Sorvete de Chocolate e uma grande paixão

1 Comment

Quando as pessoas falam que adoram sorvete elas normalmente associam o consumo a dias de verão. E isso me faz lembrar das minhas primeiras  experiências  ‘sorvetais’, em um lugar sempre muito quente. Os primeiros sabores de sorvete dos quais lembro são os da minha infância: tapioca, bacuri, cupuaçu, milho, taperebá, murici.. Sabores de frutas absolutamente deliciosas..Tomar sorveter foi muito parte da minha infância em Belém, e Cairú era sinônimo de sorvete para mim.  A Cairú é uma sorveteria tradicional em Belém,  que está fazendo sorvetes a uns 50 anos já.  Estes sabores da minha infância ainda me fascinam, e com o passar dos anos fui alargando o meu paladar. E fui também ficando mais seletiva.

Foi um processo natural pelo qual todos passamos imagino , e que foi marcado por uma visita a Ligúria há muito tempo atrás. Minha primeira vez na Itália.  E quiz saber se a fama do sorvete era jutificada. A variedade de sabores e a qualidade dos sorvetes foi reveladora. Tirei o chapéu, e todo dia tomava um sorvetinho, ou dois.

Gosto de sorvete em qualquer época do ano, e fico feliz tomando sorvete tanto no verão como no inverno. Não acho que sorvete é só para o verão, mas que os sabores sim  tem uma maior ligação com a estações. Adoro sorvete tomato solo, como acompanhamento para coisas quentes por exem plo , tipo um brownie saído do forno na hora, ou em um trio numa sobremesa.

E há pouco mais de uma semana  minha amiga Leiliane  veio me visitar para fazermos sorvetes. Não usava minha sorveteira há um ano, e foi bom ligá-la novamente.   Preparamos dois sabores: a minha escolha foi de chocolate usando uma receita que gosto muito, e uma de morango com rosas que a Leili criou ( divino!). Na verdade foi o vencedor no quesito sabor.

Esta  receita de sorvete de chocolate é  uma receita básica,  em que a base leva ovos,  creme de leite fresco e leite. O chocolate é usado em pó e em pedaços com 80%.  E já fica divina antes mesmo de cair na sorveteira. Como disse a Leili, pode até ser usada como recheio de bolo. Qual o teu sabor favorito?

Sorvete de chocolate que agrada os apaixonados por chocolate e sorvete
 
Recipe type: sorvete
Serves: 6 bolas
Ingredientes
Para o sorvete
  • 250ml creme de leite fresco
  • 125ml leite integral
  • 35g açúcar granulado
  • 2 gemas
  • pitadinha de sal
  • 50g de chocolate (70%)
  • 25g cacao em pó
Instruções
A base do sorvete
  1. Coloque o creme de leite, leite e açúcar em uma panela e leve ao fogo médio/baixo até que a mistura comecem a apresentar sinal de fervura. Assim que isso acontecer retire a panela do fogo e deie esfriar por 5 minutos.
  2. Enquanto isso coloque as gemas e o sal em uma tigela e bata com um fouet ou colher de pau até que os dois se combinem.
  3. Depois dos 5 minutos derrame a mistura do leite aos pouquinhos sobrea mistura das gemas, mexendo o tempo todo.
  4. Derrame a mistura de volta na panela e leve a fogo baixo, mexendo sempre até que a mistura atinja uns 85oC. E depois continue mexendo por mais uns 4 minutos. Caso näo tenha termômetro, assim que a mistura começar a engrossar.
  5. Retire do fogo, deixe esfriar, e ponha na sorveteira caso vc tenha uma. Se não tiver sorveteira, usei o processo manual de fazer sorvete.
  6. Espero que você tenha gostado tanto quanto eu.

 

1 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, quando penso que tu já fizeste todas as gostosuras do universo aí eu me supreendo mais uma vez . Para a minha alegria, tem sido assim desde mil novecentos e bolinha … E que benção receber uma amiga cozinheira! Vai rolar a outra receita também ? Hmmm, não tenho sabor preferido. Amo todos, exceto o de passas ao rum.

Leave a Comment

Rate this recipe: