Trufas de chocolate e mexerica

4 Comments

Tinha dito que iria postar ontem, mas tive um ataque alergico horrível. Passei umas duas horas brincando com o cachorro de uma amiga, e até aí tudo bem. Depois a pele começou a reagir nas mãos, nas laterais do rosto – fui empelotando. Os espirros aumentaram, meus sinus entupiram completamente. Foi uma coisa assustadora. A minha cabeça toda virou uma coceira só, e as bolotas da pele só aumentavam. Graças a Deus hoje estou melhor.

Achei esta receita na ultima edição da revista do Jamie Oliver, Party Time!, em uma parte em que colocaram várias receitas com mexirica: bolo, peixe, salada, e mexerica no chocolate que nem fazemos com laranjas.  Embora as receitas estejam bem legais, e de dar vontade de fazer uma por uma, até agora só fiz as trufas pois eram bem rápidas. E pode-se até questionar se é uma receita mesmo. Trufas não são algo que eu faça normalmente, pois não sou muito fã; mas o fato de ter mexirica me atiçou. E achei o resultado elegante com o sabor bem delicado. Vou servir com o cafezinho depois da ceia só para dar uma fechada na refeição.

Mas voltando à revista Jamie, para mim é uma das melhores publicações do gênero. Entretanto esta edição Party Time é a última  a ser publicada. E depois será ‘no more’. Achei realmente uma pena. Então caso você tenha algumas edições, guarde-as com carinho pois serão relíquias.

Trufas de chocolate e mexirica
 
Estas trufas tem que ser feitas com chocolate amargo pois o chocolate ao leite vai camuflar o sabor da mexirica
Ingredientes
  • 200g de chocolate amargo - 70% cacau
  • 150ml de couble cream*
  • 1 mexirica
  • 15g manteiga sem sal
  • chocolate em pó
  • *double cream é parecido com o creme de leite fresco no Brasil, só que tem um teor de gordura de 40% o que acho que é maior do que o do creme de leite fresco no Brasil.
Instruções
  1. Quebre o chocolate em pedaços, coloque em uma vasilha, acrescente a manteiga e pitada de sal e reserve. Coloque o double cream em uma panelinha, e acrescente as raspas de mexerica. Leve ao fogo medio/baixo e leve ao ponto de fervura. Assim que o creme comecar a ferver, retire-o do fogo e derrame sobre a mistura do chocolate. Deixe por 30 segundos, e depois mexa até ficar com um creme homogêneo. Quando esfriar cubra com papel filme e leve à geleadeira.
  2. Coloque o chocolate em pó em uma travessa. Retire a mistura da geladeira e com uma colher boleiei toda a mistura. Role cada bolinha no chocolate em pó, e transfira para um pratinho ou para as embalagens que for usar.

 

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

4 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Amiga, o toque frutado desta delicia não me sairá da cabeça até que eu a faça! Ao contrário de ti, sou louca por trufas. E que pena a publicação da revista ter chegado ao fim. Um beijo

    • valentinajacome

      Pois é Re, pena mesmo pois a revista é excelente.

  • Camila

    Responder

    São as raspas da casca da mexirica inteira?

    • valentinajacome

      OI Camila, isso querida. Vou esclarecer no post. Obrigada por este toque da falta da claridade.

Leave a Comment

Rate this recipe: