Torradas de camarão

3 Comments

Já comi muitas torradas de camarão em restaurantes tailandeses através dos anos. No menu estão como ‘prawn toast’.  Algumas tão emborrachadas. Poucas realmente saborosas. Mas não conseguia me desligar delas. E sempre as pedia como entrada.  Dentro dos poucos lugares aonde serviam uma ‘prawn toast’ saborosa estava um restaurantezinho tailandês em Notting Hill, na Hereford Road. Fui levada lá por uma senhoria tailandêsa que tive, Mrs Ping. Se casou com um inglês, mas mantinha o seu sobrenome de solteira. Restaurante tailandês recomendado por uma tailandêsa tinha que ser bom. E era. Ficava a 5 minutos da minha casa que era bem na Pembridge Villas. 5 minutos para uma deliciosa refeição, aonde até as torrinhas eram saborosas.

prawn toast-3

Nunca pensei em recriá-las em casa. Sem nenhuma razão específica. Mas um dia folheando um dos livros do Bill Granger que tenho – Bill’s Basics, e a encontrando uma receita das toasts resolvi fazer umas. Para matar as saudades. Uma das coisas que gostei muito da receita do Bill é que os camarões são picados e não colocados no processador. Não gosto da textura  que o processador deixa. Nesta receita do Bill a textura do camarão ainda pode ser reconhecida como textura de camarão. E uso sempre pão sourdough. Mas pode se usar pão francês ou mesmo pão de forma. Porêm confesso que pão de forma deve dar uma textura meio medíocre. Dê preferência ao pão francês. Sei que a aparência da torrada não é muito tentadora, mas deixe este fator de lado. É um ótimo tira-gosto. E gosto de colocar um molinho de pimenta no meu.

prawn toast-4

prawn toast-5

Ingredients:

Instructions:

Pique os camarões bem picadinhos. Coloque os pedaços em um tigela. Acrescente  a cebolinha picada, o alho, o gengibre, a clara, o amido de milho sal e pimenta do reino. Misture tudo. Reserve.

Pegue o pao e corte em fatias pequenas – triangulos, quadrados. Espalhe a mistura por cima das fatias, salpicando a mistura com sementes de gergelim. Fiz fatias médias/pequenas, e rendeu 6. Coloque as fatias em um prato grande ou travessa e leve à geladeira por pelo menos 15 minutos.

Retire as torradas da geladeira. Aqueça o óleo em uma frigideira -não será necessário muito óleo pois esta é uma fritura rasa (se tal expressão existe). Quando  o óleo estiver quente coloque as torradas na frigideira com a mistura de camarão  virada para baixo. Faça uma pequena pressão nas torradas. Quando a mistura estiver cozida  vire a torrada, e deixe por uns dois minutos para tostar a parte de trás da torrada. Retire do fogo e transfira para um prato grande ou bandeja.  Coloque umas folhinhas de coentro por cima – ou salsinha caso você não goste de coentro, e sirva. Uma cervejinha gelada acompanhando é uma ótima pedida.

3 Comments
  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, vou ter de discordar de vc: a aparência está ótima! Fiquei com água na boca. João adora camarão, vou fazer para ele!

  • Lylia

    Responder

    Querida Valentina,
    Até suspirei com essas torradas.Fiquei imaginando o sabor.Devem ser mesmo muito gostosas.
    Saudades de você.
    Bj,
    Lyli

    • valentinajacome

      Querida Lylia, são ótimas para um aperitivo no fim de semana.

Leave a Comment