um bolo de banana Bertinetiano

10 Comments

banana e maracuja-1Olha, estou virando a rainha dos foras.  A minha querida R. me mandou um mensagem no What’s Up dizendo que o meu último post tinha uns erros de digitação, mas que embora ela soubesse que eu sempre queria ser informada caso falhasse ela achava que eles , os erros, nāo eram graves. Reli o post no trem voltando do trabalho, após ler um comentário de uma amiga de longa data, a Rita. Ri alto no trem ao me deparar com os erros. Não dou desculpas, pois acho que tenho que ser muito ‘sharp’. E realmente me chateio com os erros que não noto, nem ao reler os textos. Geralmente escrevo os textos ao fim de um longo dia, cansada, e infelizmente por mais que pense ter checado tudo tem sempre um dia seguinte em que me deparo com erros de grafia ou o que seja que não sei como deixei passar. Cansaço é a resposta. Aquela coisa que embaralha a vista e  teu bom senso, teu pensamento lógico, a capacidade de ter olhos pros detalhes. E lhes digo ‘Droga’. Manter este blog para mim é dureza. Tenho um dia longo, e chego em casa cansada. Janto. E muitas vezes se não posso ‘bake’- ligar o forno, procurar inspiração, assar uns bolos, biscoitos,  no fim de semana o faço a noite, e muitas vezes fotografei a 1 da manha. Também não acho que dou mais duro do que outras pessoas. Mas dou duro.  E se não posto com regularidade – o que é o meu caso, a ‘popularidade’ do blog cai. No Brasil pelo que vejo depois que passei a prestar mais atenção, o lance é postar sempre, regularmente, caso contrário as pessoas vão para outros blogs.

Faço meus posts para as poucas pessoas que sei que assinam o feed, e para os que sei visitam o blog e tem contato comigo. E claro que para estas pessoas tento me esforçar ao máximo. Para postar com qualidade. Para checar a ortografia. Para que as fotos sejam decentes. Mas nem sempre sou bem sucedida. E muitas vezes posto mesmo assim. Para marcar presença. Vou continuar melhorando, mas aos fieis leitores peço que perdoem os deslizes. Eles são casualidades desta guerra entre a minha rotina e aspirações blogueiras.

banana e maracuja-2

Nem fiz muitas fotos para este post. Bem, minto. Fiz um bocado. Mas muitas ficaram feiosas. E acabei só com três. Afinal este é mais um post sobre bolo de banana. Mais um para a minha lista. Que é grande. Nem sei te dizer se já postei um idêntico. Mas posso sim dizer que esta receita é deliciosa. Diachos, banana madura em bolos é um bicho pecaminoso, e confesso ter comido uns 3 bolinhos em pé na cozinha. Rasgando os bolinhos com a mão. Nem ai para garfo. Acho que meu pai ficaria terrivelmente desapontado. Fomos educados ‘direito’, aprendemos a comer com vários talheres na mesa. E confesso que sou grata a esta educação pois me safei e fique em muitos ‘good books’ pelos meus bons modos. Mas um bolinho de banana.. ah , não. Como assim, na informalidade mesmo. Me entrego à gula que a banana traz. Ou causa. Não sou de comer banana por puro desejo, como tenho por mexerica. Mas estes diachos ao passarem pelo forno são divinos. Enlouquecem. E estes bolinhos são muito gostosos,  uma vez que você escolha as bananas maduras, em que o açúcar esteja bem pronunciado. Não me pegue aquela verde, dura. Pois aí, nem resa braba. Deus e seus discípulos são poderosos e milagrosos ,mas a gente também tem que dar uma mão.

Esta é a última receita do último livro do Bertinet que publico antes da sua policia vir atras de mim e me fazer retirar a receita. Ela é ótima. Faça. Eu   me desviei um pouco ao colocar a caldinha de maracujá, pois acho que forma um ótimo contraste. E maracujá e banana..nem quero me envolver neste romance antigo. Só digo que formam um casal perfeito. A acidez do maracujá minimiza a doçura da banana. Põe um cafezinho para acompanhar, e duvido que comas um só. Não vem me contar lorotas que não vou dar bola.

banana e maracuja-3

Ingredients:

Para o bolo

Para a cobertura

Instructions:

Preparo do bolo:

Pre-aqueça o forno – 190oC.  Pegue uma forma de muffins e unte 8. Depois forre o fundo das formas. Reserve.

