torta de ameixas frescas e pistacho

13 Comments

Esta época do ano é tão maravilhosa para os amantes de frutas. São uns 3 meses pelo menos de abundância. É de enlouquecer. E no mês de agosto se têm imensa abundância das ameixas frescas, as variedades inglesas, tão lindas, suculentas e estupidamente doces. As da variedade victoria, em homenage à rainha Victoria, são as minhas favoritas. Matam a fome e a sede de uma só pedrada. Este ano comprei umas ameixas frescas inglesas que são bem pequetitas, parecendo azeitonas de tão pequenas. Ponho na geladeira e retiro pouco depois. Só as ponho na Brastemp pois as adoro bem geladinhas, nestes dias de calor horroroso que tivemos. Basta que fiquem por uma hora que ja muda a temperatura.

Quis fazer um bolo para a minha amiga Paula e ao ver a receita deste bolo fiquei doidinha por causa do pistache. Confesso que a princípio achei que deveria usar uma receita de bolo de ameixa que tenho que é sempre um sucesso, fica uma delicia se colocas na geladeira também. É esta aqui. Mas o pistache..ai, ai…não deu para resistir. E o bolo é de peparo SUPER rápido. O que pode te dar mais trabalho é retirar a semente das ameixas. Mas também se tens uma faquinha amolada fica tudo bem.

O bolo fica bem úmido e com gosto de meio azedinho por conta do limão.Que combinação divina. E simples diga-se de passagem. Bom, sei que no Brasil o pistache é caro. Então não tão simples assim. Já estou aqui planejando refazê-lo com as mini ameixas, nas forminhas de friands, também em forminas de mini-bolo..tudo para dar de presente.

Queria deixar uma nota aqui que na forma de 22 cm ele fica um bolo baixo. Se vc diminuir o tamanho da forma não esqueça de ajustar o tempo no forno. Fique de olho.

torta de ameixas frescas e pistacho
 
Ingredientes
500g de ameixas frescas sem caroço
  • 50g de pistachio sem casca
  • 175g de manteiga em temperatura ambiente amaciada
  • 175g de açúcar
  • 3 ovos
  • 175g de farinha de trigo
  • 1 ¼ colher de chá de fermento para bolo
  • raspa e suco de 1 limão amarelo
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar
Instruções
Preaqueça o forno – 180oC. Unte uma forma de 22cm e forre o fundo com papel manteiga.Reserve.
  1. Pegue as ameixas e corte cada uma em quatro partes.Reserve. Ponha o pistache num processador e processe até que vire como que uma farinha. Depois acrescente a manteiga, os ovos, o açúcar, a farinha de trigo, o fermento, a raspa e o suco de limão.Processe para adquirir uma mistura macia e cremosa. Derrame metade da mistura na forma, espalhe metade das fatias de ameixas por cima. Depois derrame a outra metade da mistura e decore com o restante das ameixas. Leve ao forno por uns 45 minutos – ou até que o bolo fique firme e de cor dourada. Retire e deixe esfriar na forma por uns 5 minutos e transfira para uma grelha. Quando tiver completamente frio salpique com o açúcar de confeiteiro. E sirva.
  2. *caso vc não tenha processador, ou caso o seu seja pequeno, use-o só para o pistache. Depois ponha tudo na batedeira. Assim também fica bem. Só lembre-se de não bater demais, somente até os ingredientes se misturarem e ficar com uma mistura cremosa.
  3. ** dependendo do tamanho das ameixas que tenho so uso 3. Duas no fundo, e cortada em fatias que espalho no fundo da forma por cima de uma camada fina de massa, e mais uma que ponho por cima, também fatiada. Você pode arrumar as fatias no formato de flor.

 

SaveSave

13 Comments
  • Cris

    Responder

    A melhor ameixa que já comi até hoje foi em Minas, na serra da Mantiqueira, ela é muito doce! Eu fico só imaginando o sabor num bolo… Bjs!

  • valentina

    Responder

    Cravo, aquela outra receita é maravilhosa!!!gosto imenso.Ah, Brisa, que legal!! Obrigada por me contar querida.Laila, combina bem,não?!? fiquei encantada. Agora so quero comprar uns pistaches divinos duma loja de donos iranianos pois tem os melhores pistaches..e vou fazê-la novamente.Eli, se der faça pois é ótimo.Pat, então tens que fazer a receita amiga.Marcel e Nina, se fizeres me conta,tá?agdah,sou loucas por elas.Dinha, sou do teu clube.Laurinha, não sabes o que estás perdendo.goretti, e sabor também.Marize, e realmente é divinal.; o )

  • Marizé

    Responder

    Parece divinal. Parabens!

  • Goretti

    Responder

    Está com um aspecto divinal…

  • Laurinha

    Responder

    Que delícia deve ser! Nunca fiz um bolo utilizando pistache…Adoro a combinação de doce c/azedinho, fica especial.Beijinhos,

  • Dinha

    Responder

    Valentina, gosto muito de ameixas, sejam elas frescas e secas! Fiz uma torta de ameixa seca, e esta sua já estou de olho também. Muito apetitosa.Abraços.

  • Agdah

    Responder

    As ameixas, embora não tão doces, também estão abundando por aqui.

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    Já está anotada. bjo.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, eu sou doidinha por ameixas. Adoro!Esse bolo está lindo!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Nossa amiga que pecado!! Além de lindo fiquei imaginando o sabor!

  • laila

    Responder

    ai Valentina fiz há algum tempo uma torta de ameixa com pistache pra uma amiga tbm..saiu assim de improviso ams adoreoi a combinação de cores/sabores, e a sua está linda!!!ah e vai tão poquinho de pistache, o bolso nem sente… bjos

  • brisak

    Responder

    Val,passando pra contar que fiz os “Beijos de Dama” (30/Dez/06)no weekend passado e ficaram deliciosas!!:)) A casa inteira perfumou e todo mundo adorou. eu nao respinguei o chocolate, pois no mesmo dia fiz (de novo!) o Bolo do Pierre Herme (meu filho AMA AMA AMA)..Obrigada pela dica:))BeijosBri

  • O Cravo da Índia

    Responder

    Há uma altura do ano em que a minha cozinha é inundada de ameixas! No ano passado eu fiz a sua outra receita de bolo de ameixa, e como tinha gostado tanto, este ano voltei a usá-la, mas dividi a massa por formas de muffins. Gosto muito dessa receita. Para o ano, experimento esta, mas tenho que encontrar substituto para os pistachos, porque em Portugal, nunca os vi sem ser com sal.

Leave a Comment

Rate this recipe: