snowball truffles

4 Comments


snowballs-3
Natal é uma época de muita tradição, e isto é visto muito também na culinária. E neste mundo em que vivemos aonde fronteiras não são obstáculos mais, com a internet ou mesmo passagens aéreas acessíveis nos colocando mais próximas de várias culturas, temos opções de vivenciar culturas natalinas diversas. E snowballs são uma destas tradições. O seu charme para mim é a ilusão de bolas de neve. E a aparência delas é comum, seja na receita das tradicionas snowballs escocesas ou mesmo nestas trufas da Rachel Khoo. A variação está na execução.
snowballs-4 A tradicional snowball escocêsa por exemplo, é uma bola de massa, feita com farinha de trigo. Já vi umas gregas também que se desmancham na boca. Há uma versão americana de Chicago sobre a que li em um destes anos passados, em que os biscoitos são rolados em açúcar de confeiteiro para dar uma aparência ‘nevada’. E a lista com certeza será longa se for para continuar a listar os diversos tipos de snowballs que estão espalhados por este mundão. O que me fascina é a idéia comum, e a roupagem variada. Nesta versão da super criativa Rachel Khoo temos trufas com chocolate branco e leite de coco. Bem tropical. No meu caso o grande desafio foi manter estas trufas firmes com este calor que está fazendo. Tive que ir colocando as trufas na geladeira enquanto enrolava o resto, caso contrário as pobrezinhas perdiam o formato meio rápido. Adorei a idéia de comê-las acompanhando um cafezinho no meio da tarde. Só uma já basta.Caso você queira pode também colocá-las em forminhas, bem frufru, e presentear amigos. Um agrado seu, único. Espero que vocês estejam curtindo o preparativo para o Natal, juntamente com pessoas queridas e família. Fora do esquema comercial em que o verdadeiro espírito do Natal está completamente perdido.
snowballs-2

Trufas de chocolate branco com cara natalina – snowballs. Renderá umas 30 dependendo do tamanho das que você enrolar. Rachel Khoo dá o seu toque pessoal nestas bolinhas de neve.

Ingredients:

Instructions:

Preparo:
Coloque o leite de coco e sementes de cardamomo em uma panelinha em fogo médio baixo, e assim que ferver desligue o forno. Reserve e deixe fazer infusão por uns 30 minutos. A receita original pedia só 10 min, mas achei que não foi suficiente. Após este tempo coloque uma tigela com chocolate branco, leite de coco (sem o cardamomo) e manteiga sobre uma panela com água sobre fogo mêdio/baixo. Não deixe a água tocar o fundo da tigela. Mexa a mistura de vez em quando até o chocolate e manteiga se derreterem completamente. Transfira a mistura para uma vasilha e deixe esfriar um pouco antes de levar á geladeira para se firmar.Quando a mistura estiver firme coloque o coco ralado em uma assadeira. Comece a enrolar as trufas, e depois role-as pelo coco ralado para que fiquem com aparência nevada.

4 Comments
  • Paula

    Responder

    Oi! Fiquei em dúvida : ( é leite de coco ou creme de leite?

    Obrigada! : )

    beijos!

    • valentinajacome

      Paula, feliz ano novo! ‘E leite de coco. corrigi na descrição da receita. Perdão pela confusão.

  • Gina

    Responder

    Amiga Valentina.
    Muita Paz, Saúde e Amor junto a seus familiares é o que lhe desejo nesta temporada de Fim de Ano. Que haja muita Luz não só no Natal, mas em todos os dias da sua vida e que o Ano Novo veanha repleto de boas noticias.
    Beijinhos da Gina

    Aproveite bem o colinho da família!!

    • valentinajacome

      Gina querida, um 2013 de muita paz e sucesso. obrigada pelo carinho.

Leave a Comment