Torta de legumes

2 Comments

torta deliciosa-1Não sou enlouquecida por tortas salgadas, apesar de gostar delas. E por essa razão é muito mais fácil você me pegar comendo tortas na casa dos outros ou na rua do que em casa. Entretanto – tem sempre um entretanto, há uns meses comecei a fazer esta massa e caí de amores por ela.  E andei experimentando vários recheios. Resolvi então que iria postar sobre ela aqui. E duas variações que gosto muito. Ambas não levam carne, somente legumes. A massa pode ser feita até dois dias antes se necessário, e voce tira da geladeira no dia do preparo.  Na semana  em que fiz uma também para uma amiga fiz a quantidade dobrada da massa.  É uma massa muito fácil de preparar, prática. E em um minuto fica pronta.  Na segunda feira tive um dia péssimo com os trens, e começar a semana com problema de transporte é uma droga. Acabei chegando em casa super tarde, com um humor pútrido. Andando da estação para casa resolvi que iria fazer a massa naquele dia, pois aquilo me relaxaria. Trabalhar com massa me faz ficar concentrada exatamente no que estou fazendo e minha mente não fica divagando.Ou remoendo.

torta deliciosa-3Na 3a ao chegar em casa eu só tinha tomates, um pimentão e abobrinhas. Então este foi o meu recheio. O resultado final foi uma torta salgada bem saboroso, acompanhada por uma salada verde com ervas.  As opções de recheio são infititas. Use o que tiver em casa. No dia em que fotografei as fotos principais deste post, o recheio foi de cogumelos, tomates e pimentões.  A foto de chamada para o blog foi do recheio com tomates e abobrinhas. E a massa…muito boa. Confesso que fiquei cutucando nas bordas da torta. Coisa feia, não é?

torta deliciosa-4

Entre trens atrasados – manhã e noite, mais problemas com os upgrades da Apple (desta vez no meu Mac Book Air) foram pequena coisas que fizeram minha semana mais agradáveis. Esta torta na sua versão repeteco, as lindas poppies na Tower of London ( clique no link para ver uma fantástica sessão de fotos), as luzes natalinas nas árvores espalhadas pela cidade, as lindas cores refletidas nas águas do Tâmisa na região central de Londres,  a Somerset House toda enfeitada já para o natal..pequenas coisas, mas que fazem uma diferença no nosso dia pois trazem uma distração para uma mente às vezes cansada e carregada.

Para quem gosta de tortas recomendo sem pestanejar o livro do Eric Landlard só de tortas. Em inglês ele se chama Tart it Up – um trocadilho bem humorado. Não consegui descobrir se tem uma versão em português. Não, não é post pago. É um livro muito bom, e gosto muito do Eric Landlard. E após participar de uma aula dele no evento Cake & Bake show no começo de outubro fique ainda mais fã. Ele é muito divertido, e de sua forma descontraída te faz querer tentar  tudo.

torta deliciosa-5

Na receita original se recomenda uma colher de chá de sal, mas achei excessivo para o meu gosto, e por essa razão uso somente ½ colher de chá.

Na primeira vez em que fiz esta receita usei uma forma de 23 cm. Outras vezes usei de 20 cm. Por isso recomendo as duas.

Dependendo se sua forma for funda ou não, você pode acabar com uns legumes de lado, pois não caberão nela. Coma-os juntamente com a torta e salada.

Ingredients:

Massa da torta

Recheio 1 para uma torta de 23cm

Rcheio 2 para uma torta de 20 cm

Para o recheio liquido

Instructions:

Pre-aqueca o forno – 180oC, antes de começar a preparar a massa. Você precisará do forno quente pros tomates.

Preparo da massa:

Coloque a farinha de trio e sal em uma tigela e use um fouet para misturar. Depois acrescente os cubos  de  manteiga, e com as pontas dos dedos pegue um punhado de farinha e manteiga e vá esfregando um contra o outro para ficar com uma textura esfarinhada. Recomendo que isto seja feito não dentro da tigela, mas a uma certa altura da mesma.  Repita estes movimentos até que toda a mistura fique  esfarelada. Então faça um furo no meio da mistura e jogue o leite e o ovo.  Faça uma garra com as mãos e  e comece a mexer para que os ingredientes se incorporem á massa (ou use a sua própria técnica aqui). Quando estiver tudo incorporado, e com uma textura uniforme transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada, e dê mais uma trabalhada. Na minha experiência você não terá que fazer muita coisa mais. Quando ficar macia faça uma bola, achate, e envolva em papel manteiga – prefiro papel manteiga a papel filme Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. 1 hora é o ideal na minha opinião.

Preparo:

Recheio no1

  1.    enquanto a massa descansa na geladeira prepare os legumes, e comece pelos tomates (sei que eles  não são legumes per se, mas me dê um desconto na inadequação para conseguir um ‘coletivo’ adequado). Pegue os tomates e corte-os ao meio. Transfira-os para uma assadeira forrada, com a parte cortada para cima – pode colocar umas folhinhas de tomilho sobre eles. Asse por dez minutos. Reserve. Deixe o forno ligado.
  2. corte as abobrinhas em rodelas médias/finas .   Primeiro refogue  o alho  em fatias finas sobre fogo médio/baixo, e quando começarem a ficar com cara de que estão bronzeando jogue as rodelas de abobrinha na panela.  Cozinhe tudo delicadamente por uns 10 minutos, virando de vez em quando. Quando pronto transfira para um prato forrado com papel toalha.
  3. ponha um pouquinho de azeite de oliva na mesma panela/frigideira em que refogou as abobrinhas. Pique o pimentão vermelho e leve à frigideira em fogo médio/baixo. refogue até que comece a amaciar. desligue o forno e reserve.
  4. Em uma tigela separada coloque  os ovos, creme de leite fresco,  sal e pimenta do reino. Caso queira colocar ervas ponha-as agora. Misture tudo e reserve.

Recheio no2

  1.    enquanto a massa descansa na geladeira prepare os legumes, e comece pelos tomates.  Pegue os tomates e corte-os ao meio. Transfira-os para uma assadeira forrada, com a parte cortada para cima – pode colocar umas folhinhas de tomilho por . Asse por dez minutos.
  2. corte  os cogumelos em fatias relativamente finas – usei os cogumelos da variedade ‘oyster’, mas você pode usar o que tiver em casa.   Primeiro refogue  o alho  em fatias finas sobre fogo médio/baixo, e quando começarem a ficar com cara de que estão bronzeando jogue os cogumelos na panela. Acrescente  os cogumelos e cozinhe tudo delicadamente por uns 10 minutos, virando de vez em quando. Quando pronto transfira para um prato forrado com papel toalha.
  3. ponha um pouquinho de azeite de oliva na mesma panela/frigideira em que refogou os cogumelos. Pique o pimentão vermelho e leve à frigideira em fogo médio/baixo. refogue até que comece a amaciar. desligue o forno e reserve.
  4. Em uma tigela separada coloque  os ovos, creme de leite fresco,  sal e pimenta do reino. Caso queira colocar ervas ponha-as agora. Misture tudo e reserve.

Preparo da massa:

  1. meia hora antes de você assar a massa retire-a da geladeira para que chegue à temperatura ambiente. Pegue a forma desejada,e reserve.
  2. coloque uma assadeira no forno
  3. abra a massa para o lado do fino e forre a forma. Faça uns furos no fundo da forma com um garfo e leve à geladeira por uns 30 min. Após este tempo retire da geladeira e cubra a forma com papel manteiga ou papel filme que pode ir ao forno. Jogue bolinhas de cerâmica/feijões na forma para cobrir todo o fundo.  Leve ao forno por uns 13/15 minutos. Após este tempo retire do forno, remova  as bolinhas de cerâmica/feijões e leve novamente ao forno por uns 7 minutos.Retire do forno e deixe esfriar completamente.
  4. Quando a massa estiver completamente fria coloque os legumes no fundo , arrumando do jeito que você quiser, e em seguida derrame o recheio líquido por cima. Nã0 deixe transbordar. Asse por uns 30-35 minutos.
  5. Retire do forno, deixe a massa esfriar um pouco antes de desenformar. Sirva acompanhado por uma salada verde com ervas.
2 Comments

Leave a Comment