sopa de abacate e pepino

11 Comments

Lembro da primeira vez em que tomei sopa gelada num verão causticante. Estava em Granada na Andaluzia,Espanha passando férias com amigos. Os verões nunca são de menos de 40oC. Estava na cozinha com a mãe de um dos meus amigos, ajudando a pôr a mesa. Ela perguntou se eu gostava de gazpacho. Disse que não conhecia gazpacho. Ela começa então a preparar a sopa. E aquela foi a primeira vez que provei o que para mim constitui umas das refeições mais deliciosas do verão.

Ao ver esta receita que aqui coloco fiquei bem curiosa. Em parte por ser outra sopa gelada. E por outro lado pelos ingredientes. Abacate tem uma textura aveludada, e a minha curiosidade não parou até que a fiz.Fiquei extremamente satisfeita com o resultado, e com certeza a prepararei mais vezes durante todo o verão. Ela é refrescante, pode ser servida em tacinhas também. Não coloquei cebolas roxas na minha, embora as verá na lista de ingredientes, simplesmente porque não estava interessada em lágrimas. Não omita o manjericão pois ele dá um toque bárbaro.

A receita é do novo livro do Gordon Ramsey. Apesar de um temperamento podre o acho um gênio. E ele entende bem a diferença entre se cozinhar em uma cozinha profissional e na casa da gente. Suas receitas são sempre excelentes e acessíveis para uma pessoa normal.

Ingredientes:

  • 2 pepinos grandes, gelados
  • Suco de 1 limão amarelo
  • 2 abacates maduros (na Europa eles são pequenos)
  • 2 colheres de sopa de Iogurte natural
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • ½ pimentão roxa picadinho
  • 1 Tomate maduro, mas firme, sem sementes e picado
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva mais um pouco para colocar nos pratos na hora de servir
  • Folhas de manjericão

Descasque os pepinos menos ¼ de um deles. Pegue o 1/4, pique em cubo e reserve. Tome o resto do pepino, retire as sementes, e ponha os pedaços no liquidificador. Use o suco de ½ limão. Liquidifique.

Descasque o abacate, retire a semente, pique ½ abacate e reserve com o pepino. Dê uma espremida no limão por cima para evitar que escureça. Pegue o restante do abacate e ponha no liquidificador com o pepino. Acrescente o iogurte, molho inglês, o resto do suco de limão, e bata até que fique bem cremoso. Tempere com sal e pimenta do reino e acrescente um pouco mais de suco de limão – tive que pegar a metade de outro. Porém não espremi toda a outra metade, só o suficiente para me dar a textura desejada e acidez. Vá provando. Ponha numa tigela e deixe na geladeira para gelar até a hora de servir.

Misture o tomate, pimentão e cebola roxa com o pepino picado e abacate. Jogue a colher de sopa de azeite por cima e misture bem para que todos fiquem revestidos.

Na hora de servir ponha a sopa nos pratos, enfeite com a mistura picadinha e jogue umas folhinhas de manjericão por cima.

Pegue o azeite de oliva e regue cada prato com ele levemente.

11 Comments
  • Cris

    Responder

    Ainda bem que somos normais, eu não iria conseguir conviver com ele! A sopa ficou com uma tonalidade linda!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, ri do teu comentário sobre o Ramsay – ele realmente é um pouco over às vezes, com essa história de querer manter a fama de mau. Mas o filho da mãe é talentoso demais. Nunca tomei sopa fria e esta aqui me deixou mais curiosa ainda. 🙂A cor está fabulosa!

  • Joaninha

    Responder

    Valentina,eu não consigo comer nada que leve pepino 🙁 mas essa sopa está com um aspecto delicioso… Bjs

  • Elaine

    Responder

    Assim como a Carla não sou muito fã de abacate… De vez enquando um “amassadinho com açúcar” e olha lá. ((risos))Mas, essa sopa está muito linda e fiquei louca pra provar. Além do mais é super fácil de fazer…Hum, preciso arrumar abacates!Um abraço!

  • valentina

    Responder

    Márcia, entao fique de olho e me deixe saber o que voce achou dela quando provar.flor de sal, o visual é bacana,nao é?1/ A gente já começa a comer com os olhos.Ai Márcia, que dó!Cláudia, é realmente muito refrescante.Laila, voce esta certa sim.Talvez devesse por uma nota no texto.Valeu.Carla, também achei a cor demais. foi uma das coisas que me tentou.; o )

  • Carla Ventura

    Responder

    Que sopa linda! Não sou fã de abacate, mas essa sopa está tentadora 🙂

  • laila

    Responder

    lindíssima a foto, dá vontade de engolir o monitor…masa então Valentino sobre o abacate, se o q vc encontyra aí é menorzinho e bem escura a casca é o q chamamos de avocado, ou posso estar sendo “metidinha” e falando bobagem, pq pode simplesmente ser um abacate normal mas menor…enfim adorei a receita e assim que esquentar um tiquinho ela estará no menu! bjos

  • Cláudia A.

    Responder

    Valentina, essa sopa deveria se chamar sopa fresca. Que coisa mais delicada e refrescante.

  • Marcia H

    Responder

    Valentina,linda sopa. Pena que sou alérgica a pepino, daí nem dá pra comer gazpacho e nem os típicos “cucumber sandwiches” ingleses.Mas sopa gelada é realmente uma boa pedida para o verão.Bjs

  • Flor de Sal

    Responder

    Que sopa bonita Valentina!!!

  • Marcia

    Responder

    Anotadíssimo, Valentina.Aqui, sempre quente, vai ser só esperar a temporada dos abacates.bjs

Leave a Comment