Tijolinhos de Avelã

0 Comment

Estes tijolinhos são a mistura de bolo mais rápida de preparar que já vi. Não levam manteiga então não é necessário esperar que a manteiga fique em temperatura ambiente. Esta receita é de um dos meus livros favoritos, o da confeitaria/padaria Magnólia em Nova Iorque. Nunca estive por lá, mas as receitas são bárbaras, sempre ficam boas e se eles dizem que uma receita é fácil ou difícil é exatamente como descrito.

Tijolinho é a minha denominação para o que se chama em inglês ‘slices’. Estes ‘bolos’ que não crescem muito, ficam meio ‘achatados’(muito importante respeitar o tamanho da forma sugerido), e ao se cortar ficam como pequenos retângulos ou quadrados me lembram tijolos. Existem trilhões de receitas, algumas com a parte do recheio sendo de frutas secas ou geléias, aveia na parte de cima, e milhões de outras combinações. Escolhi esta de avelã para colocar aqui, pois é bem prática. Acho que este tipo de ‘bolo’ não é comum no Brasil. Se fizerem espero que gostem. O perigo, na minha opinião, é que por os pedaços serem pequenos a gente ficam comendo, comendo..e quando se dá conta comeu um horror.


Tijolinhos de Avelã
 
Ingredientes
  • ½ xícara mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • ¼ colher de chá de bicarbonato de soda
  • ¼ colher de chá de sal
  • 1 xícara de açúcar mascavo peneirado e bem compacto na xícara
  • 1 ovo grande em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de chá de avelãs picadas ou nozes
Instruções
Preparo
  1. Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte uma forma de 20cmx20cm.
  2. Numa vasilha pequena coloque a farinha de trigo, o bicarbonato e sal. Reserve.
  3. Numa vasilha média coloque o ovo, o açúcar e a baunilha e bata numa batedeira em velocidade média até que a mistura fique bem cremosa e uniforme. Acrescente os ingredientes secos e mexa bem. Jogue as avelãs/nozes reservando duas colheres de sopa da medida para depois. Transfira a mistura para a forma previamente untada. Unte a ponta dos dedos com margarina ou óleo vegetal e espalhe a massa pela forma – acho que fica mais fácil de fazer isto com os dedos untados. É importante espalhar a massa uniformemente pela forma, a camada é fina mesmo.Não se assuste.Quando estiver tudo bem espalhado salpique as duas colheres de avelãs/nozes restantes por cima e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos. Quando tiver passado 20 min cheque – o centro deve estar um pouco molinho. É importante não assar muito para não ressecar. E se tem que ficar de olho.
  4. Retire do forno e deixe esfriar na forma. Caso tenha feito a noite cubra a forma com plástico pvc e espere até de manhã antes de desinformar. Caso contrário espere alguns horas antes de desinformar. Corte em quadradinhos lembrando uns tijolinhos e sirva.

 

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: