Torta de Limão – Liverpool Tart

6 Comments

liverpool tart-9Certos alimentos sempre me lembram alguém na minha vida.  Figos sempre, sempre me lembram minha amiga Maribel. Comemos muitos figos geladinhos, depois do almoço, quando em férias em Herradura na Andaluzia. Bananas me fazem lembrar sempre o meu pai. Mangas sempre me trazem lembranças da Sinha, uma menina amiga de infância de uma das minhas primas. Lembro-me bem de férias no Cariri e da Sinha fazendo doce de manga em um tacho enorme. Graviola me lembra minha prima Sandra. Abacaxi é sempre minha māe. Morangos, minha sobrinha. Limōes, minha amiga P. Podia continuar desfiando este rosário de lembranças, mas ficará para outra ocasiāo. Folheando um livro que tenho me deparei com uma receita que me chamou antes de mais nada por ser de limāo. A voz da P. falou no meu ouvido.  Coloquei uma etiquetinha rapidinho na página para poder voltar depois.

liverpool tart-2Acho interessante o fato de que por aqui se tem muitas receitas tradicionais à base de limão, afinal ele não é nativo destas partes: lemon posset, lemon meringue pie, lemon curd, lemon drizzle cake, lemon syllabub. E a maioria destas receitas são largamente aceitas.  Embora a receita desta torta seja chamada de Liverpool Tart (aquela famosa cidade na região de Merseysidem no noroeste da Inglaterra) a receita original tem recorde em Dorset que fica no sul da Inglaterra.  Não consegui descobrir como ela ficou com o nome de Liverpool. Aparentemente os registros mostram o primeiro recorde desta receita como sendo uma data de 1897. Velhinha esta receita, não?! A receita é bem simples: limão fervido e depois batido no processador. A pasta formada é então assada em uma base de torta.

liverpool tart-7liverpool tart-13A minha torta ficou com  pouca profundidade  porque a massa encolheu muito depois de assar, então tive que reduzir a quantidade do recheio. Mas ela é normalmente mais funda do que a da foto. Por que a minha massa encolheu? Porque eu estava com pressa e não deixei a massa descansar o suficiente. É importante o tempo de descanso para que o gluten relaxe. Por isso, não tenha pressa.

Tenham uma ótima semana!

liverpool tart-4

Esta versão da receita é de Marcus Wareing que é o chefe do Gilbert Scott, o ótimo restaurante em St Pancras station que se especializa em British food, e que tem uma carta de sobremesas históricas

Ingredients:

Para o recheio

Para a massa

Instructions:

Para o preparo do recheio:

Coloque os limões inteiros em uma panela com água – retire só a parte que fica pegada ao galho. Leve ao ponto de fervura, baixe o fogo e deixe ferver em fogo baixo por algo entre 1 1/2 e 2 horas.

Enquanto o limão cozinha prepare a massa. Quando limão ficar pronto retire do fogo e deixe esfriar. Retire as sementes dos limões e transfira-os para o processador com a manteiga, açúcar e ovos.  Processe tudo para formar uma pasta.

Preparo da massa:

Coloque a manteiga e açúcar de confeiteiro em uma batedeira e bata até ficar com uma mistura clara. Acrescente o ovo e bata  para que se incorpore à mistura de açúcar. Acrescente a farinha de trigo e pitada de sal à mistura, e uma vez que você adquira uma consistência de massa, transfira -a para uma superfície. Faça uma bola com  a massa e dê uma achatada. Enrole em papel manteiga ou papel filme e leve à geladeira por uns 30 minutos.

Pre-aqueça o forno – 180oC. Pegue a forma  e forre-a com a massa que estava descansando na geladeir e faça furos no fundo com um garfo. Leve a forma forrada à geladeira por 20 minutos. Cubra o fundo da assadeira com papel manteiga e coloque feijões por cima. Leve ao forno por 25 minutos. Após este tempo retire a forma do forno, remova o papel manteiga com os feijões, e leve a forma ao forno novamente por uns 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Baixe a temperatura para 165o. Coloque o recheio na forma e espalhe uniformemente. Leve ao forno por mais uns 20-25 minutos. A mistura deve ficar dourada. Retire a forma do forno e deixe esfriar completamente antes de retirar da forma.

6 Comments
  • guadalupe

    Responder

    Fiz a torta de limão, mas o recheio ficou muito azedo. Usei quatro limões conforme a receita, mas eram limões grandes, então acho que ficou demais. Após passar no processador, passei na peneira. O recheio ficou uma finura só.

  • Naty Barata

    Responder

    Lembrei que a minha mãe adorava lemon curd. Aqui em Portugal comprava de marca
    “Mackays”, mas parece que o representante vai acabar( mais uma casa muito antiga, que importava produtos Gourmet, que vai fechar).
    Vou ficar sem a minha Marmalade ou o meu
    doce de gengibre. Vou ter de aprender a confecionar.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Que post lindo, Tina. <3
    Vou ter que provar esta torta – além de linda (que fotos, hein, amiga? Maravilhosas) é do meu sabor preferido.
    xx

    • valentinajacome

      Pat, esta torta de lembrou de ti. 🙂

  • Belocas

    Responder

    Ficou com um aspeto delicioso.
    Nunca experimentei fazer bolos com os limões inteiros ou com as laranjas, isto é, com a casca e com todo o seu interior.
    Bjs

    • valentinajacome

      Querida, tem um bolo de laranja feito assim que gosto muito .vou te mandar a receita.Bem, talvez eu poste para você.

Leave a Comment