Abóbora de pescoço e cebolas assadas com freekeh/lentilhas

2 Comments

Espero  que você não esteja assustando com tanta postagem. Não virei uma máquina de postagem, mas calhou que neste fim de semana talvez não tenha tempo de postar então resolvi adiantar para fazer pelo menos 3 postagens  esta semana.

E outra salada, pois é. E outra salada com muito laranja também , um pouco como a anterior.  Foi pura coincidência pois o laranja não é necessariamente a minha cor favorita. E nem foi escolhida como a cor da palheta da semana.

Desde o último mês de 2018 tenho sido religiosa com o meu almoço, e preparo para   levar pro trabalho, e  minha preferência é não ter que levar muitas vasilhas com comida pois odeio parecer uma sacoleira. Sendo assim,  a saladinha de hoje é show pois pode ser consumida como refeição principal. Então é somente uma vasilha.

Não sei você mas adoro legumes assados pois o sabor do legume fica muito mais acentuado. No caso de cebola elas se transformam em  Deusas e ficam adocicadas, absolutamente espetaculares.  Apesar de gostar muito da cebola branca sendo consumida assim, a roxa é sem dúvida a ideal,  e neste prato só pode ser ela.  Eu assei batata doce (da variedade laranja), pois as tinha em casa, e não quis ir comprar abóbora só pra fazer a salada.  Caso use a abóbora, limpe a casa mas assei com casca e tudo. Já no quesito dos grãos, para mim não a nada como  a lentilha, mas não tinha em casa e escolhi usar o freekeh. Porém embora seja um bom substituto, a lentilha fica bem mais saborosa na minha humilde opinião. E as ervas vem arrasar, colocar a roupa do desfile.

Há uns anos atrás fiz um workshop de culinária, e a chefe usava um montão de ervas. A princípio eu arregalava os olhos, mas depois descobri que eu não sabia usar ervas e sempre colocava uma quantia mínima o que resultava em um sabor mixuruca das ervas.  A transformação que elas causam só acontece quando as usamos generosamente. Não seja tímida(o). Viva perigosamente e se entregue às ervas.

E para fechar, pois você estar querendo dar um tempo da minha narrativa, esta salada pode ser servida morna quando for preparada um pouco depois dos ingredientes assados resfriarem; ou em temperatura ambiente caso vc prepare os ingredientes separadamente com antecedência,  e monte a salada mais tarde. De qualquer forma elas ficam muito boas. E ê tão bom a gente ter escolha.

Abóbora de pescoço e cebolas assadas com freekeh
 
Prep time
Cook time
Total time
 
Author:
Recipe type: salada
Serves: 5 se for acompanhamento, e menos se for prato principal
Ingredientes
  • abóbora de pescoço - equivalente a 950g, cortada em fatias meia lua
  • cebola roxa - 2, cortadas em gomos
  • azeite de oliva - 3 colheres de sopa
  • folhas de salvia - umas 10g *
  • sal - 1 colher de chá **
  • lentilhas/freekeh/cevada - 100g
  • limão - raspa e 2 colheres de sopa
  • alho - 1 dente, esmagado
  • salsinha - 5g, picada grosseiramente*
  • hortelã - 5g, picada grosseiramente*
  • estragão - 10g picada grosseiramente*
  • queijo dolcelatte - pedaços de uns 2 cm (opcional)***
  • * não torça o nariz para as quantidades; vc tem que ser generoso com quanto vai usar, e caso não queria pesar, lembre-se que a salvia e o estragão tem que ser o dobro da quantidade das outras ervas para equilibrar
  • ** o sal da receita é sal fino; dependendo de qual sal vc for usar a quantidade terá que ser ajustada pois alguns sais são mais 'salgados' que outro; pessoalmente vou provando até ver como gosto
  • ***não sei se tem dolcelatte no Brasi - ele é como um gorgonzola não tão forte
Instruções
Preparo
  1. Pre-aqueça o forno - 240oC. Caso seu forno tenha ventilador, so 220oC.
  2. Coloque a aboborá, sálvia e cebolas em uma tigela grande e regue com 2 colheres de sopa de azeite de oliva, e depois ponha sal (uns ¾ da colher de chá), e pimenta-do-reino moída na hora. MIsture bem, e transfira a mistura para uma assadeira, levando ao fogo em seguida por uns 25-30 minutos até que tudo esteja macio e começando a caramelar. Deixe esfriar por uns 10 minutos.
  3. Enquanto a abóbora esta assando cozinhe a lentinha até que fique macia - uns 20 min caso use a variedade verde.
  4. Quando prontas escorra e reserver para esfriar um tiquito, e depois transfira para uma tigela, e em seguida coloque o limão (suco e raspa), alho, ervas, o restante do azeite (1 colher de sopa) e ajuste o sal.
  5. Acrescente a abóbora e as cebolas à mistura, misturando delicadamente antes de transferir tudo para uma travessa para servir.

 

2 Comments
  • Mônica Wibbelt

    Responder

    Com certeza não assusta, Valentina. Suas postagens são e serão sempre muito bem vindas!
    Bom fim de semana.

    • valentinajacome

      Obrigada Monica.

Leave a Comment

Rate this recipe: