Sopa de Funcho e Batata e Feliz Ano Novo

2 Comments

E cá estamos no começo de um ano novo – 2018.  Me despedi de 2017 sem mágoas, sem grandes tristezas, sem pesares. 2017 foi um bom ano give and take. Aprendi muito, realizei várias coisas que planejei, tive pedras no caminho também, mas foi tudo parte da caminhada. Levando tudo isso em consideração, estou de braços abertos para 2018. Tenho pequenos projetos em andamentos, muito estudo, muito trabalho.  E você?

O ano começou frio, chuvoso e com a visita da tempestade Eleanor que está soprando muito forte, e me tirou o sono duas noites seguidas. Hoje durante o dia via lixeiras vazias sendo levadas rua baixo cada vez que Eleanor se fazia presente e soprava super forte. Condições perfeitas para se fazer uma sopinha, ou duas. Aquela desculpa de que ‘tem’ que ter sopa com este frio. Comecei uma tradição de sempre fazer sopa, e começar a refeição com uma cumbuquinha se a refeição tem outros pratos.

Funcho é o ingrediente principal desta sopa que tomei esta semana. Uma sopa tã0 saborosa e delicada que você seria tolo de não fazê-la, e perder a oportunidade de provar esta delícia. O que anda rolando na sua cozinha?

Sopa de Funcho e Batata e Feliz Ano Novo
 
Mais uma gema do livro The Cottage Kitchen da Marte Marie Forsberg. Esta quantidade alimenta 4 pessoas
Author:
Ingredientes
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva e um pouco mais para servir
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 300g de funcho picado grosseiramente ( uns dois funchos médios/pequenos) - mas vale a pena pesar para ser precisa(o)
  • ½ cebola grande cortada em cubos grosseiros
  • ½ talo de salsão cortado grosseiramente
  • 2 dentes de alho picados bem pequeno
  • 1 colher de chá de erva doce triturada
  • 800ml de caldo de legume
  • 200g batata sem casca e picada em cubos grosseiros
  • 120ml de creme de leite fresco
  • sal para temperar
Instruções
  1. Coloque uma panela grande no fogo médio/alto e ponha uma colher de azeite mais 2 colheres de sopa de manteiga rasas na panela e deixe a manteiga derreter. Logo em seguida acrescente o funcho, cebola, salsão, alho e sementes de erva doce e deixe cozinhar por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando para que nada grude no fundo. Transfira tudo para um prato e reserve.
  2. Coloque duas colheres de caldo de legume na panela e cozinhe por uns ⅔ minutos, mexendo para tirar todas as aqueles coisinhas que ficam grudadas no fundo da panela. Quando vc tiver removido tudo jogue as batatas na panela e o restante da manteiga (1 colher de sopa rasa), e cozinhe por 5 minutos, mexendo de vez em quando para que as batatas não grudem no fundo da panela. Após os 5 minutos acrescente o restante do caldo de legumes, leve ao ponto de fervura e baixo a temperatura da chama para média/baixa e deixe cozinhar por 15 minutos aproximadamente. Retorne a mistura com o funcho para a panela, assim como o creme de leite e deixe em fervura bem baixinha por uns 5 minutos.
  3. Use um blender manual para transformar a sopa em um creme, ou utilize o liquidificador ( você ter2 que fazer isso em duas vezes. Ajuste o tempero se achar necessário - confesso que não precisei colocar sal na minha sopa. Caso a sopa ficar muito grossa para o seu gosto acrescente um pouco de agua fervida para afinar.
  4. Para servir você pode colocar um fio de azeite de oliva por cima. Coloquei também os raminhos frescos do funcho. Um opção é servir com uma fatia de pão.
  5. Espero que você goste

 

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

2 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Querida, estou torcendo para quando eu voltar ao La Palma possa encontrar funcho para fazer esta pérola de sopa! Arrasaste na escolha da receita! Bj

    • valentinajacome

      Re, quando fiz, e principalmente quando provei esta sopa pensei logo em você. Vais gostar muito. 🙂

Leave a Comment

Rate this recipe: