Torta de Banana com Chocolate

0 Comment

Fiquei meio dividida sobre se deveria ou não publicar esta receita. Porém não foi por causa do sabor que é incontestavelmente delicioso. Banana e chocolate… um pecado de combinação.Os sabores contrastam maravilhosamente. A crosta desta torta também é muito gostosa.
A receita é de uma Cláudia Cozinha, de Dez/Jan 2002. As minhas reservas foram quanto às quantidades de alguns ingredientes. Em primeiro lugar, embora tenha usado uma forma do tamanho indicado a quantidade de massa não foi suficiente para cobrir o fundo e as laterais. Só deu pro fundo. No final a formação ficou mais parecida com um cheesecake no sentido de que não teve lateral. Na próxima vez que fizer esta torta, pois certamente a farei novamente, vou aumentar um pouco a quantidade dos ingredientes.
Já na parte do recheio tive algumas objeções: a) a receita diz ‘1 tablete’ de chocolate, sem especificar a quantidade – 75g? 100g? Usei uma barra do chocolate daqui de 100g. Talvez você saiba qual o peso desta barra. Às vezes me irrito um pouco com esta falta de precisão nas receitas do Brasil. Nesta fase de internet as pessoas que acessam, neste caso, receitas, não moram somente no Brasil e ‘1 tablete’ não é muito explicativo; b) achei que as duas colheres de sopa de manteiga foram desnecessárias pois o mistura ficou um pouco gordurosa. Na hora de tirar as quantidades para cobrir as bananas tive bem cuidado para remover o que me pareceu uma parte meio gordurosa que ficou por cima. Porém talvez isto seja porque a barra que usei (de 100g) é maior que as barras do Brasil – você talvez possa esclarecer isto para mim; c) precisei usar um pouquinho mais de açúcar que o indicado pois embora não tenha revestido as bananas em muito açúcar a quantia da receita me pareceu insuficiente.
Agora os meus próprios comentários: fiz a massa no dia anterior e guardei na geladeira até o dia seguinte quando coloquei o recheio – muito boa. Ficou crocante. Gostei mesmo. Na receita original só se recomenda que se leve a torta ao forno pela segunda vez por 10minutos – a pincelada com ovo batido é um truque que aprendi e sempre uso. Acho que funciona super bem. A cachaça não é ingrediente da receita original mas como não tinha rum em casa resolvi usá-la.A barra de chocolate inteira que foi pedida na receita era de chocolate meio amargo, porém usei chocolate amargo já que a outra ½ barra era de chocolate ao leite que é bem doce.
Como comentei acima, a quantidade da massa não foi suficiente para revestir as laterais. A princípio me preocupei pois temi que o recheio fosse despencar. Porém o recheio ficou bem firme uma vez na geladeira. Fantástico!! Ótimo sabor. Realmente vou faze-la novamente, e novamente…Ficou bem na geladeira por 3 dias após o dia em que foi feita.

Torta de Banana com Chocolate
 
Ingredientes
Ingredientes para a massa:
  • 1 ¼ (150g) xícara de farinha de trigo
  • ¾ (150g) xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • ⅓ (60g) xícara de açúcar
  • ⅓ (30g) xícara de amêndoas sem pele e moídas
  • ½ colher de chá de essência de baunilha
  • 1 gema
  • 1 pitada de sal
Ingredienres para o recheio:
  • ½ (200ml) xícara de creme de leite
  • 2 (24g) colheres de sopa de manteiga
  • 1 (12g) colher de sopa de açúcar
  • 1 (15ml) colher de sopa de cachaça/rum
  • 1 (5ml) colher de chá de essência de baunilha
  • 3 bananas-nanicas médias em rodelas de 1 cm de espessura
  • 3 gemas
  • 1 tablete de chocolate amargo
  • ½ tablete de chocolate ao leite picado
Para polvilhar:
  • 1 ½ colher de sopa de cacau em pó
Fôrma:
  • 1 fôrma de fundo removível com 24 cm de diâmetro, untada e revestida com papel manteiga
Instruções
Preparo da Massa:
  1. Bata bem a manteiga com o açúcar, até que a mistura fique bem clara. Junte a gema e a baunilha e misture bem. Acrescente a amêndoa, o sal e a farinha e misture até ficar homogêneo.
  2. Ponha a massa na forma e espalhe para forrar o fundo e a lateral com a costa de uma colher. Deixe na geladeira por pelo menos 10 minutos. Aqueça o forno em temperatura média. Pincele com manteiga o papel-manteiga e forre a fôrma (a manteiga para baixo). Encha com grãos de feijão.
  3. Asse por 20 minutos ou até a borda começar a dourar. Remova o feijão e o papel. Pincele o fundo com gema batida com um garfo – isso fará com que a massa não fique fofa quando o recheio for colocado, por 10 minutos.
Preparo do Recheio:
  1. Aqueça o creme de leite até ferver. Transfira metade para uma tigela pequena e junte as gemas, misture usando um garfo ou mini fuê. Mexa e devolva à panela. Leve ao fogo abaixo e mexa até engrossar ligeiramente sem deixar ferver. Junte o chocolate, a manteiga e a essência de baunilha, misturando até ficar homogêneo. Deixe esfriar. Numa tigela, misture a banana com o açúcar e o rum. Arrume as rodelas sobre a massa. Cubra com o chocolate e alise com uma espátula. Deixe na geladeira por 1 hora Ao servir, polvilhe com cacau em pó. Se desejar, sirva com rodelas de banana.

 

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: