Vieiras com Manteiga temperada com alho e Salada de Caranguejo

1 Comment

Não sei o porquê, mas vieiras me atraem. São delicadas, requerem pouco tempo de cozimento e se deve prestar atenção para que não passem do ponto e percam o sabor. Só que como não são baratas (pelo menos por aqui) raramente as compro. Mas tem dias em que elas ficam te olhando e você não resiste. Infelizmente não achei as conchas para comprar. A apresentação fica tão bonitinha com elas. Confesso que sempre procuro arrumar a minha comida de forma atraente. Se vier um amigo faço um esforço maior, mas não relaxo comigo mesma – nem que coma sozinha. Por quê? Porque acho que sempre devemos nos tratar bem. Sou muito negligente comigo mesma em muitas coisas, mas na cozinha tenho procurado fazer este esforço sem descanso. Vira hábito.

A salada para acompanhar é muito refrescante, um toque asiático. O molho nam pla pode feder (o pobrezinho fede mesmo!), mas acrescenta um toque único ao molho.

Sirva com um bom vinho

12 vieiras

60g de manteiga em temperatura ambiente

1 dente de alho esmagado

Raspa de 1 limão

1 colher de chá de tomilho

Sal grosso triturado

Misture a manteiga com o alho para formar uma pasta e lambuze as vieiras. Ponha-as na grelha e salpique com a raspa de limão e as folhas de tomilho. Fique de olho, pois as vieiras podem passar do ponto ao piscar do olho. Se você ainda tiver as conchas use-as para servir as vieiras.

Prepare a salada de caranguejo:

150g de macarrão de arroz tipo vermicelli

300g de carne de caranguejo

1 pepino pequeno cortado em tiras finas

1 pimenta dedo-de-moça cortada em rodelinhas

2 colheres de sopa de folhas de hortelã

200g de ervilha torta levemente aferventada (fatiadas se vc preferir)

Lascas de coco fresco

Para o molho:

Leite de coco

2 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa de molho nam pla tailandês (o fedidinho)

Para preparar o macarrão de arroz, ferva a água e jogue por cima. O macarrão deve ficar pronto em 5 minutos. Dê uma checada, pois se ficar muito mole você não vai gostar – creia em mim. Escorra e passe na água gelada rapidamente. Ponha na saladeira.

Coloque todos os ingredientes numa vasilha e misture bem. Caso você more fora do Brasil e encontre coconut cream, acho melhor do que leite de coco, pois tem um gosto mais apurado e é um pouco mais grosso também.

Ponha a carne de caranguejo na saladeira, o pepino, pimenta, folhas de hortelã e ervilha torta. Regue com o molho.

1 Comments
  • valentina

    Responder

    Clarice, nao deixe o cheiro dele te ‘put off’. O sabor que ele dá (em conjunção com soja) é inigualável.Pat, nunca vi coconut cream ( o equivalente) nos sites do Brasil.Costumo fazer umas buscas. A salada fica bem bacana com o coco, o caranguejo (que adoro)…Karen, sÃo caras aí também? Então deve ser em todo lugar.

Leave a Comment