bolo de chocolate branco com curd de maracujá

6 Comments

bolo de chocolate branco e recheio de maracuja-1Ando com energia para fazer bolos celebratórios. Bolos para irem para uma mesa que ficará no centro de uma reunião de amigos, um bolo que faça os convidados se sentirem especiais, que faça com que pensem que você preparou tudo com carinho. Com pouquíssimas exceções, só abro as portas para pessoas pelas quais tenho carinho. Ou que sejam muito queridas de pessoas amigas. E talvez por criação – mamãe sempre recebeu muito e recebeu bem,  faço questão de que se sintam especiais.

Este bolo é todo branco, como uma tela limpa, zerada. Pode ser decorado bem simplesmente. Mantendo-o imaculado. Desta vez o coroei somente com  cravos cristalizados.  Tinha dois lindos cravos na espera de um bolo que merecesse ser decorado com estas delicadas flores.

bolo de chocolate branco e recheio de maracuja-3Ano passado fui ao Cake & Bake show que se realiza em Londres e Manchester, e lá conheci as lindas flores cristalizadas da Meadowsweet Flowers. É uma empresa caseira de Devon, e eles plantam todas as flores que cristalizam. Tudo é feito sem agrotóxicos, bem natural. Neste fim de semana agora vou ao Cake & Bake show deste ano e estou louca para ver o que eles trarão para o estande deles. As flores são de uma delicadeza imensa. Um trabalho realmente artesanal. Eu raramente cristalizo flores pros meus bolos. Muito porque não é fácil achar flores que não tenham tido algum tipo de químico borrifado nelas. E descobrir esta empresa foi fantástico. Além do que tem uma linda variedade de flores do campo também. Não é pra menos que forneçam para pessoas de nome do ramo. Você cristaliza flores com regularidade?

bolo de chocolate branco e recheio de maracuja-6O bolo leva chocolate branco na massa. Para quem não sabe, não se usa o chocolate que se compra na banca de revista para se comer assistindo à novela das seis.  O chocolate branco tem pelo menos 2o% de manteiga de cacao e 14% de sólidos do leite. Os puristas dizem que chocolate branco não é chocolate, pois não contêm massa de cacao.  Li no livro da Simone Izumi que o chocolate branco de boa qualidade  tem uma aparência amarelada, o que indica a presença  da manteiga de cacau. É destes que você deve usar.

O recheio dos bolos é maracujá. Na receita original é geléia de maracujá, mas usei curd de maracujá. O azedinho do maracujá vai bem com o chocolate branco. Seja generosa ao espalhar o recheio.  A cobertura também leva chocolate branco. É bolo festivo.

bolo de chocolate branco e recheio de maracuja-8

Gostaria de falar sobre a cobertura de chocolate branco.  1) Dobrei a quantidade dos ingredientes, pois achei que as medidas dadas não seriam suficientes para cobrir o bolo inteiro. E foi praticamente todo usado; 2) Acabei acrescentando mais 45g de chocolate branco à mistura, pois a consistência que atingi não era como a descrita – dizia: consistência de manteiga amolecida. Estava mais para manteiga derretida. E acho que isto foi porque nao tinha um bom chocolate. Quando resolvi fazer este bolo não tinha chocolate branco em casa.  E o comércio não estava mais aberto. Acabei comprando um chocolate branco meia boca. Recomendo que você use a quantidade indicada, mas caso a sua mistura também fique molenga, derreta um pouco mais sobre uma panela com agua.

Inspirada pela Peggy Porschen que faz bolos celebratórios como ninguém.

Ingredients:

Para o bolo

Para a cobertura de chocolate branco

Para o recheio

Formas

Instructions:

* whipping cream é um creme que se usa para fazer chantily. Ele tem um teor de gordura de aproximadamente 35%.  Acho que no Brasil vocês usariam creme de leite fresco.

Unte e forre as 3 formas e reserve até a hora de usar.

Pre-aqueça o forno – 160oC.

Preparo do bolo:

1. Faça o seu mis en place. Coloque a farinha de trigo, fermento e sal em uma vasilha e dê uma mexida com um fouet. Ou passe pela peneira. Reserve.

