Torta de avelãs e figo

11 Comments

Quando vi esta receita já imaginei quando a faria no ano que vem, pois não tenho visto muitos figos por aqui. Porém ganhei figos de uma amiga e resolvi que faria as tortas. Inicialmente fiz metade da receita para ver como ficaria. Aproveito para me desculpar com quem havia lido o post inicial pois fiz uma confusão de avelãs e amêndoas. A torta leva avelãs.

Não usei a forma grande, pois continuo na minha missão de trabalhar com pequenas porções. Os comentários que coloquei foram resultados das minhas experiências.

O único comentário que faria é que o sabor das avelãs quase ofusca o dos figos. E olha que adoro avelãs. Ah,não se esqueça do mel.

125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

120g de açúcar (diminui a quantidade – o original era 150g)

75g de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento em pó

3 ovos médios batidos levemente

100g de avelãs moídas bem finas

50g de avelãs picadinhas

8 figos**

Mel para servir com as tortinhas

**os figos não devem ser muito maduros. Devem ser ainda firmes, e devem estar a caminho do amadurecimento.

Pré-aqueça o forno – 180oC. Unte e forre a forma de 20 cm e reserve. Eu usei formas pequenas – de 6.5 cm e outras um pouco maiores. As pequenas só foram bem untadas e não causaram problema na hora de desenformar. Acho que a forma maior que também será mais funda certamente pede ser forrada com o papel manteiga para facilitar a retirada da forma.

Bata o açúcar com a manteiga até que a mistura fique clara e ‘fofa’. Peneire a farinha e o fermento e acrescente à massa, alternadamente com os ovos usando uma colher de metal e sendo delicado ao misturar tudo. Acrescente as avelãs moídas e picadas, e misture também. Coloque a massa na forma(s) e não encha. Coloque no máximo ¾, pois a massa cresce e como você ainda vai colocar o figo isto vai empurrar um pouco da massa. Caso coloque demais a sua torta (inha) vai ficar algo grotesco – aconteceu comigo na primeira vez. Se você decidir usar a forma de 20 cm corte cada figo em dois e espalhe-os por cima antes de levar ao forno. Com a forminha de 6.5 cm só usei uma fatia relativamente fina do figo. Com a forminha um pouco maior ajustei a espessura da fatia.

A massa grande assará em 40 min. Fique de olho e faça o teste do palito. A menor forma ficou pronta em 10 min. E a média, em 20 min.

Na hora de servir dê uma leve regada com mel.

11 Comments
  • Verena

    Responder

    Val,que linda!!!Parece bem delicada!Vou experimentar qualquer hora…beijos!http://www.mangiachetefabene.wordpress.com

  • Ana

    Responder

    Que graca de torta Valentina, adorei, alem de linda deve ser mesmo uma delicia! Salivei agora!Ana

  • Nani do Paulo

    Responder

    Eu comentei a receita acima de olho na debaixo, rsrsrsTenho pés de figo em casa e adoroooo. E essa sua tortinha está torturante!Beijos!

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    Anmotada a receita. Acho que servirei com gléia de figos que ganhei de um amigo.Fiz o seu bolo molhado de coco pela segunda vez, ficou muito bom!bjinho,Nina (Gourmandise)

  • Ana

    Responder

    Menina, que blog maravilhoso vc tem! Experimentei a receita de panquecas mas com macas, ficou divina!!

  • Romy

    Responder

    Valentina… essa torta está uma tentação… tb sou grande apreciadora de figos… são uma delicia e as receitas só ficam a ganhar. 😉bjokas

  • Patricia

    Responder

    Amiga, a tortinha parece deliciosa!Talvez se você usar amêndoas ao invés de avelãs o sabor dos figos fique mais presente.

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Realmente a sua foto está profissional Tina. Amei a receita e esta tão lindo que da vontade de tirar da tela. 🙂

  • Cláudia

    Responder

    Sua foto está uma arte, como sempre. Adorei esta tortinha, e creio também que só o figo já bastaria com o mel.bjs

  • Laurinha

    Responder

    Que linda que ficou na foto, as pequenas realmente me conquistam…adorei, e quanto à noz?Beijinhos,

  • laila

    Responder

    Vale que loucura de torta! deve sre incrivel!!! mas fiquei na dúvida são avelãs ou amendoas? ou ambos?acredito q com avelãs o figo fique mais ofuscado…mas adorei, ficam lindas e os sabores…ai quero figos!!!! bjos

Leave a Comment