Tarteletes de Maracujá

9 Comments


Tenho um livro chamado Canapés que é cheio de ótimas idéias. E a maioria não é super complicada, muito pelo contrário. Das várias receitas de ‘tarteletes’ uma pela qual tenho um carinho imenso é a de maracujá. Talvez por ser uma eterna apaixonada por maracujá – cor, sabor, cheiro. O preparo é bem simples, e o resultado é um mimo.

Para os tarteletes mesmo, você pode fazer a massa com a sua própria receita ou simplesmente comprar a massa pronta. Já para a forma, você pode usar forminhas de empadinha mesmo. Ou de mini muffins se quiser. Use um cortador de massa para o formato que queira. No meu livro tem uma idéia de se usar um cortador em formato de estrela – o produto final tem um formato bem bacaninha. Lembre-se de que a massa vai ficar um pouco para fora – afinal ela encolhe quando assada. Faça com até 3 dias de antecedência e guarde numa vasilha tipo tupperware, ou uma latinha. No dia é só tirar e rechear.

Para o recheio que pode ser feito até 3 dias antes também:

Polpa de 5 maracujás – dos pequenos

Suco de ½ limão

4 colheres de sopa de açúcar

50g de manteiga

1 ovo batido

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Coloque a polpa do maracujá, o suco de limão e o açúcar numa panelinha e ponha em fogo baixo. Dê uma misturadinha e junte a manteiga à mistura, mexendo ocasionalmente até que a manteiga se derreta completamente. .Pegue a vasilha com o ovo batido e vá derramando a mistura sobre o ovo gradualmente, sem parar de mexer com o fouet. Só pare quando a mistura estiver bem homogênea. Ponha a panela de volta ao fogo baixo, mexendo sempre até que a mistura fique grossa e cremosa. Retire do fogo e mexa de vez em quando até que a mistura esfrie completamente. Só recheie as tarteletes quando o recheio estiver completamente frio. Use o açúcar de confeiteiro para rechear.

Você pode rechear as tarteletes simplesmente com uma boa geléia.

9 Comments
  • Diego

    Responder

    E MAIS USA UMA FORMINHA NA BOA VAI FICAR BEM LINDINHASSS auhAUHauhAUHauhaUHauh!

    abraços!

  • Márcia

    Responder

    Tb adoro maracujá, mas qdo faço algo com eles parece q as mãos demoram 2 dias para perderem o cheiro…hehehehehehehe

  • Elvira

    Responder

    Simplesmente irresistíveis! 🙂

  • Eliana Scaramal

    Responder

    As porções individuais são mesmo um charme.

  • Patricia

    Responder

    Amiga, amo maracujá também – e o visual, com as sementinhas, fica lindo.As suas tarteletes estão lindinhas. Adoro comida em miniatura. ;D

  • Ana

    Responder

    Humm, de maracuja deve ficar mesmo uma delicia! Eu tbem sou fa de maracuja, como vc disse, do cheiro, do sabor, eh tudo bom demais!Ana

  • renata lampião

    Responder

    Bem tropical.A acidez da fruta com a neutralidade da massa casa muito bem. Muito boa sugestão.

  • Akemi

    Responder

    Esta também é uma ótima idéia para servir nestas festas de fim-de-ano, pequenas porções para o pessoal experimentar de tudo um pouco! Hummmm!

  • Anonymous

    Responder

    otima ideia para uma festinha, e deve ficar uma delicia ! bjs

Leave a Comment