Sopa capuccino de lentilha

9 Comments

O chefe inglês Gordon Ramsey criou há um tempo atrás um prato que virou sua assinatura: um ‘capuccino’de feijão branco. Ficou famosíssimo por este prato que além de delicioso tinha uma apresentação maravilhosa. Agora ele veio com esta variação que lhes asseguro é saborosíssima. A apresentação é um bônus. A minha sopa ficou um pouco grossa demais e não consegui fazer a espuma direito. Recomendo que você prepare um pouco mais que 500ml de caldo de peixe caso tenha que usar um uma quantidade além da indicada para atingir a consistência indicada.

Se você encontra as lentilhas Puy compre-as pois têm um sabor muito especial.

Na minha opinião o grande segredo desta sopa, além da textura do purê, é o fato de que pede caldo de peixe. Uma combinação genial com as lentilhas. Adorei cada colherada. E até me fez esquecer que fiquei chateada por não ter conseguido fazer a espuma direito.

Ingredientes:

  • 200g lentilhas Puy or Úmbria – ou a que achar ( mas não use da vermelha)
  • 1 eschalote cortado ao meio
  • ½ cenoura cortada em pedaços grandes
  • 1 salsão cortado em pedaços grandes
  • 3 dentes de alho
  • 2 fatias pancettas
  • 3 ramos de tomillho
  • 1 folha de louro
  • azeita de oliva
  • 100g de cogumelos fatiados
  • 12 camarões de tamanho médio
  • 500ml caldo de peixe
  • 142ml creme de leite fresco
  • óleo de trufas
  • manteiga gelada – uns pedacinhos (mantenha na geladeira até que precise usar)

lentilha do tipo Puy – clique para ampliar

Para cozinhar as lentilhas: lave-as bem. Coloqueas numa panela com a cenoura, salsão, louro, tomilho, eschalote, alho, pancetta, e água para cobrí-las. Leve ao ponto de fervura e baixe o fogo. Cozinhe em fogo brando por uns 20 minutos ou até que as lentilhas estejam cozidas.

Quando isso acontecer remova todos os ingredientes só deixando as lentilhas na panela.

Ponha as lentilhas no liquidificador e bata até adquirir a textura de purê – veja a foto . Vá acrescentando um pouco da água do cozimento até adquirir a consistência certa.A mistura tem quje ser bem homogênea, então deixe bater. O grande segredo desta sopa , segundo o autor Gordon Ramsey, é o purê, a consistência dele.

Acessórios:

Os camarões e cogumelos vão ser preparados e colocados no fundo do prato da sopa, a sopa sendo derramada por cima na hora de servir. Para prepara-los é só esquentar uma frigideira e colocar um pouco de azeite de oliva. Ponha os cogumelos na frigideira e cozinhe-os (não é pra fritar) até que a umidade se vá. Transfira-os para um prato e reserve. Ponha os camarões na frigideira e cozinhe-os também – de leve. Reserve.

Etapas finais:

Coloque o purê numa frigideira ou numa panela larga e funda. É importante que você mantenha um destes tamanhos caso contrário você vai fazer a maior bagunça na hora de fazer a espuma no final. Para começar coloque 3 conchas do caldo de peixe na panela com o purê e use o fouet para misturar tudo bem, retirando todos os empolados que possam surgir. Você vai provavelmente ter que acrescentar mais caldo para adquirir a consistência certa, que será líquida porém cremosa. Ao você meter uma colher na sopa o caldo vai ficar na parte de trás da colher. Se a sopa ficar grossa demais você não vai conseguir fazer a espuma do capuccino – a minha ficou um pouco fora do ponto. Acrescente o creme de leite, misture com o fouet para dar uma cor de café com leite. Por fim coloque o óleo de trufas e deixe cozinhar pois o sabor é acentuado é você vai querer que fique suave.

Quando a sopa começar a ferver desligue o fogo e jogue uns pedaços de manteiga gelada e misture com o fouet – se a manteiga não estiver gelada a sopa vai ficar gordurosa, com aquela marca de gordura visivel ao olho nú. Para fazer a espuma use um minimiper ou similar. Você quer fazer uma espuma tal qual a que fazem no leite para colocar no capuccino.

Para servir pegue os pratos – que já estão com cogumelos e camarões, e derrame um pouco de sopa. Por fim use uma colher para colocar a espuma por cima, imitando um capuccino. Você pode colocar umas duas fatias de cogumelos fatiados por cima.

**Se você quiser ver mais receitas dele visite o site do Jornal Times inglês aonde ele escreve aos domingos. http://timesonline.co.uk/tol/life_and_style/food_and_drink/gordon_ramsay

9 Comments
  • valentina

    Responder

    Maria Helena,TENS que fazer entao. E uma delicia.Pat, finalmente fiz a dita ne?!? Agora vou virar a pagina. Nao desapontou,viu>Amei.Agda querida, eles sao os shallots das nossas bandas sim. Aqui so precisa do oleo de trufas que tem um preco bem mais modesto.vivianne, esta sopa e muito boa,viu?!?Clarice, sonhava com esta sopa ha meses.Miki querida, so tem que acertar a ‘liquidez’ (rss rss) da sopa.. Eu errei.rssSofia, pegue a colher e se sirva. O minipimer ‘e um processador de alimentos.veja aqui: http://www.ivox.com.br/produto/?dir=1/651/686/6415/8519:41715Vc faz a espuma dentro da panela, ta?!?Pode perguntar o que quiser.Sem problemas.Desculpe a demmora pra responder.Cris, esta sopa ficou otima amiga. Acho que o Gordon Ramsey tem receitas otimas para se fazer em casa. As vezes elas tem algum elemento diferente mas nada de muito sofisticado.

  • Cris

    Responder

    Valentina, esta sopa ficou linda, ela tem uns ingredientes que não conheço, mais um chef para bisbilhotar receitas, obrigada! Bjs

  • Sofia

    Responder

    Olá Valentina! Essa sopa está com um aspecto excelente, quero experimentar!!! Mas… pode dizer-me o que é um “minimiper”? E a espuma faz-se dentro da própria panela de sopa, ou retira-se um pouco só para fazer a espuma? Desculpe tantas perguntas!

  • miki w.

    Responder

    tina, parece maravilhosa essa sopa! mas será q é difícil fazer a tal espuma? beijinhos

  • Akemi

    Responder

    Valentina, como sempre nos apresentando pratos diferentes e deliciosos! Deu vontade de preparar esta sopa agora mesmo! Tá um friozinho de novo aqui! 🙁

  • A Taste in Heaven

    Responder

    Nossa, essa receita de sopa capuccino de lentilha é de dar água na boca!! Adorei e vou experimentar!!Vivianne

  • Agdah

    Responder

    Menina, essas trufas têm uma fama, são difíceis de encontrar(até só pra provar) e são vendidas a preço de ouro…Mas, esses “eschalotes” aí são os “challots” daqui?

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, amo lentilhas.Achei esta receita muito inovadora e especial, deve ter ficado divina, mesmo!

  • Maria.Helena

    Responder

    WOW!! eu nem gosto muito de lentilhas…rs.. mas esse post me deu uma vontade de experimentar essa sopa cremosa (amo sopa cremosa)!!!!Adorei!!!beijocas:*

Leave a Comment