Torta de massa de nozes com recheio de milho e cebolas

24 Comments

Este post foi escrito para um evento chamado Weekend Herb Blogging do qual sempre participo na versão em inglês do meu blog. Caso você queira saber mais é só clicar aqui. A moça que criou este evento há 2 anos se chama Kalyn e tem um lindo blog sempre com receitas excelentes.A receita original tinha uma massa normal, mas resolvi fazer uma massa cuja receita adoro pois leva nozes moídas. O recheio original levava alho porro e não cebola mas como não tinha cão cacei com gato. Usei milhos frescos que vieram com a minha cesta. O creme fica bem gostoso com o mascarpone. Mas caso não ache fácil acho que cream cheese é um substituto. Fiz uma salada verde e joguei um tempero bem simples para servir com a torta. Ótima refeição para um dia de calor, quando se quer um lanchinho leve. As tortas também podem ser preparadas com antecedência e esquentadas na hora de servir.

Ingredientes da torta:
250g farinha de trigo
40g iogurte natural
100ml nozes, tostadas e moídas finas
125g manteiga fria, ralada
Água gelada

Misture a farinha, iogurte e nozes numa tigela. Por último acrescente a manteiga, e misture tudo com as pontas dos dedos até ficar com uma consistência de farofa. Vá acrescentando a água aos poucos, e misturando até atingir a consistência certa. Envolva com plástico PVC e leve á geladeira por umas duas horas.
Retire a massa da geladeira, abra e forre as formas. Você pode usar uma forma só ou forminhas pequenas. Usei 6 de 10 cm. Leve de volta à geladeira for 30 minutos.

Pre-aqueça o forno – 180oC.

Ingredientes do Recheio:
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 ½ xícaras de cebolas fatiadas
1 ½ xícaras de miho pré-cozido
3 colheres de sopa de manjericão picado
½ colher de chá de sal
¼ colher de chá de pimenta do reino moída na hora
1 xícara de mascarpone
½ xícara de creme de leite fresco
2 ovos grandes em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Aqueça o azeite numa frigideira e jogue a cebola. Cozinhe, mexendo continuamente por uns 3-5 minutos. Acrescente o milho e cozinhe por uns 2 minutos. Junte o manjericão, sal e pimenta do reino, misture e retire do fogo. Deixe esfriar.

Numa vasilha coloque o mascarpone, creme de leite e ovos, e bata até ficar com uma massa homogênea. Acrescente a mistura das cebolas e milho, e misture tudo.

Quando retirar as formas da geladeira preencha-as com o recheio e leve ao forno por uns 25 minutos, até que fique firme. Retire do forno, deixe esfriar e sirva com uma salada verde.

24 Comments
  • Solange Belém

    Responder

    Valentina,este blog é muito bacana. Anotei as receitas, inclusive esta que leva maçã é mesmo um tanto inusitada, e quero fazê-la o mais rápido possível. Sou curiosa e gosto de novidades, pretendo te visitar mais vezes. Parabéns e até mais.AbraçosSol

  • Bia Belliard

    Responder

    Amei tudo ! bj

  • laila

    Responder

    q visual lindo!!! bjs

  • Magia na Cozinha

    Responder

    Muito boa sugestão! Eu adoro este tipo de tortas salgadas.Com uma saladinha fica um prato completo, mas o marido sempre quer algo mais para acompanhar…Bjs 🙂

  • Gina

    Responder

    Ôps! Corrigindo… despensa.

  • Valentina

    Responder

    Gina querida, vou já la olhar. Estou meio vidrada nas tuas flores.Agda, também és fã do lourinho?Grazi, é muito boa.Silvinha, então acho que vais realmente gostar desta massa.

  • Silvinha

    Responder

    Valentina, parece realmente delicioso! Eu adoro nozes, e misturadas à massa dão um sabor especial.Beijos e bom final de semana!

  • grazi

    Responder

    muito bom!!a massa da da torta deve ser maravilhosa!!!!

  • Agdah

    Responder

    Que bom. Eus sempre procuro receitas com milho…

  • Gina

    Responder

    Tina, como você gostou da minha salada, fiz um novo post com flores. Passe lá e confira. Bjs.

  • Gina

    Responder

    Quando você vê, já tem vontade de fazer, mas quando lê, definitivamente, vai conferir a dispensa pra colocar em prática… Depois eu dou a opinião do sabor. Bjs.

  • Valentina

    Responder

    Silvia, gosto bastante dela sabe. Fica assim meio crocante. Acho que tem cara de comidinha que voce gosta.Fabricia, ja mandei.ainda nao chegou?Flor de sal, obrigada Querida. Axly, e as opcoes de recheios sao na verdade ilimitadas.Glau, se gostou da ideia tens que provar.risosMarize, se fizeres me conta se gostastes amiga.Cozinha dos Anjos, passarei la hoje a noite.oba! adoro estas coisas.Flavinha, acho que para o verao de voces que se aproxima, e uma otima saida.Ai e so variar com os recheios.Tania Querida, entao tens que fazer. Ainda nao testei congelar as tortinhas ja prontas. Um dia tento. Graciele, gusto muito das nozes na massa pois da um toque legal a massa, um gostinho assim..diferente.Querida Nina, pegue o garfo e se sirvaTeia do ceu, e ja imagino a secura que segue este calor nesta epoca. Me da saudade do lindo ceu azul.

  • Téia

    Responder

    DELÍCIA!!!!Fiquei com vontade de fazer (novidade…) e comer. Aqui na nossa terra (do coração)está 31ºna sombra, imagina se não combina?Um cheiro.

  • Gourmandise

    Responder

    a foto está pedindo uma garfada!!! rsrsbjo

  • Graciele Amâncio

    Responder

    essa combinaçao deve ter casado muito bem, que delicia.

  • Tânia Saj

    Responder

    Juntou numa receita tudo que eu gosto: nozes, cebola e milho….só pode sair coisa boa…

  • Flavinha

    Responder

    Que delícia! E tão lindos!Eu comeria agora mesmo!Beijinhos

  • COZINHAR COM OS ANJOS

    Responder

    Valentina passa no meu cantinho para ires buscar um mimo.Beijinhos

  • Marizé

    Responder

    Vou ficar com essa massa “debaixo de olho”, iogurte e nozes, hum… interessante!Bj

  • Glau

    Responder

    eu simplesmente adorei! bjos, glau

  • Axly

    Responder

    Fica de dar água na boca!Pra esse calor maluco de Cuiabá, perfeito^^Kisss!

  • Flor de Sal

    Responder

    Que lindos! Muito apetitosos!

  • Fabrícia

    Responder

    Menina manda um bocadinho para cá…que pecado.Bjs.

  • Silvia Arruda

    Responder

    Nossa, que delícia Tina!Fiquei com água na boca! Esta torta deve ser uma tentação! Além de bela, é claro!

Leave a Comment