sorbet de maçã verde

12 Comments

Esta receita já foi preparada há uns meses. Lembro aonde me deparei com a receita – foi numa revista que assino, um artigo sobre receitas do Bryn Williams, um jovem chefe do País de Gales. Para quem conhece o grupo Texas, ele é namorado da vocalista, a Sharlleen. O livro do Bryn estava para sair.  O artigo tinha 5 receitas e no dia seguinte fiz duas. Uma de frutos do mar e salmão, e esta de sorbet de maçã verde. Já havia visto Bryn em vários programas de culinária e ele sempre utiliza produtos do seu país de origem, receitas interessantes. Ele é chefe de um restaurante chamado Odette’s numa parte de Londres que amo e acho que todos vocês que vem a Londres passear deveriam visitar. Chama-se Primrose Hill. Fica ao norte do Regent’s Park e não muito longe de Camden Market, mas Primrose Hill tem um jeito todo seu, com um parque que proporciona uma linda vista de Londres. Gosto de ir ao alto do Parque e me sentar na grama. Ainda vou visitar o Odette’s. Em Primrose Hill há bons restaurantes, cafés, livrarias. Muitas opções. É uma área bem interessante.

foto de Primrose Hill cedida pela minha amiga Irish

Caso você queria ver o Bryn em ação assista a este vídeo em que ele prepara um crumble de maçã:

E vamos a receita do sorbet de maçãs. Usei granny smiths, como indicado na receita. Ela é muito boa para usar em receitas pois é ácida. Você deve manter a casca das maças para atingir o esverdeado. Tive que fazer dois círculos na minha sorveteira para atingir a textura de sorbet. Não sei se a minha sorveteira está com problemas ou se eu julguei mal a textura, mas estou dividindo isto aqui caso alguém tenha experiência parecida.  Talvez numa próxima vez use menos açúcar no xarope pois achei que o sorbet ficou levemente açucarado demais pro meu gosto.

Sorbet de Maçã Verde 

Inspirado na receita do Bryn Williams, do livro Bryn’s Kitchen

Ingredientes para a calda de açúcar:

250ml água

125g açúcar refinado

Ingredientes para o sorbet:

300g de maças granny smith ou equivalente picadas

suco de um limão

Preparo da calda de açúcar:

Coloque a água e açúcar numa panela e leve ao ponto de fervura, mexendo sempre. Assim que ferver retire do fogo e deixe esfriar. Assim que estiver frio ponha numa vasilha e leve á geladeira para gelar. Você precisará dele gelado.  Gosto de fazer a calda um dia antes.

Preparo do sorbet:

Coloque os pedaços de maçã numa tigela e jogue a calda por cima. Use um mixer ou um liquidificador para processar a mistura. Passe tudo por uma peneira e acrescente o suco de limão á mistura. Se você tiver sorveteira utilize o programa devido. Quando pronto transfira para uma vasilha com tampa tipo um tuppeware e ponha no freezer até a hora de servir. Se não tiver sorveteira transfira a mistura para uma vasilha com tampa tipo tupperware e leve ao freezer por 2 horas. Entao retire do freezer e use um garfo para dar uma mexida nesta mistura. Devolva ao freezer por uns 40minutos e repita a operação. Faça isso mais umas duas ou três vezes o que vai dar o total de umas 4 horas. O resultado final será uma como que mistura fofa de cristais de gelo.

12 Comments
  • Léia Silva

    Responder

    Fico feliz por ter aprovado o risoto!
    Quando vier na Itália, por favor, também me avise!
    Bjim
    Léia

  • Téia

    Responder

    Fina, amiga, fina e chique é esta receita. Ameeeei…Bjka.

    • Trembom

      Téia querida, este sorbet é bem interessante, só com a ressalva da doçura que mencionei.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, nunca tomei sorbet de maçã e a Granny Smith é a maçã de que mais gosto. Lindo!

    • Trembom

      Vc sabe que outro dia fiquei pensando que nunca havia tomado sorvete de maça ou sorbet. Quando vi esta receita tive que testar.

  • Fernanda

    Responder

    Aqui que delícia Tina!! Eu a.m.o. maçã verde!! O sabor me agrada muito mais do que as outras!!!Ela pura, em purê, sorvete…..amo! Vou testar o sorbet “manualmente” mesmo…rs
    Boa semana pra vc querida!
    Bjao Fe

    • Trembom

      Oi Fe linda, testa e me dá um retornoentão, tá?! Boa semana pra ti tambem

  • Trembom

    Responder

    Fofa, que bom que posso te proporcionar isso. Quero ver se este ano ainda coloco mais coisas aqui. Esta visita tua tem que acontecer em breve. que tal vires pro verão?

    • Ameixinha

      Só Deus sabe o quanto eu apreciaria essa visita. Nunca se sabe e eu espero que seja mesmo para muito breve 🙂 Boa semana!

  • Ameixinha

    Responder

    Gosto tanto tanto de viajar contigo nessa terra que eu tanto adoro. Fico sempre com vontade de conhecer mais e de conhecê-la contigo dentro 🙂
    Não conhecia esse chef, este sorvete tem um aspecto super refrescante. Muito apropriado para o calor que se avizinha!

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Acabei de chegar de viagem e tive a bela surpresa de ver teus comentários, fiquei emocionada! Muito obrigada.
    Justo hoje estava pensando que no calor o sorbet refresca muito mais! Essa tua receita com maçãs me deixou com muita curiosidade, fiquei imaginando o perfume e o sabor – adorei!
    Não conheço Londres, mas quando for por la’ levarei a tua dica do restaurante comigo.
    Uma bela semana pra você
    Abraços fraternos
    Léia

    • Trembom

      Léia querida espero que tenhas tido uma ótima viagem. Quando vier a Londres me avisa por favor.
      Pois e, resolvi deixar comentários nestas últimas visitas. fiz o risoto, ai que gostoso Leia. E a torta ainda nao fiz pois acabei comendo muito risoto. mas ainda vou te dar um feedback. e para um dia de calor este sorbet é realmente ideal. super beijo.

Leave a Comment