Em uma tigela coloque a manteiga e açúcar e bata bem até ficar com uma mistura cremosa e clara. Acrescente os ovos aos pouquinhos, batendo bem após cada pouquinho. Acrescente a banana amassada aos poucos e misture.

Em uma outra tigela peneira a farinha de trigo com o fermento e o sal. Acrescente esta mistura aos poucos à mistura da tigela, mexendo delicadamente após cada colherada. Por fim acrescente o leite e mexa para encorporá-lo à mistura.

Divida a massa igualmente pelas forminhas. Se assegure de ter quantidades iguais de massa em cada uma para que possam assar ao mesmo tempo. Encha somente atê ¾ da forma pois achei que estes bolinhos crescem bem, e se você colocar mais que isso o resultado não será tão bom. Asse no forno pré-aquecido por 25-30 minutos. Recomendo testar com um palito aos 25 e caso precise deixar mais um pouco isto não comprometerá os bolinhos.

Quando eles estiverem assados retire do forno e deixe esfriar na forma por uns 5 minutos. Após este tempo transfira os bolinhos para uma grelha. O fato de você ter revestido o fundo das formas com papel manteiga vai auxiliar a retirada do bolos.

Para a cobertura:

Não medi precisamente o açúcar de confeiteiro e a quantidade de suco de maracujá usada. Recomendo que você vá acrescentando o suco aos poucos até antigir o ponto. Você quer algo que não fique fino demais e dê para cobrir o bolo e escorrer levemente pelas laterais.

 

10 Comments
  • raquel

    Responder

    Valentina, seu blog é um primor! Suas fotos são maravilhosas, um colírio para meus olhos!!! Frequento o trembom há uns bons anos….acho que 2007 ou 2008. Gosto muito dos posts sobre os seus passeios também!
    Um abração.

  • Lylia

    Responder

    QUerida Valentina,
    Hoje me deu uma saudade de você! Nunca mais nos falamos.Vim aqui no blog à procura de novidades, e vi essa receita que me encatou, pois adoro bolo de banana.Também tenho aos montes.Com maracujá é uma combinação perfeita.
    Sobre os “erros” do blog, nem me inomodo mais, pois sempre aparece algum no meu e sempre tem alguém para me avisar. Só quem faz um blog é que entende o nosso árduo trabalho.
    Bj,
    Lylia

  • Marcia Elena

    Responder

    Olá Valentina !
    Pare com isso mulher, herrar é umano, temos é que rir de nossos erros, a vida é só um aprendizado, uma escola e, estamos aprendendo aos poucos, todos chegaremos um dia a perfeição, até lá vamos nos divertir.
    Quase não tenho postado, ando muito cansada, vou ler os posts na madrugada com os olhos fechando de sono, então me desculpe ! Mas nunca se esqueça , tudo que recebo do seu blog é pura inspiração, alegria, é amor em letras e idéias, siga em frente , ok!
    Quanto a banana e seu bolo ou qualquer doce dela, são bons demais para se resistir, como depois vou fazer mais exercícios, Oh vida !!!

    Beijos e boa semana !

    Marcia / Atelie Bom Gosto

  • erica

    Responder

    Esta faltando a medida do açúcar ou estou me condundindo?

    • valentinajacome

      Não está não. realmente havia deixado de fora acidentalmente. Corrigi o erro. Obrigada pelo toque.

  • Monica Moura on Facebook

    Responder

    hummm delicia!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Eu sempre torço para que vc não largue o blog, pois além de eu adorar o Trembom ele foi a minha inspiração para que eu começasse a blogar tb.

    Tina, compartilho contigo o amor por bolo de banana – adoro, piro no cheiro, como com gosto.

    Vc não vai acreditar, mas fiz uns bolinhos parecidos (pequeninos, de banana com calda de maracujá) um dia antes de ir te visitar daquela vez. Olha que coincidência.

    Estou louca por esse livro do Bertinet, amiga.

    xx

    • valentinajacome

      Pat, compre ja. ontem ate. vc vai gostar. estou morta de amores. nos duas gostamos muito de banana e passion fruit, ne?!

  • karen

    Responder

    Ah, é difícil evitar que alguns erros passem nos posts. Eu entendo! rs

    É mais uma questão de cobrança pessoal do que qualquer coisa…

    Apareço sempre, mesmo que não comente. Beijos!

    • valentinajacome

      Karen acho que nunca notei nenhum teu. Agora realmente me cobro muito. se nao ja viu, ne?! o nível vai pro chão. LOL

Leave a Comment