Sorvete de Chocolate Trufado

30 Comments

Há sempre tanto que eu quero contar nos vários posts que faço. Pequenas descobertas, que às vezes faço durante a semana, e quero contar pra todo mundo. Nem metade de tudo que se passa pela minha mente se transforma em texto. Coisas da vida. Se nos sentarmos para tomar um café acho que te mato de tédio de tanto falar. Adoro conversar. E dividir. Mas hoje vou tentar não falar muito. Enquanto escrevo a televisão está ligada ao fundo, passando um programa com o Rick Stein, um chefe inglês que se especializa em frutos do mar. Neste show ele está na região mediterrânea. Antes deste assisti a um outro em que ele estava na Cornuália, mostrando coisas desta região tão linda da Inglaterra. E falando em Cornuália vou mostrar um pouco dela por aqui, não exatamente neste blog, mas num parecido, em que vou mostrar a costa inglesa. Um pouquinho de cada vez. Mas isto fica para um outro papo.

Quando escolhi a receita deste post, o fiz antes de mais nada por ser com chocolate. Como vocês já sabem, não sou grande entendida em chocolate. Mas vou lhes dizer que amo sorvete de chocolate. Amo. Gosto dele cremoso, com um gosto bem, mas bem pronunciado de chocolate. Veja bem, cresci tomando sorvete de açaí, cupuaçu, bacuri, milho.. e sorvete de chocolate era algo não rotineiro.

Agora vamos à receita que me inspirou. É uma receita de sorvete de chocolate do Fergus Henderson, um chef inglês cujo restaurante eu adoro , o St John. Apesar de adorar o chefe, não foi o fato da receita ser dele que me fez querer fazê-la. Foi somente o fato de ser de chocolate e de ser de sabor bem pronunciado. Segundo o que li no artigo o ideal é que a mistura seja ‘envelhecida’, que nem vinho. Quanto mais dias demorar, melhor. Mas na minha fúria para tomar o sorvete, fiz e consumi no próximo dia. Meu Deus, que delícia. Fiquei já pensando num dia quente, de verão, assistindo ao cricket, e tomando este delicioso sorvete. E olha que nem sou fã de cricket. Caso você queira ler o artigo do Bon Appetit sobre o chef, está aqui.

E o sorvete..é delicioso! O caramelo acrescentado no final dá o toque de morte. Fabuloso!  Foi eleita a minha receita favorita de sorvete.

E vamos à receita.

Sorvete trufado de chocolate

Inspirado na receita publicada na revista Bon Appetit do chef Fegus Anderson

Meia receita dá para 4 pessoas

Ingredientes

  • 200g de chocolate amargo – 70%, picadinho
  • 2 xícaras mais 2 colheres de sopa de leite
  • 1/3 xícaras de chocolate em pó amargo
  • 6 gemas de ovos, grandes
  • 13 colheres de açucar divididos – 7 numa xícara e 6 numa outra
  • ¼ xícara de creme de leite fresco

O primeiro passo é colocar todos os ingredientes à mão. Uma vez que você comece é uma etapa atrás da outra. Lembra-se também de checar A sorveteira, quando tem que ligá-la e coisa e tal.

Coloque o chocolate numa vasilha de metal em cima de uma panelinha com água fervendo (a água não deve tocar no fundo da panela). Mexa até que o chocolate se derreta e fique homogêneo. Costumo desligar o fogo quando vejo que o chocolate está quase todo derretido, pois o calor que ainda fica permite que o que resta se derreta. Retire a vasilha de cima da panela e reserve para que esfrie.

Coloque as gemas e sete colheres de açúcar numa tigela e bata por dois minutos até a mistura ficar espessa, como fitas (se você levantar as pás da batedeira deixará um rastro). Reserve.

Bote o leite e chocolate em pó numa panela de fundo pesado, e vá mexendo com um fouet em fogo médio até que comece a ferver. Retire a panela do fogo e vá derramando aos poucos sobre as gemas batidas, mexendo na mistura todo o tempo. É importante que você retire a mistura do leite na hora certa caso contrário seus ovos vâo virar ovos mexidos. Uma vez que a mistura do leite esteja toda misturada com os ovos devolva a mistura para a panela e continue mexendo até atingir 175oF – vai demorar uns 5 minutos. Retire do fogo e ponha numa vasilha com água bem gelada para que a mistura esfrie. Fique mexendo até que a mistura esteja completamente fria.

