shortbreads the maracujá

24 Comments

Amo shortbreads, estes biscoitinhos amanteigados. Eles são bem populares por estas bandas onde moro. São biscoitinhos escoceses. Algum dia ainda vou fazer uns com uns motivos escoceses.

Estes aqui são para levar para o trabalho. Esta é a minha última semana antes de sair de férias. E resolvi fazer umas coisas caseiras. Todo dia alguém aparece no nosso andar com umas coisas compradas prontas que têm tantos químicos que até estremeço. Confesso que a idéia de cortar 40 biscoitos me deixou meio desanimada a princípio – morro de preguiça de receitas de 50/60 biscoitos Sou famosa por reduzir as receitas só para não ter que cortar tudo, mas estou feliz por ter prosseguido. No final foi tudo muito relaxante. Espalhei a cobertura com o dedo – lavadinho. Foi a forma mais facial que achei de espalhar tudo da minha melhor maneira possível.

Os biscoitos ficam tão lindinhos. Fiquei morta de amores. E nem queria comer para não estragar as estrelinhas.

A receita original pedia para se abrir a massa e dividí-la entre assadeiras, e depois colocar na geladeira por uns 20 minutos. Só se cortaria os biscoitos ao se retirar a massa da geladeira. Entretanto achei mais fácil cortar os biscoitos primeiro. Não é necessário deixar muito espaço entre eles, pois não são daqueles folgados, que tomam conta da assadeira. Estes shortbreads são comportadinhos e não tomam muito espaço.

Receita dos shortbreads:

Ingredientes:

250g de manteiga em temperature ambiente

1 xícara de açúcar de confeiteiro

1 colher de chá de extrato de baunilha

2 colheres de chá de farinha de trigo

½ xícara de amido de milho

Coloque a manteiga e açúcar numa batedeira e bata até que comece a clarear. Acrescente o extrato de baunilha e bata mais até que a mistura fique bem clara. Acrescente o amido de milho e dê uma misturada. Depois acrescente a farinha e misture com a colher um pouco.Mas na minha opinião tem que se colocar a mão na massa mesmo para que fique homogênea. Termine colocando a massa numa superfície lisa e misture mais até ficar com uma bola uniforme. Coloque plástico PVC e ponha na geladeira por uns 20 minutos. Enquanto isso forre umas 3 assadeiras com papel manteiga e reserve. Tire a massa da geladeira, divida em duas partes, trabalhe uma parte primeiro. Abra a massa colocando papel manteiga em cima da massa e usando um rolo para abrir a massa. Pegue o cortador e corte os biscoitos. Espalhe-os pelas formas preparadas e leve à geladeira por uns 20 minutos.

Ligue o forno em 160oC. Se Deus quiser o forno vai ficar no ponto ao mesmo tempo que a massa dos biscoitos. Leve os biscoitos ao forno entre 15-20 minutos, até que fique firmes. Acho que 20 minutos é o ideal.Quando o biscoito ficar pronto retire do forno e deixe esfriar na forma.

Para a cobertura misture 1 xícara e meia de açúcar de confeiteiro com uma colher de sopa de suco de maracujá.Mexa bem e vá acrescentando um pouco mais de suco até dar o ponto. Espremi um pouco de suco de limão para quebrar um pouco o doce excessivo. Lembre-se que o ponto será quando a mistura ainda estiver grossa. Quando a cobertura secar ficará parecendo um espelho embaçado. Não me deu nem vontade de comer.

Você pode colocar os biscoitinhos em saquinhos para dar de presente. Mas espere que a cobertura seque primeiro.

24 Comments
  • Maria Aparecida

    Responder

    Só na foto a gente fica louca pelos biscoitinhos. Minha duvida é somente 2 colheres de cha de fa de trigo? Bjs

  • Claudia

    Responder

    Vale, apenas para confirmar: a medida do trigo é colher de chá mesmo?? Só isso é suficiente? Bj

  • bia

    Responder

    que biscoitinhos lindos, ainda mais de maracuja ! amei ! bjs

  • Marcia

    Responder

    Que biscoitos lindos! Senti o perfume deles aqui em SP… Adorei o blog! Bjs

  • Luciana

    Responder

    Valentina, adorei teus biscoitos, eles ficaram lindos. Parabéns pelo teu blog, ele é muito aconchegante.Bjos, Lú.

