Soda farls com queijo

11 Comments

soda farls with mustard and cheese-4Acho que deve ter gente coçando a cabeça ao ler a palavra ‘farl’. Para quem não é familiarizado com o termo, vamos explicar começando por falar de soda bread. Para quem não conhece soda bread ele é um pão fermentado com bicarbonato de sódio, e tem como ingredientes tradicionais além do bicarbonato a farinha, sal e  ‘buttermilk’ . A união do ácido lático do ‘buttermilk’ e o bicarbonato são os responsáveis pela fermentação da massa, e causam o crescimento deste pão. Como gosto muito de ler sobre a história dos alimentos em geral em uma das minhas leituras li que esta pão apareceu na Europa por volta do século 19 quando o bicarbonato começou a ser vendido como agente levedante. Soda Bread é muito popular na Irlanda (Irish soda bread) e utiliza farinha de bolo pois é uma farinha que tem bem menos proteína que a farinha de pão, o que facilita o seu crescimento. Entretanto a origem dele esta na América do Norte por volta do fim do século 18 (a primeira receita escrita deles data de 1796 e é de autoria de Amelia Simmons). E por mais que alguns queridos amigos irlandeses se apossem da origem deste pão acho bom que os fatos sejam esclarecidos. Na norte da Irlanda – não necessariamente na Irlanda do  Norte, o soda bread é conhecido como soda farls.  São tradicionalmente feitos no fogão ao invés do forno, em umas chapas de metal chamadas griddle. Em outras partes da Irlanda eles são feitos no forno  como o desta receita.
soda farls with mustard and cheese-2
Uma das coisas que amo no fim de semana é ter tempo para cozinhar, fazer pão, preparar coisas que gosto de comer. Soda bread é ótimo pão para o fim de semana. Ele é prático – nã0 precisa ser sovado, ou deixar a massa crescer. Você pode acordar e prepará-lo para o café da manhã. Agora deve ser sempre consumido ainda morno. Ele não é bom frio – acredite em mim. Ele perde seu charme completamente, e te deixa com a sensação de ter sido enganado.  Esta receita que fiz é metade da receita original, e a coloco aqui exatamente como a fiz. Ela está no meu caderninho que fica na cozinha pois gosto muito de fazê-la. É muito importante que a massa não seja misturada em excesso, então costumo só dar uma misturada inicial com a colher de pau ou com uma espátula, mas loco uso as mãos para fazer o trabalho. E é importante se ter a mão no formato de garra pois assim é como se vocé trabalhasse a massa com ganchos, sem cometer excessos ao misturar. Não use batedeira para o seu soda bread. As vezes ao tentarmos trazer todos os ingredientes juntos é muito fácil trabalhar a massa em excesso o que acaba por comprometer o crescimento do pão , e resulta em uma massa pesada.
soda farls with mustard and cheese-3

Esta receita não tem autoria. É de um libreto do supermercado local, o Waitrose.

Ingredients:

Instructions:

Pre-aqueça o forno – 200oC. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve.

Em uma vasilha coloque as farinhas, sal, bicarbonato de soda e queijo. Dê uma mexida para que os ingredientes secos se integrem. Em uma outra vasilha coloque o iogurte, o leite e a mostarda. Misture tudo com um fouet para que os ingredientes se incorporem. Derrame a mistura na vasilha com a farinha.  Use uma colher de pau para dar uma mexida inicial e depois use as mãos para trabalhar a massa e trazer todos os ingredientes de forma uniforme. Esta massa não deve ser sovada. Forme uma bola e achate na assadeira levemente. Corte a massa em 8 e salpique um pouco de farinha por cima – bem pouquinho, e leve ao forno por uns 20 minutos. O pão deve ficar dourado escuro, com uma crostinha. Se necessário asse por mais um pouco. Transfira para uma grelha para esfriar. Eles são deliciosos ainda quentinhos, tanto puros ou com um recheio. Acho difícil comer só um.

 

11 Comments
  • Cristina Lunardeli

    Responder

    Valentina, querida…como posso ficar tanto tempo sem vir aqui?! simplesmente terei que voltar amanhã para ver sem pressa todas as maravilhas que hoje apressadamente meus olhos buscaram! Não resisti em comentar nesse post, pois esse pão está lindo, literalmente me chamando!
    Bjs e volto logo!rs

  • Mônica Galdino

    Responder

    Olá,

    Adorei a receita. Posso substituir a farinha de espelta por farinha de trigo?

    Bjs

    • valentinajacome

      Oi Monica,obrigada pela visita. Pode substituir a farinha sim.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, não conhecia os soda farls – que aparência deliciosa eles têm! E são muito práticos de fazer, não?
    As revistas do Waitrose continuam ótimas, pelo jeito.

    • valentinajacome

      Pat, super praáticos mesmo. Ficam prontos em no time. E olha que estas receitinhas são todas de uma revistinha grátis.

  • Romy

    Responder

    Valentina… interessante esse pão 🙂
    Por acaso não conhecia mas adorei pois gosto imenso de receita fáceis e práticas.
    O pão ficou lindo e deve ser uma delicia 😀
    Bjs

    • valentinajacome

      Romy querida, ele realmente é bem prático. Vc não tem que ficar fazendo mil coisas. Dá super certo. Se fizer espero que goste.

  • Claudia Lima

    Responder

    Eu adoro Soda Breads e já fiz muito.
    Com esta farinha ainda não provei, mas imagino que seja delicioso. Adoro produtos integrais.
    Bom findi 🙂

    • valentinajacome

      Claudia, somos duas então. Agora se tiveres oportunidade faça com outras farinhas que não a comum pois contribuem para o sabor diversificado.

  • karen

    Responder

    Val, juro que li “soda farts” e vim correndo para saber do que se tratava… hahaha

    • valentinajacome

      Karen, já ri imensamente. de gargalhar.

Leave a Comment