Tomates Assados no Forno e Recheados com Couscous

0 Comment

Estava com estes tomates na geladeira ha uns dias e ficava matutando sobre o que fazer. Queria algo simples, gostoso e que desse imenso prazer ao paladar. Tenho uma inquietação imensa às vezes e fico atrás de novas possibilidades. Muitas vezes gostaria de fazer a mesma receita over and over again. Mas não consigo. Claro que repito as favoritas, mas a minha imensa inquietação não me deixa. Na verdade até mesmo muitas receitas quando as faço de novo costumam ser levemente mexidas. Meu namorado que adora o contrário fica louquinho. Vira e mexe fala: ‘Pra que você mexeu?’. Ele não entende, pois muitas vezes as pequenas alterações podem ser um total sucesso. É claro que assumo que em certas ocasiões as inovações se provam desastrosas, mas se tem que tentar. Voltando a receita, esta combinou dois favoritos: os danados dos tomates e couscous. Estou numa fase de muito couscous. Terrível.

Delícia de tomates.. recheados com couscous..e umas coisinhas a mais para deixar tudo mais saboroso. Meus favoritos do recheio: a páprica que dá um toque andaluz inconfundível – pelo menos para mim, o coentro porque é maravilhoso por excelência me desculpem as más línguas, as passas brancas, pois dão um leve toque adocicado, e as castanhas porque dão um sabor assim Ceará e crocante. O preparo é rápido, e tem um pouco de tudo: doce, acídico, salgadinho, perfumado..

  • 150g de couscous
  • 4 tomates grandes (os meus não eram muito grandes e não deu para colocar muito couscous dentro – tive que fazer o sacrifício de comer o restante com a colher)
  • 1 dente de alho espremido
  • 1 colher de chá de páprica
  • 4 cebolinhas verdes picadinhas
  • 1 macinho de coentro picadinho
  • 1 macinho de hortelã picadinha
  • Sumo de um limão
  • 50 de castanhas de caju tostadinhas na frigideira e depois picadinhas
  • 50g de passas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Pre-aqueça o forno – 200oC.

Prepare o couscous básico numa travessa. Reserve. Corte tampinhas nos tomates, aproximadamente 1/3 do bichinho. Retire as sementes tanto da parte grande (os 2/3), como do 1/3 da tampa se tiver semente dentro, e ponha todas as sementes numa tigelinha. Você quer deixar o seu tomate bem preparadinho para receber o recheio mais tarde. Uma vez limpos e aparadinhos reserve os tomates também.

Na tigelinha com as sementes acrescente o alho espremido e a páprica. Misture bem e jogue na travessa com o couscous, utilizando um garfo.

Numa outra vasilha coloque a cebolinha, o coentro, a hortelã, o sumo de limão, as castanhas de caju, as passas e o azeite de oliva. Misture bem e jogue na travessa com o couscous já previamente misturado com a páprica e alho. Mais uma vez utilize um garfo para misturar tudo, pois assim o couscous fica bem ‘fofo’.

Pegue um refratário e deixe à mão. Vá pegando os tomates um por um e recheando com o couscous delícia – meu apelido particular. Utilizei as mãos lavadinhas para empurrar bastante couscous dentro de cada tomate. Achei que com a colher não se consegue ser tão generoso. À medida em que for preparando os tomates – sem esquecer de colocar os ‘chapéus’ neles, vá colocando os mesmos no refratário. Regue com um pouco de azeite de oliva. Quando pronto leve ao forno por uns 20 min.

0 Comments

Leave a Comment