torta de aspargos com queijo de cabra

4 Comments

aspargosPonho minhas mãos para o céu e assumo o meu pecado: consumo excessivo de aspargos . Gosto muito destes verdinhos. Ontem, segunda,levei um susto ao encontrar um maço enorme deles na geladeira. Fico comprando na primeira oportunidade que tenho pra não faltar, e acabo no excesso. A primavera é irresistível com todas suas cores, cheiros e sabores. Outro dia estava preparando uma janta rápida às 8 da noite e enquanto preparava os aspagos tirando estas como folhas do caule, e comi um cru. Pela primeira vez. O sabor é absolutamente fresco, lembra um pouco as ervilhas sendo tiradas da casca ainda frescas. Divino. Já me deu outra opção para salada. Receita é o que não falta. Difícil é escolher. Tento nāo ficar fazendo as mesmas coisinhas toda estaçāo.

Os britânicos têm muito orgulho da qualidade de seus aspargos, e tão logo eles comecam a despontar do solo a falaçāo começa. Da vontade de dizer:’Tá bem, ja sei. Da para mudar o disco?’. Não sou grande conhecedora de aspargos, nāo fiz ‘tasting’ de aspargos de várias procedências para poder comprovar esta afirmação. Entāo fico só com minha limitada experiência, e digo que são ótimos de verdade.

asparagus and goats cheese-2Quando vi esta receita achei que ficaria bem com queijo de cabra. Acho que o original só pedia parmesão. E fiquei determinada a fazê-la. Tive que sair para fazer umas compras e aproveitei para parar na sessão de queijo do farmer shop que frequento para comprar um queijo. Queria um bem cremoso. Acabei comprando não só o que buscava, mas também outros mais queijos de cabra. No Reino Unido há uma variedade imensa de excelentes queijos. Não vou dizer que seja como na França, mas garanto que você se surpreenderia com a variedade e alta qualidade.  Este que comprei para a torta é da região de Sommerset, e se chama capricorn. O web site da companhia é a coisa mais bonitinha e bem humorada. Põe um sorriso no rosto da gente com certeza. Parece ilustraçāo de desenho animado, com a farra das cabras com as mais diversas vestimentas e expressōes – aqui. Tem receitas no site também, além de curiosidades da regiāo. Já estou de olho nas trufas com queijo de cabra. Voltando ao queijo da receita, compre um queijo que seja cremoso, bem macio.  A preferência é algo que vai se incorporar bem ao resto dos ingredientes.
asparagus and goats cheese-3Acho que a Léia do Cuchiaio Pieno gostaria desta. Pena que neste encontro que tivemos não rolou comida caseira. Mas no nosso próximo encontro vai rolar. A Léia é sinônimo de doçura, e nos demos muito bem. Parecia que estava me encontrando com uma velha amiga. Jutamente com o marido dela, o Michele, demos muitas risadas, conversamos sobre mil coisas, comemos umas deliciosas fritas de batata doce…e nos divertimos basicamente. Não tirei nem uma fotinho para dividir aqui, mas dá uma passada no blog da Léia para ler sobre a viagem dela a Londres. Tudo teria sido mais perfeito se tivéssemos dividido esta torta também.fatia

Ingredients:

Instructions:

Tire as pontas dos aspargos, lave em agua corrente e enxugue com uma toalinha de papel ou pano de prato limpo. Aqueca agua e quando ela comecar a ferve jogue os aspargos dentro por uns 3/5 minutos – dependendo da espessura deles pois alguns sao bem gorduchos. Apos este tempo transfira-os imediatamente para uma tigela com agua com gelo para parar o cozimento.

Caso você vá preparar a sua massa folhada com aquela sua receita favorita, só pre-aqueça o forno quando a massa estiver pronta para ser trabalhada. E se tiver massa pronta na geladeira – aquela que fica para as emergências, retire-a da geladeira e deixe chegar à temperatura ambiente. Pegue uma assadeira aberta grande e reserve. Pre-aqueça o forno – 200oC. Abra a massa uma vez que esteja na temperatura ambiente sobre uma superficie forrada com papel manteiga. Faça uma corte um pouco superficial na massa como se estivesse desenhando uma moldura na massa. 1.5 cm aproximadamente.  Faça furos no centro da massa com um garfo – isso faz com que a massa não suba tanto. Asse por 20 minutos no forno preaquecido. Retire do forno após este tempo e empurre o centro da massa para baixo. Abaixe a temperatura para 160oC. Você deve ficar com as bordas levantadas, e o centro afundado. O recheio – creme e aspargos, vão no centro.

Coloque os ingredientes do recheio em um processador ou vasilha e bata tudo. Não coloco aqui a quantia de queijo de cabra pois usei a gosto. Provei e quando achei que o sabor estava a gosto, temperei e transferi o creme líquido para o centro da massa. Disponha os aspargos no centro da massa, com folhinhas de tomilho. Coloque um fio de azeite de oliva extra virgem sobre a mistura,  e leve ao forno quando a temperatura chegar na temperatura de 160oC. Asse por uns 25 minutos ou até que o centro fique estouradinho. Retire do forno, deixe esfriar. Sirva com umas folhinhas de hortela.

4 Comments
  • Christiane Quinn on Facebook

    Responder

    muito Cris

  • Cristina Barros on Facebook

    Responder

    Hummmmm …. Parece delicioso mesmo….. 🙂

  • Christiane Quinn on Facebook

    Responder

    Minha versão……ficou delicioso….principalmente quando a chefe liga para saber como estava indo….Delicioso Tina. Meu filho disse que tenho que cozinhar assim todos os dias.
    Fiquei morta de inveja do teu quinta, contendo ate plantacao de aspargos. ai ai

    • valentinajacome

      Oi Chris querida, ha ha. Agora ja ri.Vou colocar o resto da receita. Teu filho tem bom paladar. Super beijoca.

Leave a Comment