Torta Alla Gianduia

1 Comment

Antes de mais nada queria dizer que corrigi o texto inicial em que falava em amendoas. A receita e com avelãs mas as vezes me confundo.Obrigada Renata pela refrescada de memoria. Garanto a todos que este bolo nao sera igualmente maravilhoso com amendoas.

Se você gosta de avelãs e chocolate, não necessariamente nesta ordem, você amará este bolo. Ele não leva farinha de trigo, então você imagina a festa de chocolate. As avelãs estão na forma de avelãs crocantes e nutella. Isso mesmo, nutella.

Quando eu era mais jovem, pois sou uma mocinha, comia nutella no pão.Minha Nossa Senhora, eu nem era gordinha.Hoje em dia se pensar em come-la desta forma acordarei 6 kilos mais gorda. Voltando ao bolo, a receita é de um livro da Nigella Lawson, How to be a Domestic Goddess.Esta delícia é super fácil de fazer, mas o visual fica tão lindo que ele vai bem em qualquer ocasião cerimoniosa.Vai impressionar sem falta.Se você tiver frangélico em casa ótimo, caso contrário não se desanime pois não é imprescendível. Você pode substituí-lo por rum ou mesmo água.

Quanto às avelãs tostadas, por favor não as coloque sobre a cobertura antes que esfriem caso contrário a cobertura se derreterá.

O bolo fica bem úmido, uma delícia com um gosto concentrado de chocolate. Divino.

Torta Alla Gianduia
 
Ingredientes
Ingredientes para o bolo:
  • 6 ovos grandes, separados
  • Pitada de sal
  • 125h de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 400g de nutella (um pote grande)
  • 1 colher de sopa de frangélico (ou rum ou água)
  • 100g de avelãs picadas
  • 100g de chocolate amargo de ótima qualidade derretido
Fôrma:
  • Forma de abrir de 23 cm, untada e forrada com papel alumínio
Ingredientes para a cobertura:
  • 100g de avelãs inteiras, levemente tostadas
  • 125g de creme de leite com soro
  • 1 colher de chá de Frangélico, água ou rum
  • 125g de chocolate amargo de boa qualidade
Instruções
Preparo
  1. Pre-aqueça o forno em temperatura de 180oC.
  2. Derreta o chocolate e reserve para que esfrie.
  3. Bata as claras em neve com uma pitada de sal até que fiquem bem firmes mas não excessivamente. Gosto de fazer o truque da bacia de cabeça pra baixo.Quando posso virar a bacia/tigela de cabeça pra baixo sem que as claras caiam na minha cabeça estarão prontas. Pode crer que este truque é ótimo.Aprendi num programa de televisão – confesso que na primeira vez que fiz já tinha deixado um pano de chão pronto pra ajudar a limpar a bagunça. Falta de fé é fogo. Reserve.
  4. Bata a nutella e manteiga numa vasilha e acrescente o Frangélico ou substituto quando a mistura estiver uniforme. Vá acrescentando as gemas aos poucos e por último as avelãs. Por fim acrescente as claras em neves.Mas não o faça de uma vez. Primeiro coloque uma colherada bem cheia e misture bem. O restante das claras devem ser acrescentadas em 3 vezes, e misturadas levemente. Transfira a massa para a forma previamente preparada e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que a massa se despregue das laterais. Retire a forma do forno e deixe esfriar.
  5. Enquanto isso toste as avelãs inteiras sem queimá-las, e reserve para que esfriem. Você pode utilizar uma frigideira ou uma assadeira. Quando o bolo estiver frio coloque todos os ingredientes numa panela – só deixando as avelãs tostadas de fora. Leve a panela ao fogo e mexa até que o chocolate derreta. Retire do forno e bata bem com um fue para adquirir a consistência de cobertura. Retire o bolo da forma deixando a base e coloque-o num prato de bolo. Espalhe a cobertura sobre o bolo e decore com as avelãs.


1 Comments
  • Anonymous

    Responder

    Retire do forno e bata bem com um fue para adquirir a consistência de cobertura… retirar oque? o bolo??tem q bater o bolo depois???? 😛Como assim retirar o bolo da forma deixando a base??? que isso?? não da pra entender direito… da pra explicar melhor????

Leave a Comment

Rate this recipe: