Sopa de Batata com Rúcula

1 Comment

Tenho que confessar: muitas vezes faço compras como se morassem 5 pessoas na minha casa. Tento me controlar e muitas vezes sucedo. Mas na maioria das vezes falho. E hoje como é feriado aqui, o último antes do Natal, resolvi que tinha que dar um jeito nos meus legumes. Fiz os cogumelos para colocar na geladeira pois mais um dia eles ficariam passados. Daí tive que fazer todas as minhas abobrinhas pois se não também ficariam fora do ponto. E ainda tinha que dar um jeito numas batatas, cenoura e excesso de rúcula. Ufa! Estou exausta. Foi uma batalha.

Esta sopa é baseada numa sopa tradicional italiana. Leva pedaços de pão também mas não tenho pão em casa então vai sem . Nunca tinha provado sopa com rúcula. Definitivamente uma experiência diferente. É bom se ter mais uma maneira de preparar rúcula. A pimenta de cayenne dá uma beliscadinha no fundo da boca. Bem legal. Uma sopa simples e bem saborosa. Ótimas para os dias em que a temperatura cair um pouquinho, e o clima ficar assim aconchegante. Amo sopas.

900g de batata

900ml de caldo de legumes

1 cenoura média cortada em cubinhos

115g de rúcula

½ colher de chá de pimenta de cayenne

½ ciabata ou pão italiano rasgado em pedaços

4 dentes de alho cortados em fatias, levemente tostadas

60ml de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino

Corte as batatas em pedacinhos e dê uma lavada. Ponha as batatas na panela com o caldo de legumes e um pouquinho de sal, e leve ao ponto de fervura. Assim que ferver baixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente as cenouras ao fim destes 10 minutos e junte a rúcula rasgada com as mãos. Cozinhe por mais uns 15 minutos em fogo baixo até que os legumes fiquem macios. Acrescente a pimenta de cayenne e um pouco de sal e pimenta do reino. Depois acrescente os pedaços de pão, tampe a panela e retire do fogo. Deixe descansar por mais ou menos 10 minutos. Enquanto isso toste o alho. Na hora de servir a sopa guarneça com o alho bronzeadinho. Os meus sempre ficam no lado do carvãozinho.

1 Comments
  • Angela

    Responder

    Muito boa!!!
    Recomendo!!!
    Bjus

Leave a Comment