tijolinhos de amêndoas e curd de maracujá

12 Comments

tijolinhos de amendoas e maracuja-2Frangipane é uma criação dos deuses que inventaram a patisserie. Deve ter um Deus Amêndoa com um ego do tamanho do universo e que um dia resolveu que iria deixar a sua marca através do séculos, e milênios. Sua criação penetraria o corpo dos seres da terra pela boca e despertaria todos os sentidos causando uma sensação de prazer tão imensa que todos iriam sempre tentar recriar aquela sensação. E esta repetição seria a imortalização desta deidade. A criação não demandaria exclusividade, e poderia ser ser acompanhada. Mas suas qualidades seriam sempre as mais prevalentes.

tijolinhos de amendoas e maracuja-4

Estava em casa outro dia mexendo na geladeira e vi que tinha um pouquinho de curd de maracujá aberto. Fiquei com medo de que ela estragasse pois já estava aberta há um tempinho e resolvi que iria fazer algo que me permitisse usá-la. E optei por uma criação que levasse a base de shortbread, e a parte de cima de frangipane. Como se fosse uma torta bakewell de certa forma. O curd de maracujá iria por cima da base de biscoitos. Aí esta a maravilhosa frangipane nos deliciando com seu divino sabor, mas ao mesmo tempo deixando que o maracujá  suba ao palco assim como o crocante shortbread.

Joguei umas sementes de papoula na frangipane pois achei que ficaria muito gracioso colocar sardas neste trio. Não sei vocês estão encontrando sementes de papoulas facilmente hoje em dia, mas no Blog Utensílios há um bom artigo explicando bem para quem não entendeu porque elas desapareceram do mercado, e também comenta sobre alguém que vende no Mercado Livre.

tijolinhos de amendoas e maracuja-6

tijolinhos de amendoas e maracuja-7

 

Ingredients:

Instructions:

Pre-aqueça o forno – 18o0C. Você precisará de uma assadeira de aproximadamente  20 x 34 cm. Da última vez em que fiz esta receita testei em uma de 17cm x 17cm. Tive então que aumentar o tempo no forno  e uma parte da massa dos biscoitos não deu para usar. Queria manter a base um tanto quanto fina. Coloque quase todo o frangipane. Então caso você queira ou precise usar uma forma de tamanho diferente não se esqueça de fazer os ajustes necessários. Bem, unte a assadeira que for usar e forre com papel manteiga. É importante deixar um pouco de papel manteiga nas laterais como uma amba pois vão ajudar a retirar a massa da assadeira quando pronta.

Preparo do shortbread:

Coloque todos os ingredientes em uma batedeira, e bata com aquela pá de batedeira até que a mistura fique com uma consistência de areia.  Você pode usar as mãos ao invés da batedeira. Ao atingir o ponto desejado retire a massa e espalhe pelo fundo da assadeira. Recomendo usar a parte de trás de uma colher ou uma espátula para não acrescentar muito calor à mistura . Leve ao forno para assar por 15 min. Quando ficar dourado retire do forno, baixe a temperatura para 1650C, e deixe sobre uma grelha até que esfrie completamente.

Enquanto a  base assa prepare o frangipane:

Bata o açúcar e a manteiga em uma tigela de batedeira e bata por uns dois minutos em temperatura média.Depois acrescente aos poucos e de forma intercalada os ovos e as amêndoas moídas. Por fim ponha a semente de papoula – a gosto, parei de colocar quando achei que esta com sardas suficientes.

Montando

Sobre a base de biscoitos espalhe todo o curd de maneira igual. Depois  ponha todo o frangipane por cima e espalhe igualmente sobre os itens já na assadeira. Asse por 25 minutos, teste com um palito e se ele sair seco retire a mistura do forno. Caso tenha que ajustar a receita em uma forma de tamanho diferente lembre-se de ajustar o tempo de forno também. Ponha a forma sobre uma grelha para esfriar. Quando estiver completamente frio use as abas para erguer a mistura e transferí-la para uma bandeja. Corte pedaços do tamanho desejado e sirva.

12 Comments
  • Letícia

    Responder

    Ai, estou desenvolvendo o hábito de comentar posts mentalmente e achar que comentei de verdade.

    O que eu deveria ter escrito desde que vi essa postagem é que esses tijolinhos são um poema! Só de ler a descrição deliciosa que você faz deles, quase dá para sentir o gostinho!

    Beijos!

    • valentinajacome

      Le, achei uma graça este comentaria de fazer comentários mentalmente. Eles são muito charmosos na apresentação, e não decepcionam no sabor.

  • Lylia

    Responder

    Sabe que nunca fiz frangipane, Valentina! E Mas, você descreveu tão bem que me deu a maior vontade de experimentar.E, com curd de maracujá, melhor ainda.
    Bj,
    Lylia

    • valentinajacome

      Lylia, então você tem que retificar isto o mais rápido possível pois tenho certeza de que vc amará frangipane. xx

  • Danielle Carneiro

    Responder

    Oi Valentina! Estou passando pra agradecer a visitinha no meu blog e aproveitando para ficar com água na boca por causa dessa receita!
    Vc é muito talentosa! Parabéns!
    Beijos.

    • valentinajacome

      Dani querida, obrigada pela visita. Vc é uma querida.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tudo que eu amo aqui, Tina: amêndoa com maracujá. Que combinação deliciosa, adorei o toque de sementes de papoula, o visual dos quaradinhos ficou lindo.

    • valentinajacome

      Oi Pat, obrigada pelo elogio a estes quadradinhos.

  • Cucchiao pieno

    Responder

    Bom dia querida!
    Realmente frangipane é uma criação dos deuses e outra criação deles é seguramente esses maravilhosos tijolinhos, que me fizeram salivar – nham, nham…
    As sementes de papoula deram um aspecto lindo a eles.
    Te desejo uma ótima semana.
    Bjim
    Léia

    • valentinajacome

      Querida, uma excelente semana para vc também. Sempre bom te ver por aqui.

  • Ameixinha

    Responder

    Maracujá é tão bom e assim pintalgados de sementes de papoila, estes quadrados ficaram super apetecíveis. Tem a cara da primavera 🙂
    Um beijo

    • valentinajacome

      Que bom que vc também e do time do maracujá.

Leave a Comment