Ponha as seis colheres de açúcar restantes numa panelinha funda juntamente com duas colheres de sopa de água, e leve a fogo médio para derreter mexendo sempre. Uma vez que o açúcar se derreta não mexa mais. Deixe ferver, de vez em quando dê uma mexida na panela, e de vez em quando pincele as laterais internas com um pincel molhado. Você quer atingir o ponto de caramelo, quando o açúcar derretido fica dourado escuro. Nesta hora jogue o creme de leite fresco e misture – a mistura vai borbulhar, então tome cuidado para não se queimar. Desligue o fogo e derrame este caramelo aos poucos por cima do creme de chocolate, mexendo sem parar. Transfira a mistura para a sorveteira.

Coloquei umas avelãs tostadas e picadas por cima só para dar uma textura diferente, mas isso não é necessário.

30 Comments
  • Gabi Riquena Lopes

    Responder

    nao tem utro jeito de fazer tirando chocolate amargo pq aqui na minha casa nao tem

  • Jack

    Responder

    Como e bom a gente ver sites que respeitam a opinião dos internautas, vi o emulsificante a base de frutas postado aqui e acabei descobrindo ser posivel fazer o sorvete para portadores de diabetes, montei a minha receita assim
    1 Sache de FRUTANI. (10 gramas)(comprei no site deles)
    500 ml de leite
    1 lata de leite condensado Diet (Hué). bem gelado ( comprei no carrefour)
    2 colheres de sopa de cacau em po sem açucar
    50 gotas de adoçante
    Ficou um pouco diferente do blog, mas agora a receita também e dietetica rsrsrsrsrs.
    beijos.
    Ps. Se acharem que prejuduca o blog podem apagar.a minha intenção e só informar.

    • Trembom

      Jack, a não ser comentarios abusivos, tudo ‘e bem vindo.Agente pode aprender nesta troca. Obrigada pelas dicas aqui. Não conhecia leite condensado diet. vou ver se tem aqui aonde vivo.

  • hadalgyza soria

    Responder

    Esta receita e otima, também fis diet com o frutani, ficou otimo, troquei os ovos e o creme de leite fresco pelo frutani ficou com baixas calorias

  • Mara

    Responder

    Realmente esta dica do ludovico, foi realmente otima eu tenho medo de consumir ovos crus, por conta da Salmonela, sem o ovo ficou otima experimente rsrsrrrssrsrsrss

  • lodovico

    Responder

    Fiz só que no lugar dos ovos coloquei frutani ele e novidade faz r aeramento do sorvete e é sem gordura

  • maria leonor

    Responder

    Também gostei muito desta receita, e estou ansiosa por experimentar, no entanto, peço que se esqueceu de mencionar quando se acrescenta o chocolate derretido com a restante mistura… é mesmo no final, ou antes do leite?

    Cumprimentos!

  • Téia

    Responder

    Querida, eu também adorei o St. John, mas o sorverte vou ter que fazer em casa, já que nós comemos aqueles maravilhosos madelaines…Bj grande. Téia.

  • Bruna

    Responder

    Olá Valentina!!!
    Gostaria de pedir dicas de sites de utensilios de cozinha que aceitam encomenda pela internet e enviam para dentro de europa mesmo.
    Muito obrigada!! Beijos, Bruna.

  • Gina

    Responder

    Tina,
    Com o frio que tem feito aqui, nem consigo pensar em sorvete! Mesmo assim, a gente guarda a receita pra ocasião certa.
    Quero avisar que agora estou na plataforma Wp. Fiquei protelando, mas não dava mais. Deu bastante trabalho, mas acho que valeu a pena.
    Para receber novas atualizações, favor alterar a URL para http://www.nacozinhabrasil.com.

    Tivemos temperatura de -0,5°, com sensação térmica de -6°, pode? Imagine uma carioca vivendo aqui no sul, mas que não se acostuma quando chega o inverno… Assim sou eu.
    Bjs.

  • Fabricia

    Responder

    Minha nossa Valentina … fiquei praticamente desaparecida e quando reapareço me deparo com essa formosura … que delicia. Um beijo e saudades.

  • Ana

    Responder

    Eu ja sou fazoca de chocolate, e sorvete de chocolate entao… meu doce/sobremesa preferido sem duvida, amo tbem!!
    Esta demais de lindo o seu sorvete, parece mesmo ser super cremoso Valentina. Receita anotadissima!
    Bjs!
    Ana

  • Deborah

    Responder

    Depois que eu vi os potinhos vazios me deu uma tristeza. Ia pedir para vc guardar um pra mim.
    Adorei sua ideia.
    Vim te visitar e já gostei de tudinho.
    Venha me conhecer tb.
    Bj

  • eliana scaramal

    Responder

    Tina quanto a falar demais, gostar de falar eu vou abafar essa parte amiga – pq Deus o livre quando eu era pequena meu pai totalmente irresponsável me deixou engolir uma vitrola. kkkkkkkkkkkkkk Amiga “vitrola” foi demais, olha pessoal eu não sou velha assim tá?rs

    Agora o sorvete eu vou ter que falar, ninguém te ensinou que não pode deixar criança com desejo, que isso é pecado, é crime, é maldade e por aí vai? rs Que tentação essas casquinhas e vendo a foto consigo imaginar a cremosidade e o sabor do chocolate. ai ai…

    Li

  • Lylia

    Responder

    Que delícia! Não tem como não experimentar!
    Bj,
    Lylia

  • Luciana Betenson

    Responder

    Nossa, Valentina, eu mor-ri de vontade deste sorvete!!

  • Mônica

    Responder

    Oi, Valentina!
    Gostaria muito de ter o prazer de tomar um café com vc e ouvir tuas histórias, mas vc também teria que ser boa de ouvidos, porque não fico atrás no quesito “falar pelos cotovelos”!!
    O frio aqui (Santa Catarina) está DEMAIS, mas não fico sem sorvete mesmo assim, e esse deve realmente ser especial. Mas o que mais me chamou a atenção foram aquelas lindas canequinhas mineiras de ágata, coisinha mais linda! Amo de paixão – quanto mais desgastadas, mais lindas eu acho! Vc as levou daqui ou as comprou aí mesmo?
    Beijo no coração.

  • Ameixinha

    Responder

    Ainda não tenho sorveteira mas espero resolver “o problema” em breve 🙂 Fiquei com água na boca!

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Sou “doida” por sorvete e mesmo no inverno não fico sem! Agora, que é verão, tomo todos os dias.
    Também gosto muito de conversar e dividir, na verdade sou até exagerada, mas tenho me controlado mais.
    Também não sou entendida de chocolate, mas sou chocólatra! Teu sorvete ficou tentador.
    Um abraço
    Léia

  • Sylvia

    Responder

    Que delicia Valentina, amei a textura desse sorvete e olha que não sou muito fa de sorvete de chocolate.Aguardo as imagens da Cornualha.
    Beijos

  • marianapp

    Responder

    Ai Valentina, vc só nos deixa cheia de vontades…já estou salivando e olha que são 9:50 da manhã!!!!! adorei a receita, pena que não tenho sorveteira….quem sabe um dia!! beijos e parabéns pelo post!

  • Larissa

    Responder

    Realmente parece delicioso!!! Amo chocolate e ainda mais sorvete de chocolate =D
    Pena que ainda não tenho uma sorveteira… Senão, mesmo com este frio, iria testar a receita!!!

    Beijos
    Lari

  • Leila

    Responder

    Oi Tina, tua introducao me fez rir… ainda bem que tu es boa de papo senao nossos chas seriam sem graca nenhuma pois eu ja sou do tipo mais calada, ouvinte.
    Amo sorvete de chocolate e isso eu um problema pois muitas vezes me limita e acabo nao provando outros sabores.
    Teu sorvete esta com cara de sorvete italiano,
    beijos e ate sabado.

    • Trembom

      Leila querida, estou looking forward to Saturday. Vou te contar das aventuras de hoje. Quanto a papear, embora goste tem que rolar uma empatia. Não converso com todo mundo. Já o sorvete, se gostas de rich chocolate ice cream tens que provar este aqui.

  • Jô Bibas

    Responder

    Oba! Cornuália me lembra a Rosamunde Pilchner! Aguardarei feliz! BJô

    • Trembom

      Jô, sabe que nuncio li nada dela. Ela é de uma região muito bonita.

  • maria odete

    Responder

    Olá!
    Fiquei ansiosa à espera das fotos da costa. Tenho paixão por Inglaterra,não conheço,mas é um dos meus sonhos! Nada como fotos originais,sem aquele ar de net,tudo igual.
    Seu blog é legal por isso,receitas inesperadas e cultura.
    Vivi muitos anos no Brasil, e atualmenta voltei à Portugal, onde vivo no Porto.
    Agora tenho mais tempo e descobri o mundo da culinária, gosto muito do seu estilo.
    Meus cumprimentos

    • Trembom

      Odete, agora que estas mais próxima deverias marcar um passeio. Obrigada pelas palavras gentis. Volte sempre.

  • Ana Paula de Jesus Louvem

    Responder

    Humm!
    Até eu que não sou fã de sorvete salivei com essa receita, Valentina!
    Que delícia! Quando o verão por aqui se aproximar, testarei essa receita.
    Bjs.

    • Trembom

      Ana, este é Um sorvete muito gostoso. Faça só metade da receita para experimentar.

Leave a Comment