  • Gi

    Responder

    Val, vc me deu uma ótima dica!!! estava pesquisando algumas receitas de biscoitinhos para o natal e amei essa! super diferente ser maracujá! ameeei!

  • CRIS do Mix (BRASIL)

    Responder

    Que lindos estes biscoitinhos! Também gostei da mousse. Boa idéia para usar meus maracujás que estão na fruteira.Beijinhos!

  • Carla Ventura

    Responder

    Valentina, é vc que mora em Londres? Tenho chances de ir pra lá em fevereio. Estou acertando data e acomodação ainda. Se eu precisar de um guia, vc me ajuda? :)Beijo!

  • Carla Ventura

    Responder

    Eu amo coisas de maracujá! E biscoitinhos, então. Ficaram fofos e apetitosos 🙂

  • Jê ( http://coisasdedeus.com/ )

    Responder

    fico boba com suas receitas, cada delicia. E me conta, você morando no exterior onde encontra maracujá com facilidade ?

  • Dinha

    Responder

    Valentina, que amor estes biscoitinhos, maracujá é o meu ponto fraco, muito fofinhos mesmo…

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Que lindos, amiga!São mesmo um lindo presente, e com maracujá não tem nada melhor!

  • Silvia Arruda

    Responder

    Valentina, um dia quero ser tão caprichosa e prendada como vc! Estes doces parecem derreter na boca!! E adoro maracujá!

  • COZINHAR COM OS ANJOS

    Responder

    Lindos e faceis de fazer….receita guardada…beijinhos doces

  • LARINHA!

    Responder

    que lindos valentina!!!eu amo maracujá!!e são facinhos de fazer!!!não cenhecia seu blog!adorei!!!um beijão

  • Akemi

    Responder

    Logo que encontrar mais maracujá por aqui, vou experimentar esses biscoitos! Devem ser deliciosos e teria muita pena de comê-los também, ficaram lindinhos! Espero que aproveite bastante suas férias, querida! Bjs

  • Vinni

    Responder

    Valentina,Estou gostando muito das tuas receitas com maracujá, isso está me ‘acalmando’…rs..e reflete nas compras de natal :]Acho que logo que chegarem as faturas meu marido vai começar te agradecer..;DBeijinhos no coração!

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    Minha aluna vai amar esta receita! Fiquei tentada a fazer…bjocas,Nina.

  • Letrícia

    Responder

    Lindíssimos, os seus biscoitinhos. Tenho certeza de que seus colegas adorarão (aliás, quem não se apaixonaria por eles?).Beijos!

  • Laurinha

    Responder

    De maracuja´!!!!!! nunca comi ou fiz…. que lindinhos que ficaram! Adorei! vou fazer (aiai quando…)Adorei o capricho o sabor, o carinho!Beijinhos,

  • Marizé

    Responder

    Os seus colegas vão ficar de boca a berta e a salivar, até eu fiquei!Adorei as bolachas têm uma possibilidade infinita de coberturas e recheios, e adorei o creme de maracujá!Beijocas

  • Carla

    Responder

    Valentina, que pecado!! Que estrelinhas mais lindas, parabéns! Vai fazer um enorme sucesso com os seus colegas de trabalho!Bjs, boa semana

  • Smas

    Responder

    Adorei estes biscoitinhos de maracujá!!!!Bem, deve ficar uma delícia.Uma pequena dúvida: o suco de maracujá que você usou é de pacote, daqueles prontos para beber? Ou é concentrado?Bjs

  • laila

    Responder

    genial!!!!achoq nunca vi biscoitos de maracujá! amei! adoro maracuja e biscoitos, combinação perfeita!tenho certeza q seu andar irá lotar! já vejo a cena d etapas pra cá pra lá, gritaria, baixaria tudo pelos lindos shortbreads!!! brincadeiras a parte amei essa receita e o texto tá um primor! bjo

Leave a Comment