torta de peixe

5 Comments

torta de peixe-1Há muitos anos queria colocar uma receita de fish pie aqui. Faço fish pie regularmente. E amo uma pie que não tenha massa. Esta torta de peixe tão comum por aqui. Já fiz de várias maneiras. É uma receita prática – Romy, pensei em você. Pode ser feita em qualquer época do ano, usando os peixes da estação. Tem que ser peixe de carne firme. Os que ponho nesta receita são os que compro com facilidade. E geralmente tenho no congelador também, aquele estoque para emergência. O camarão também acho ser um ‘must’. Você pode colocar frutos do mar. A teu gosto. Capriche no molho branco – faça-o saboroso. É bom  que você use uma boa quantidade de molhopara que o produto final fique molhadinho, porém não encharcado. Nesta receita que fotografei errei na quantidade pois faço no olho, e fiquei com pouco molho. Esta é uma ótima receita para se fazer adiantado. Deixe só o purê para  a última hora.  Enquanto o peixe está no forno você pode preparar a salada para acompanhar. Têm gente que gosta de ralar parmesão por cima.

torta de peixe-2Se você procurar na internet ‘fish pie’ verá milhões de receitas.Algumas quase idênticas, variando etapas, como se preparar o molho branco, ou o que levar no purê. Jamie Oliver – para falar de alguém bem conhecido, tem receitas tradicionais e também uma super prática, bem no seu estilo ‘no fuss’. O jornal Guardian tem até um post da série How to Cook perfect que é dedicada à perfeita fish pie/torta de peixe. Dependendo do tempo que tenho faço as minhas mais elaboradas ou mais simples como a que fiz aqui neste post, usando só um resto de peixe que tinha e uns camarões que estavam no congelador. Neste dia nem tinha alcaparras, mas senti falta. Acho que elas acrescentam um gostinho especial na mordida. Porém não são imprescindíveis. Está é uma receita que amo, e posso cozinhar em qualquer lugar pois ela virou minha amiga. Vive na minha cozinha. Não sei como demorei tanto para postá-la. Espero que você a faça um dia, dê o seu toque. E se delicie. Tenha um lindo fim de semana. Agora vou sair e curtir o sol deste sábado, pois há uns 5 meses não tínhamos tido um dia tão lindo. Um dia de sol, mesmo a 10oC, é uma jóia.
torta de peixe-3

Confesso que tive que tentar ser precisa nas quantidades para colocar aqui, mas normalmente faço a receita no olho. Muitas vezes uso uma mistura de salmão e bacalhau fresco ou halibut porque os encontro facilmente. Escolha os peixes que são acessíveis para você.  As vezes tambêm coloco ovo cozido em pedaços antes de colocar o purê.

Ingredients:

Instructions:

Costumo começar com as batatas. Limpe bem e cozinhe com a casca. Quando estiverem cozidas, retire do fogo e escorra. Passe pelo espremedor ou use o garfo – basicamente use a sua própria técnica, e use o restante da manteiga e leite para preparar o purê. Reserve.

Enquanto a batata está cozinhando coloque o peixe em uma panela com 300 ml do leite.  Tempere e leve a uma fervura bem gentil – não aquela que borbulha. Estou perdendo as palavras precisas para explicar, mas espero que vocês entendam.  Cubra e deixe por uns 7 a 10 minutos. Assim que o peixe ficar com uma cor opaca,ele estará pronto. Retire do fogo, tire o peixe da panela e reserve o leite que vai ser usado para o molho.

Pre-aqueça o forno – 200oC. Faça o molho branco usando 50g da manteiga, farinha, o leite e o vinho. Você pode preparar da forma que costuma. Faço meu colocando a manteiga na panela para derreter, e jogo a farinha quando a manteiga está derretida, mexendo bem, Sem desligar o fogo retiro a panela do fogo e acrescento o leite e vinho aos poucos, mexendo sempre. Retorno a panela ao fogo  e levo ao ponto de fervura. Tempere se necessário – prove antes. Retire do fogo e reserve.

Para montar a torta comece com o peixe: despedace o peixe tirando as espinhas e ponha dentro da panela com o molho, seguido das alcaparras e camarão. Transfira a mistura para um pirex untado levemente. Espalhe o purê por cima e leve ao forno por 15 minutos. Sirva com uma linda salada verde, ou mesmo só a torta se quiser.

 

5 Comments
  • Verena Buschinelli

    Responder

    Tina, é tipo um escondidinho de peixe mais elaborado, não? Adorei a ideia. Nunca fiz fish pie…o que acho por aqui fresco é a tilápia. Acho que dá para fazer com ela! Espero que tenha aproveitado o sol no final de semana! Aqui o frio está chegando mas os dias estão lindos, céu azulzinho! Beijos! Ah, sobre a dor de cabeça por causa do chocolate…se como o meio amargo ou mais de 50% cacau não sinto…Vê

  • Renata Boechat

    Responder

    Engraçado como sempre que penso nas “pies” inglesas sempre me vem à cabeça meat pie, kidney pie (sorry, mas que horror!), mas fish pie ainda não conhecia, acho que perdi tempo,
    é muito bom!

    • valentinajacome

      Re, não entendi o horror. Horror que vc nao conhecia ou horror a torta de kidney? Ela é na verdade steak and Kidney pie. Fish pie eh uma delicia, pratica. Cara destas ilhas.

  • Erika

    Responder

    Looks delicious!

    • valentinajacome

      Thank you Erika.

Leave a Comment