Tortinhas de Espinafre, Ricota e salsinha vulgas ‘trouxinhas de espinafre e ricota’

2 Comments

Fique apaixonada por esta receita desde a primeira vez em que vi a foto ao folhear a edição número 5 da revista da Donna Hay que assino. Não a fiz logo de cara mas passei semanas com aquela imagem na cabeça. Fiquei um pouco receosa pois nunca havia trabalhado com massa folhada antes. Porém chegou o dia em que resolvi não esperar mais e passei no supermercado e comprei um pacote de massa folhada, determinada a fazer a receita.

Queria dizer que já fiz algumas adaptações na receita abaixo. Na primeira vez em que a fiz usei metade da receita e cortei a massa em retângulos menores, fazendo assim mini tortinhas. Rendeu um horror. Acho que se você as fizer como entrada as miniaturas são mais bonitinhas. Caso sejam prato principal com uma salada bem bacana as maiores são suficientes. Espero que gostem. Bom, em primeiro lugar espero que queiram faze-las pois são muito gostosas. Todos os ingredientes se complementam muito bem, em especial o endro.Esta é uma receita para ser repetida muitas vezes. Chegaria mesmo a dizer que talvez ficassem ótimas só como acompanhamento para um vinho – as minis de preferência.

Queria colocar uma notinha bem rápida. A Karen do Kafka na Praia me disse que esta massa ( philo pastry) é massa filo no Brasil. Coloquei massa folhada abaixo incorretamente. A massa filo vem em várias folinhas bem finas.

tortinhas sendo preparadas

Prestes a ir ao forno

Imprima e salve a receita:

Tortinhas de Espinafre, Ricota e salsinha vulgas ‘trouxinhas de espinafre e ricota’
 
Ingredientes
  • 330g de espinafre cortado em tiras
  • 400g de ricota fresca
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • ½ xícara de parmesão ralado
  • 2 ½ colheres de sopa de salsinha picadinha
  • 2 ½ colheres de sopa de endro picado
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • 12 folhas de massa filo (230g)
  • 50g de manteiga derretida
  • ¼ xícara de folhas de salsinha
Instruções
Preparo
  1. Pre-aqueça o forno – 180oC.
  2. Para fazer o recheio: coloque numa vasilha o espinafre, a ricota, o ovo e gema,, parmesão, salsinha picada, endro, sal e pimenta. Misture bem.
  3. Pegue as folhas de massa filo e corte-as em retângulos de 27 x 20 cm. Para começar a montar as tortinhas pegue um retângulo de massa e pincele com manteiga derretida. Jogue umas folhas de salsinha sobre a folha. Coloque mais cinco retângulos de massa folhada sobre o inicial, formando 5 níveis. É importante que cada retângulo seja pincelado com a manteiga derretida antes de receber mais uma camada. Divida o recheio em quatro partes e sobre cada 5 folhas de massa ponha o recheio no centro e feche como se fosse um embrulho Vire a parte das pontas para baixo. Pincele as pontas com um pouco da manteiga para ajudar a fechar. Repita o mesmo procedimento com todos os retângulos de massa.

 

2 Comments
  • Jô Ferreira

    Responder

    Parabéns.

    Adorei seu Blog, fiquei encantada em manter um relacionamento com uma brasileira tão longe mas ao mesmo tempo perto, com linguagem simples, clara e de tão bom gosto.Que bom ter namorado seu Blog;
    Estou muito encantada e agradeço pela viagem que você me proporcionou.

    Abraços.

    Jô Ferreira

  • Estou te Esperando

    Responder

    Nossa amei essa receita….Maravilhosa como todas as suas receitas.

Leave a Comment

Rate this recipe: