Torta de frango e legumes de forno

6 Comments

Este prato não está com a cara muito boa, pois já o tínhamos atacado quando lembrei de tirar a foto. Mas como o sabor ficou muito bom e não é um prato que precisa de uma babá, o que é legal, pois se pode ir fazendo outras coisas, resolvi tirar a foto mesmo assim. O meu supermercado local é o Waitrose e além da publicação mensal deles tem uma outra publicação gratuita. Nela peguei esta receita, pois há muito tempo não fazia tortas. E com o tempo meio friozinho não tem coisa melhor. A massa foi comprada pronta, pois não teria muito tempo para ainda fazê-la. Você pode deixar o ovo de fora se quiser. Tem gente que não gosta. Na receita original se usou um frango inteiro, mas só comprei sobre-coxas. Se você preferir o frango inteiro depois de cozido terá que cortá-lo em pedaços para poder colocar na torta. Veja bem, a quantia abaixo deve ser adaptada dependendo de quantas bocas você for alimentar.

1.5g de frango de granja – daqueles que são criados correndo no terreiro

1 folha de louro

3 ramos de tomilho

Maço pequeno de salsinho

125g de espinafre

1 cebola inteira picada grosseiramente

30g de manteiga

75g de farinha de trigo

Pitada de noz moscada

3 ovos cozidos fatiados ou picados

500g de massa para torta

Leite para pincelar

Coloque o frango numa panela e cubra com água. Leve à fervura e retire certa espuma que vai aparecer na superfície. Coloque o louro, o tomilho e metade da salsinha na panela, assim como sal e pimenta do reino moída na hora. Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. Você pode ir fazer outras coisas enquanto o frango está cozinhando, pois vai demorar um tempão.

Prepare uma forma refratária e unte com manteiga. Reserve. Coloque água para ferver numa panela e jogue o espinafre dentro por 1 minuto. Jogue o espinafre numa peneira e reserve.

Quando faltar uns 20 minutos para o frango ficar pronto ligue o forno – 180ºC.

Assim que o frango ficar pronto retire da panela, reserve o caldo e ponha os pedaços na forma refratária. Espalhe o espinafre por cima. Numa outra panela coloque a manteiga e a cebola e mexa para refogar a cebola. Quando começar a ficar dourada acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre para evitar que empole. Depois vá acrescentando o caldo reservado aos poucos, mexendo sempre – uso um fouet, pois acho que facilita a manter uma textura macia. A textura deve ser quase de creme de leite, mas não tão grossa, pois o creme engrossa no forno. Retire do fogo e derrame sobre o frango. Salpique a salsinha e os ovos picados.

Abra a massa e revista o refratário com ela. Os pedaços que ficam sobrando podem ser usados para decorar a massa. Pincele com o leite. Faça uns furinhos com o garfo antes de levar a torta ao forno. Tempo: aproximadamente 30 minutos. Não deixe a massa queimar.

Para acompanhar a torta não queria fazer arroz. E resolvi fazer uns legumes assados no forno. Mais uma receita que não precisava de muitos cuidados. Usei beterraba, batata doce, pimentão vermelho, folhas de salvia, azeite de oliva e sal e pimenta do reino moída na hora.

Simplesmente descasquei os legumes e os cortei em ‘gomos’. Joguei todos numa assadeira, reguei com o azeite de oliva, sal e pimenta do reino..e por fim joguei as folhas de salvia.

Você pode usar também berinjelas pequenas, abóboras em fatias finas.

Pre-aqueça o forno a 200oC. O tempo necessário será de aproximadamente 30 minutos. Ótima combinação. O cheirinho na cozinha é delirante.

6 Comments
  • Dadivosa

    Responder

    Querida, quando vi essa tortinha me veio à mente as chicken pies do “Fuga das Galinhas” 😀
    Parece estar muito gostos, adoro espinafres… ah, e também guardo todas as receitas que vêm nas revistinhas de supermercado e folhetos promocionais. Se calhar ainda devo ter algumas do tempo em que estive por essas bandas …

    Beijos

  • Juliana

    Responder

    valentina! eu tambem faco compras no waitrose. eh mais perto de casa e, pra mim, o melhor de todos.
    so que eu nunca consigo pegar a revista que voce esta falando! nunca tem! ou tem e esta num lugar super-mega-ultra escondido que eu nao sei onde e! bummer!
    eu volta e meio faco aquelas receitas avulsas que eles deixam perto da porta de entrada. sao boas mesmo!
    e a cesta, indo bem? eu nao tive como contrata-los. nao tem ninguem pra receber la em casa. uma droga…
    beijao!

  • Cris

    Responder

    Estou até elaborando um cardapinho esta semana com tantas receitas boas que todas estão publicando, esta parece uma chicken pot pie, é isto mesmo? Bjs!

  • Silvia Arruda

    Responder

    Valentina, a torta de frango deve ficar deliciosa, mas acredita que os legumes assados no forno me deram mais água na boca?
    Bjos

  • Maria Helena

    Responder

    Concordo com a Eli, aqui em casa amamos tortas!!! e essa florzinha ficou show!!!

    Bjs

    Estou voltando devagar aos comentários e postagens no meu blog, já estava com saudades de todas vocês.

    Beijocas

    Maria Helena

    (PS – copiei e colei essa mensagenzinha padrão acima, porque é verdade e vou passar em todos os blogs hj…rs)

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Torta é realmente uma ótima pedida, eu gostei muito desse recheio. E ficou tão fofa com esse detalhe da flor em cima.

Leave a Comment