tortinhas de chocolate branco e massa filo

18 Comments

Tortinhas de chocolate branco e massa filo

A coisa mais trabalhosa desta receita são as folhas de massa filo. Digo isso, pois ressecam tão facilmente. Costumo cobrir as que não estou usando com um pano de prato, mas é sempre uma corrida contra o tempo. Tenho que continuar buscando a forma ideal de trabalhar com esta massa. O resultado é sempre tão maravilhoso, pois as forminhas ficam super crocantes e contrastam super bem com este recheio cremoso. Você pode fazer as forminhas um dia antes e deixa-las num recipiente vedado até a hora de usar.

8 folhas de massa filo

125g de manteiga derretida

2 colheres de sopa de açúcar

Pre-aqueça o forno – 160oC. Pincele as folhas de massa filo, uma por uma, salpicando com açúcar após ter pincelado com manteiga. Vá colocando as folhas uma em cima da outra até que todas estejam empilhadas. Depois faça círculos de uns 8.5 cm na massa, corte cada um e ponha dentro de uma forminha. Leve ao forno e asse até dourar.

Retire as forminhas do forno, deixe esfriar.

Para o recheio:

250g de chocolate branco

160ml de creme de leite com soro

1 ½ colher de água

Coloque uma tigela sobre uma panela com água sem deixar que a tigela toque na água. Ponha o chocolate picado na tigela e a água, e leve ao fogo para derreter o chocolate. Quando estiver pronto retire do fogo e deixe esfriar. Enquanto isso bata o creme com um fouet até que comece a firmar. Ponha o creme junto com o chocolate e misture. Use o creme para rechear as forminhas. Leve à geladeira por umas duas horas. Na hora de servir decore as forminhas com a decoração que lhe agrade.

18 Comments
  • Cris

    Responder

    Hum, que delícia, imagino que a massa possa ser assada com bastante antecedência para aquela sobremesa rápida depois?

  • Carla Ventura

    Responder

    Nunca fiz nada com essa massa. É fácil de achar? O bom é q eu ja aprendi a dica da toalha 🙂

  • JoSefa

    Responder

    Olá Valentina!Cada vez que abro sua página fico babando! Finalmente fiz uma receita sua que há muita guardava (Bolode Maçã com Canela). Nossa ficou delicioso, maravilhoso! De comer ajoelhada mesmo. Fiz umas mínimas modificações só para adaptar, mas não mudou nada (mudanças insignificantes como você pode conferir).Depois confira no meu bloghttp://www.culinariadazefinha.blogger.com.brUm abraço de sua fã e admiradora!

  • Karen

    Responder

    Muito delicadas!

  • Akemi

    Responder

    Valentina, que tortinhas mais meigas! Que delícia deve ser esta crostinha de massa folhada!

  • Sonia Novaes

    Responder

    Oi,Val querida…Vc faz cd coisa, heim menina?Quem come tudo isso que vc faz?rsss…Eu gosto de comer com os olhos…rsss…beijos…sonia novaes

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, podia jurar já ter comentado esta receita! Tô ficando doida…Amei as violetinhas. E tb adoro receitas com chocolate branco, acho uma perdição!Ficaram tão delicadas as tortinhas… Um encanto.

  • Cinara

    Responder

    Val, amei estas tortinhas! Além de lindas parecem deliciosas… ;o) Beijão!

  • Silvia Arruda

    Responder

    Valentina, as tortinhas ficaram lindas e deram água na boca! Não conheço essa massa filo, vi q a Eliana tb usou no risoto crocante de bacalhau que ela fez… vou testá-la!Bjo

  • Cláudia

    Responder

    Estão belíssimas. Estou com uma caixinha de massa filo no freezer mas não tenho coragem de abri-la. Acho que ficarei estressada ao manipulá-la. Um beijo.

  • Tatu

    Responder

    Violetas! Eu adoro as violetas!!Beijo!Tatu

  • Elvira

    Responder

    Que lindas, que delicadas! Você me encanta, Valentina! 🙂

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Que lindas Valentina! Eu também usei massa filo ontem no jantar. Olha eu coloco um pano úmido e ajuda bastante.

  • Juinha

    Responder

    Estão, de facto, muito bonitas e devem estar ainda mais saborosas. Tb sinto que trabalhar a massa philo é luta contra-relógio. Mas vale a pena a correria…!

  • craig

    Responder

    wow.. so yummy !!beijos valentina !

  • oquefazerprojantar???

    Responder

    BOM!!!… nem tenho palavras! devem ser uma delícia!… e então para uma apaixonada de chocolate como eu, não vou sossegar enquanto não fizer!

  • bia

    Responder

    eu tb cubro com toalha umida Valentina. Estas tortinhas estao lindas ! bjs

  • Ana

    Responder

    Valentina, use uma “damp towel” (toalha umida – ??) p/ cobrir o restante da massa phillo q nao estiver utilizando. A umidade da toalha molhadinha ira ajudar a retardar o ressecamento da massa.Suas tortinhas estao muito fofas!Eu tbem adoro massa phylo, tao crocantezinha, e tao delicada nao eh mesmo?!Beijos!!Ana

Leave a Comment