Shortbreads do Dan Lepard, para a Catarina

2 Comments

Perdão pelo sumiço, mas é a minha constante batalha com o tempo. E este foi escasso nestas últimas semanas. Estou cheia de coisas para dividir, e só agora tive uma oportunidade.

Para não dizer que tenho só trabalhado, tenho descoberto blogs ótimos, que tem feito a minha jornada de trem para Londres todas as manhãs um pouco mais gostosas. Vou contar de dois hoje. Depois conto dos outros – a gente não quer esgotar o assunto assim, rapidinho, não é?!

Recebo feeds dos posts do Matt Bites e num deles me deparei com Kitchen Cornersclique no nome para ser levado ao blog. Foi amor a primeira vista. O nome da dona do blog me chamou a atenção por ser o nome de uma tia, que não cheguei a conhecer. E também de uma prima, neta desta tia. Damaris. E o blog é extremamente refrescante, limpo de pretensões, autêntico.

E através do Kitchen Corners conheci o Blog Milk, um blog que tem haver com design, arte, comida, etc. Este é o primeiro blog que visito todas as manhãs, aonde sempre encontro algo novo, gostoso de ler. E me inspira.

Além de blogs tenho também visitado lugares inspiradores, com o Weald & Downland, um museu a céu aberto em que prédios históricos são resgatados, re-erguidos e restaurados. De vez em quando vou mostrar algo dele aqui. Hoje mostro o interior de uma cottage do século 19, a Whittaker’s Cottage. A cottage tem dois cômodos no andar de baixo e dois no andar de cima. Os quartos ficam no andar superior. Foram delicadamente restaurados e me senti transportada no tempo. No quarto principal havia uma cama de casal e um berço. E o outro quarto tinha duas camas. Tudo muito espartano, os habitantes tinham o mínimo necessário. No andar de baixo havia um cômodo na parte traseira onde ficava como que uma dispensa e o que seria a cozinha. O cômodo da frente é o único aquecido. O trabalho de reconstituição é minuncioso e fantástico.

E neste espírito de favoritos deixo esta receita com roupa de festa de shortbreads sanduichados. Criação do Dan Lepard, para o dia das mães, que aqui é logo logo. Peguei a quantia total de gordura e coloquei metade de manteiga e metade de azeite de oliva segundo dica do Heston Blumenthal. Achei a consistência perfeita. A Catarina vai curtir fazer estes biscoitinhos com os pais, e decorar. Espero.

Bom finde para vocês!!

Shortbreads do Dan Lepard

Rende uns 14

Ingredientes para os shortbread:

  • 200g farinha de trigo
  • 100g açúcar de confeiteiro
  • 125g de gordura (fiz com 65g de gordura e 60g de azeite de oliva)

Ingredientes para o recheio:

  • 100g açúcar de confeiteiro
  • 50g geléia da sua preferência
  • 75g creme fraiche

Preparo da massa dos shortbreads:

Pre-aqueça o forno- 150oC. Forre uma assadeira e reserve. Coloque todos os ingredientes numa tigela e com a ponta dos dedos misture todos os ingredientes. Não use a palma das mãos, pois são muito quentes e um dos segredos de uma boa massa de shortbread é não manusear muito a massa. Só se deve manusear o mínimo possível. Você pode usar uma batedeira com a pá e misture o mínimo possível, só até que a massa fique meio uniforme. Coloque um pouco de farinha numa superfície e transfira a massa para esta superfície. Faça uma bola, e achate com a palma da mão. Cubra com papel manteiga e use um rolo para abrir a massa. Use um cortador para a forma de biscoito que preferir. Metade dos cortados serão para a parte de baixo e a outra metade será a parte sanduichada. Nestes use uma forma igual, mas menor para fazer o detalhe do centro. Asse os biscoitos por 25 minutos – até que eles fiquem levemente dourados nas bordas. Retire a assadeira do forno e transfira os biscoitos para uma grelha para que esfriem completamente.

Preparo do recheio:

Ponha todos os ingredientes numa vasilha e misture bem. Com uma colherzinha de chá derrame um pouco em cada banda inteira de biscoito e espalhe com a parte de trás da colher. Não ponha muito – só ¼ da colher de chá.

Para decorar faça uma pasta com 50g de açúcar de confeiteiro, umas duas gotinhas de água e se quiser um tiquitito de corante (é esta a palavra?) natural. Use uma colherzinha ou um saquinho de confeiteiro para decorar as bandinhas vazadas de biscoito. Decore-os antes de colocar a bandas por cima da outra metade e do recheio.

Preciso dizer que absolutamente amo esta massa, mas o shortbread recheado é muito doce para o meu paladar. Farei esta massa muitas vezes, só que sem o recheio. É só uma questão de gosto. Espero que você goste também.

2 Comments
  • marianapp

    Responder

    Adorei as dicas e q delicia de receita!! bjs

  • Greg

    Responder

    Oi Mana, este final de semana irei preparar com a Nina os shortbreads, você trouxe alguma receita de Mersea?
    Beijos

Leave a Comment