Soufflé de maracujá com banana

10 Comments

Confesso que todas vez que vejo os ingredientes acima me aproprio das receitas – pra mim estas duas frutas tem Brasil escrito nelas.

Esta receita é do Gordon Ramsey, de um livro entitulado Sunday Lunch, em que ele se propõe a dar um empurrãozinho nas famílias para que voltem a fazer a refeição do domingo juntas. Traz sempre sugestões de refeições inteiras: entrada, prato principal e sobremesa. O Gordon tem 4 filhos e uma mulher que também se aventura na cozinha.

O que realmente gosto deste livro é que as receitas são para o cidadão comum, com uma cozinha equipada razoavelmente bem, mas sem luxos e sem nenhum dos apetrechos de uma cozinha industrial. Ao mesmo tempo são receitas levemente diferentes que dão um toque legal à sua refeição.

Este soufflé é maravilhoso.E você pode prepará-lo bem cedo no dia ( ou uns 2 dias antes) e deixar na geladeira para ser tirado só na hora de ir ao forno. Não sou campeã de soufflés mas com as dicas dele foi sucesso total. As dicas estão intercaladas com a receita. Siga-as pois são excelentes.

Para o creme:

  • 150ml de leite
  • 100ml de creme de leite
  • 15g de farinha de trigo
  • 10g de maisena
  • 3 gemas grandes
  • 50g de açúcar

Soufflé:

  • 5 maracujás maduros ( os daqui são pequenos – talvez no Brasil 3 1/5)
  • 1 banana madura, descascada
  • Um pouco de sumo de limão
  • 2 colheres de sopa de licor de banana – opcional ( achei que não fez a menor diferença)
  • Manteiga em temperatura ambiente – bem macia, para untar os ramekins
  • 50g de açúcar
  • Chocolate ralado ( pode ser trocado por açúcar)
  • 2 claras grandes
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar o soufflé

Recomendo que você deixe todos os ingredientes separados antes de começar.

Peneire a farinha de trigo e maisena e reserve

Retire a polpa do maracujá e passe na peneira para retirar todo o suco. Ponha o suco num liquidificador, juntamente com a banana e o sumo de limão ( licor também caso resolva usar). Bata tudo e deixe reservado.

Para fazer o creme base, ponha o leite e o creme de leite numa panelinha e mexa até que quase ferva. Não deixe ferver. Numa vasilha a parte bata as gemas com o açúcar usando um fouet – fiz isso antes de colocar o leite para ferver. Quando a mistura do leite estava no ponto, retirei a panela do fogo – deixe a chama ainda queimando. Ponha a mistura com a farinha na vasilha com a mistura das gemas e mexa tudo bem com o fouet. Pegue SOMENTE uma concha de leite quente e derrame na mistura. Mexa mais com o fouet para que a mistura fique homogênea, não empolada. Depois vá acrescentando o restante aos poucos e mexendo sempre com o fouet. Uma vez que colocar toda a mistura do leite na base de creme devolva tudo para a panela e para o fogo – médio a baixo, e mexa sem parar até que a mistura engrosse. É importante mexer sempre para não empolar. A mistura começará a desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, transfira para uma outra vasilha e reserve.

Ligue o forno em temperatura de 190oC pois quando você abrir a boca do forno para colocar os ramekins a temperatura do forno vai baixar 10 graus e o soufflé vai assar a 180oc.

Coloque as claras na batedeira e ponha para bater.Voce as quer em neve. Quando começarem a endurecer vá colocando o açúcar gradualmente até atingir picos duros.

Pegue os ramekins e primeiro pincele-os com a manteiga amolecida fazendo
movimentos verticais com o pincel, do fundo para cima. Isto como que cria umas trilhas no ramekin e isso ajuda o soufflé a subir com o calor. Depois você pode polvilhar os ramekins com açúcar ou com o chocolate ralado. Revista bem as paredes e leve os ramekins à geladeira por uns minutos para que a manteiga pincelada dê uma endurecida.

Enquanto isso pegue ⅓ das claras em neve (não mais que isso) e ponha na vasilha com a mistura do soufflé. Esta quantia deve ser misturada `a massa com um fouet para ficar bem homogênea. Já o restante 2/3 deve ser incorporado à massa com uma colher de metal, bem delicadamente, tomando cuidado para não matar as bolhas das claras

Retire os ramekins da geladeira e preencha cada um pela metade. Nem uma gota a mais. Pegue um pano de prato e dobre em quatro. Ele vai servir para amortecer as batidas que você vai dar nos ramekins contra a mesa para ajudar a mistura a ‘sentar’ no ramekin. Depois desta parte preencha cada ramekin até em cima.Dai pegue uma faca e nivele todos os ramekins. Lave as mãos e passe o dedo indicador pela borda de cada ramekin. Isto vai fazer com que um sulco seja criado entre a mistura do soufflé e a borda, o que vai faciliar o ‘levantamento’ do soufflé uma vez no forno.

Deixe no forno por 12 minutos.

Retire do forno , polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva imediatamente

10 Comments
  • Fer Guimaraes Rosa

    Responder

    Valentina, esse doce esta ma-ra-vi-lhoso, mas nao eh pro meu bico de cozinheira meia-boca. Sera que um dia [oh, senhor!] eu ainda vou conseguir fazer uma receita assim, cheia de passos, sem cair de cara espatifada no chao? Eu vou sonhando… aaah… 🙂

    super beijo!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Adorei a aula sobre os suflês. Valentina essa combinação deve ser de comer rezando.

  • Regina

    Responder

    Que “trem bom” sô! Nunca fiz soufle, um dia irei arriscar… bjs

  • Cinara

    Responder

    Também adorei as fotos do passo a passo, Valentina! Como a Cris disse, ela me falou desse truque ontem mesmo! Valeu pelas dicas… Beijos e uma ótima semana para você!

  • lunalestrie

    Responder

    As fotos estão lindas, ai que vontade desse suflê!!!
    Vejo que você conseguiu colocar o nome nas fotos, que bom!!! Ficou bem legal! Beijos!

  • Cris

    Responder

    Fotos excepcionais, de revista! Eu tinha acabado de dar a dica para a Cinara, sobre como polvilhar com chocolate e agora vejo aqui, wow! Bjs!

  • Katita

    Responder

    Va, já te falei que teu blog é luxo, né?
    Beijim,
    K.

  • Akemi

    Responder

    Adorei a combinação! A receita já está guardadinha!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, você deu um show!

    O docinho da banana com o leve azedinho do maracujá deve ser uma combinação majestosa.

    Esta sua aula sobre suflês foi ótima. Vou guardar comigo todas as dicas, super valiosas!

  • Karen

    Responder

    Que delícia!

Leave a Comment