2. Coloque o chocolate branco, leite, açúcar mascavo e 85g do açúcar refinado em uma panela meio fundinha. Usei das de leite.  Leve ao fogo  e deixe chegar no ponto de fervura, mexendo sempre com uma espátula. Não deixe a mistura ferver. Quando o chocolate branco estiver todo derretido retire a mistura do fogo.

3. Coloque a manteiga e resto do açúcar refinado em uma vasilha e bata bem até ficar com uma mistura bem clara e cremosa. Ao atingir o ponto desejado, comece a acrescentar o ovo batido aos pouquinhos, mas sempre em velocidade alta. Quando a mistura estiver bem incorporada é hora de acrescentar a mistura da farinha de trigo.

4. Baixe a velocidade da batedeira ou do seu braço e acrescente a mistura da farinha em duas levas, até que a mistura fique levemente incorporada.

5. Agora vá acrescentando aos poucos – derramando em um fio constante,  a mistura lïquida do chocolate. Faça isso devagar e em velocidade média. O resultado final será uma mistura bem líquida.

6. Rapidamente divida a massa pelas três formas previamente preparada. Para se assegurar de ter quantias iguais em cada forma, e para ficar com camadas iguais no seu bolo, pese a quantidade de mistura em cada uma delas. Deu mais de 270g em cada. Primerio coloquei 240 em cada e depois fui enchendo igualmente. Leve as formas ao forno, e asse por algo entre 25/30 minutos. Na hora de testar coloque o palito bem no centro pois normalmente é a última parte a assar. Deixe no forno por mais um pouquinho se necessário. Mas não por muito tempo pois o bolo ainda continua assando mesmo depois de o tirarmos do forno – lembre-se disso.

7. Ponha as formas para esfriar por uns 10 minutos em uma grelha. Depois deste tempo desenforme os bolos cuidadosamente e deixe na grelha até esfriar completamente.

Para a cobertura de chocolate:

1. Faça o mis en place. Coloque o creme em uma panelinha e deixe chegar no ponto de fervura , e derrame o creme por cima do chocolate picado. Mexa com uma espátula até que o chocolate se derreta completamente.  Reserve.

2. Coloque a manteiga e o açúcar de confeiteiro peneirado em uma tigela e bata bem até que a mistura fique  bem clara e fofa. Quando atingir o ponto vá acrescentando o chocolate derretido com um colher, colherada por colherada. Uma vez que as duas misturas estiverem combinadas, pare de bater.

Para montar o bolo:

1. Coloque uma banda do bolo em uma base firme – revista a base com papel manteiga. Espalhe o curd de maracujá(ou geléia) sobre esta base. Coloque a outra banda por cima e repita o processo de espalhar o curd. Por fim coloque a última base.

2. Espalhe a cobertura de chocolate branco pelo bolo, tomando cuidado para revestir todo o bolo. Deixe na geladeira um pouquinho só para firmar a cobertura. Decore como quiser. Sirva a temperatura ambiente.

Espero que goste.

 

 

6 Comments
  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, adoro chocolate branco com cítricos e sabores azedos, acho a combinação perfeita! Seu bolo ficou lindo, que fotos!

  • Eliana Montini on Facebook

    Responder

    Vou fazer no final de semana .

  • Lylia

    Responder

    Querida Valentina,
    Que delicadeza esse bolo! Lindo, lindo e, delicioso! O curd de maracujá foi uma deliciosa descoberta que fiz na sua casa e , desde aí não deixo mais de tê-lo na geladeira.
    Eu também, cono você, só abro minha casa para as pessoas que estão no meu coração, como você.E fico feliz de ter sido recebida com tanto carinho na sua.
    Bj,
    Lylia

  • Leticia Ono on Facebook

    Responder

    Um bolo lindo, com uma combinação de sabores muito feliz 🙂

  • Renata

    Responder

    Amiga, você está podendo com todos esses bolos lindos que anda postando! Esse especialmente parece delicioso, receita anotada!

    E tuas fotos estão me dando saudades mil desses lugares lindos!

    Beijoca!

  • Ana Paula Do Nascimento on Facebook

    Responder

    Ficou lindo! Eu nem sabia que se cristalizavam flores….legal.

Leave a Comment