Biscoitos de Natal

3 Comments

Tenho feito muitos biscoitos de Natal ultimamente. De alguns gosto imenso, de outros não gosto nem um pouco e por outros apesar de não morrer de paixão desenvolvo uma certa afeição. E tenho repetido certas receitas, as das quais gosto mais. Esta receita aqui já fiz tres vezes. E cada vez tive um resultado um pouco diferente. E vou contar o que se passou em cada vez. Mas tirando esta questão tenho que dizer que este biscoitinhos tem um ótimo sabor. São dos que se desmancham na boca, e tem uma certa leveza. É claro que cheios de decoraçoões ficam algo um pouco diferente.
Na primeira vez em que fiz estes biscoitos lembro que a massa ficou um pouco molenga. Após o preparo transferi a massa para uma folha de papel manteiga, embrulhei e levei à geladeira para endurecer de acordo com as instruções. Fiquei meio ressabiada com a textura a princípio. Quando chegou a hora de abrir os biscoitos para cortá-los e levar ao forno, a massa tinha firmado bem. Eles assaram bem e a não ser um leve crescimento lateral dos biscoitos, ficaram perfeitos. Havia usado uns cortadores no formato de anjinho. Mas não cheguei a decorar nenhum deles. Foram sendo devorados aos poucos, e  duraram uma semana em um recipiente vedado. Ao final desta semana ainda estavam tão bons quanto ao serem colocados no recipiente. Satisfação total.
Na segunda vez em que os fiz resolvi mudar a forma de preparar a massa e não bati a manteiga e açúcar como na instrução, fazendo esta processo inicial muito rapidamente. Por que fiz isso? Confesso que não sei dizer. Por uma razão da qual não me lembro achei que a massa ficaria melhor. Entretanto foi um desastre total. A massa se espalhou completamente ao ser assada. A ponto de perder a forma. Fiquei extremamente aborrecida comigo mesma. Afinal por que diachos é que fui mudar algo que não tinha problema nenhum?

Já na terceira vez eu resolvi voltar ao princípio e seguir a receita a letra. O sabor afinal de contas é muito bom. Só que ao terminar de assar os biscoitos concluí que devo ter batido a manteiga e o açúcar de confeiteiro até quase no ponto, pois embora os biscoitos não tenham ficado nada como os da segunda vez, a massa ficou levement espalhada. E o que fiz foi usar o cortador nos biscoitos assim que tirei a forma do forno. Desta forma me livrei do excesso. Agora, tem que se ter muito cuidado ao usar o cortador neles ainda quentes pois a massa está muito delicada uma vez que ainda estaá se firmando. Estou contando tudo isso pois apesar de não ter tido o mesmo nível de sucesso com a receita nas tres vezes em que a executei ainda assim adorei a receita. E vou continuar a fazê-la.

Com um cortador de aproximadamente 11 cm a receita rende uns 15 biscoitos

A receita é da revista australiana Women’s Weekly, uma publicação que gosto muito e leio desde 2005 os trabalhos que eles fazem.

Ingredients:

Ingredientes para a massa

Ingredientes para calda

Instructions:

Preparo da massa:

Coloque a manteiga, açúcar e extrato de baunilha em uma tigela e bata até a mistura ficar clara e cremosa. Acrescente a farinha de trigo e amido de milho na titela da manteiga e bata até que os ingredientes se incorporem e a mistura fique homogênea. Envolva a mistura em papel manteiga e leve à geladeira por pelo menos uma hora, até que a massa fique firme.

Após aproximadamente uma hora pre-aqueça o forno, Retire a massa da geladeira e deixe do lado de fora até o forno atingir a temperatura desejada. Então abra a massa e corte com o cortador de sua preferência. Ponha em assadeiras forradas com papel manteiga e asse por uns 15 minutos se o seu cortador for de aproximadamente 11cm. Caso ele seja menor ajuste o tempo para que seus biscoitos não queimem. Quando pronto retire do forno e deixe esfriar na assadeira mesmo. Depois transfira para uma grelha.

Para decorar as árvores derreta o chocolate no microondas ou em uma tigela em cima de uma panelinha com água em fogo médio/baixo. Derreta um tipo de chocolate por vez. Assim que você revestir as árvores comece a decorar logo em seguida antes que o chocolate comece a endurecer.

3 Comments
  • Edinéia Marli Nascimento

    Responder

    Muito obrigada pelas receitas, vou experimentá-las;mas voce poderia me enviar uma receita,que além,de deliciosa eu possa fazer com cortadores de plástico ou metal? É que eu quero fazer com meus netinhos de 5 e 4 anos,e eles ficarão animados se ficarem alem de saborosos também bonitinhos.Vou aguardar com ansiedade.Sou muito grata por existirem pessoas como voce,que gostam de compartilhar o que aprendem.Felicidades a voce e toda sua família!
    Edinéia M.Nascimento

  • Gina

    Responder

    Querida Valentina.
    Adorei a sua honestidade e lealdade para com os seus leitores. Hoje em dia isso é muito dificil, é por isso que algumas receitas que copiamos às vezes não dão certo.
    Acontece muitas vezes comigo quando faço massa de esfihas ou de outra espécie. Umas vezes saem maravilhosas, outras acontece alguma coisa que se transformam em desastres totais. Adoro biscoitos, mas acho que eles não sentem o mesmo por mim. Nunca ficam bonitos como gostaria.
    Agora essas arvores, ficarariam lindas no jardim da minha cozinha…hummm! lindas e gostosas! Adorei o capricho da decoração, está muito chique e meigo.
    Desculpe Amiga, isto não é um comentário,é uma redação….rsrs.
    Beijinhos da Gina

    • valentinajacome

      Obrigada Gina. Tento sempre que posso passar a informação completa. As vezes a gente também acaba pecando por nao conter detalhes suficientes para o leitor.ADoro as suas redaçoões então não peça desculpas.

Leave a Comment