Tomate com leite de coco e o Zakuskas

8 Comments


Esta receita foi preparada para um evento intitulado Ẃeekend Herb Blogging – por isso o símbolo acima. Aqui em português quero dedicá-la a uma pessoa muito querida, a Tânia Saj. Amiga de Cybercook e a quem tive a oportunidade de conhecer pessoalmente quando estive em São Paulo há uns anos atrás. A Tânia está com o seu próprio blog agora – já estava mais que na hora pois ela é uma pessoa fantástica e de receitas práticas, saborosas, incrementadas..Faz de tudo um pouco. O seu blog é mais que somente um blog de receitas. Sei que muitos de vocês ja conhecem o blog, mas quem ainda não teve o prazer não deve perder tempo. Chama-se Zakuskas – é só clicar no nome para ir parar nele. Acho que ela gostaria deste prato.

Ingredientes:

3 colheres sopa azeite de oliva/ óleo vegetal
2 dentes de alho bem picadinhos
1 pimenta verde, picadinha* caso não goste de muita pimenta retire as sementes
Um pedaço equivalente à cabeça do dedão de gengibre, cortado bem fininho
½ colher chá pimenta em flocos
1 colher chá coentro em pó
1 colher chá cúrcuma
½ colher chá cominho em pó
6 cardamomos verdes levemente esmagados
12 tomates relativamente grandes cortados em rodelas
50 ml leite de coco
Coentro fresco picadinho

Preparo: Coloque uma frigideira de laterias altas no fogo com o óleo/azeite e deixe esquentar. Acrescente o alho, pimenta e gengibre e cozinhe até que fiquem macios mas não dourados.Acrescente a pimenta em flocos, coentro, cúrcuma, cominho e cardamomo.Deixe os temperos esquentarem um pouco e então jogue 1/3 dos tomates na panela juntamente com 100ml de água. Deixe ferver, e então jogue o restante dos tomates dentro da frigideira. Espalhe bem e acrescente o leite de coco. Deixe esquentar mas não deixe mais ferver. Ajuste o sal. Quando os tomates estiverem bem macios, salpique o coentro por cima e sirva ou com arroz branco ou com um bom pão tostado.

8 Comments
  • Eliana Scaramal

    Responder

    Eu amei a receita, as fotos e a indicação do blog que é realmente muito legal!

  • Cris

    Responder

    Dá para sentir o amor com que você preparou esta receita… a decoração ficou linda! Uma pergunta, qual a marca de sua câmera? As fotos estão surpreendentes. É claro que seu olhar vale tudo, mas elas estão com um toque diferente ultimamente. Bjs!

  • Ana

    Responder

    Adorei, hummm!Ana

  • graziella

    Responder

    que linda apresentaçao !!

  • Cláudia

    Responder

    Olha, é difícil dizer com o que não ficaria bom este molho divino. Com um pão rústico e uma taça de vinho…bjs

  • ameixa seca

    Responder

    Estava aqui a pensar numa massa como base 😉 Mas no pão também é boa ideia!Muitas felicidades para o Zazuskas 🙂

  • Iliane

    Responder

    amiga..que receita boa…e..que talher lindo?kkkkk..eu sepre fico de olho nos “detalhes!” porque amo..os detalhes..bjus..li

  • Tânia Saj

    Responder

    Você realmente é um doce, Valentina, sempre surpreendendo….agradeço imenso a dedicação desta receita.Ah, e vc se enganou quando disse que eu iria gostar desse prato…e não gostei…EU AMEI!!!Toda esta mescla de condimentos e temperos já me fez salivar.Com certeza mais uma “zakuska” para experimentar!Obrigada!Beijão

Leave a Comment