecer rettire do fogo, ligue o processador novamente, e vá derramando o leite aos poucos até o chocolate ficar derretido. Jogue a manteiga e processe mais um pouco até a ganache ficar macia e brilhante.
  3. Quando o bolo estiver frio, espalhe a ganache por cima do bolo.
Creme de mascarpone
  1. Caso vc escolha fazer o creme de mascarpone, é só colocar todos os ingredientes em uma tigela de batedeira, e bater por 1 a 2 minutos usando o balão ou fouet, até que picos macios se formem. Sirva com o bolo.

 

4 Comments
  • Sabrina

    Responder

    (…com muito tempo de atraso) Realmente eu fui começar a notar minhas ganaches mais brilhosas quando passei a adicionar manteiga; que vai nessa com método diferente também. Acho que vou ter que fazer as duas pra comparar… (que sacrifício…rs)

    • valentinajacome

      O uso de mel mudou as muitas. Vou adorer saber do resultado do teu sacrificio.ha ha

  • Sabrina

    Responder

    Oi, achei muito interessante o preparo da ganache!
    Você notou muita diferença na textura dela pronta, comparando com quando é misturado a mão?

    • valentinajacome

      Oi Sabrina, te confesso que não. Achei mais brilhosa, mas pode não ter haver com o método necessariamente.

Leave a Comment

Rate this recipe: