shortbreads de lavanda

16 Comments

Mais uma receita de shortbread, você esta provavelmente dizendo para si mesmo. Esta receita é basicamente a mesma que coloquei num post anterior. Clique aqui. As únicas diferenças são:

  • omti a raspa de limão e semente de erva doce,
  • acrescentei duas colheres de chá de lavanda e
  • usei um novo modo de preparar

As duas colheres de chá de lavanda são processadas juntamente com o açúcar, pois achei que esta seria a melhor forma de incorporar a lavanda a esta receita. Sou muito fascinada por lavanda em comida. A paixão veio do começo do meu blog, lendo um artigo em um blog que absolutamente amo: The Travellers Lunchbox. Além do perfume da lavanda, me fascina a utilização de elementos diferentes e inusitados. Acho que nós utilizamos tão pouco a imensa variedade de alimentos à nossa disposição.
Já o modo de preparo veio de uma leitura de receita de shortbread. Sempre que vejo uma receita de shortbread tenho que lê-la, para ver o que é diferente, pois amo shortbreads e o meu sonho é fazer um que seja como o melhor que eu comi. Lendo um livro de um chefe inglês de quem gosto muito, Marcus Wareing, ele explica que para preparar a massa com a consistência certa (para que se dissolva na língua) se deve ter o mínimo de contato com a massa possível, e ela deve ser trabalhada delicadamente e ao mesmo tempo rapidamente. Ele recomenda que se rale a manteiga, pois assim ela já será mais facilmente manuseada e não se precisará trabalhá-la muito. Você coloca a farinha de trigo e o açúcar numa vasilha, e depois põe a vasilha sobre a balança zerada, e vai ralando a manteiga até que tenha as 100g. A manteiga deve ser gelada, então não corte a quantia necessária. Pegue toda a barra, deixe só um pedaço coberto com papel (para evitar que você toque no restante e esquente-a com o calor da sua mão) e vá ralando. Para trabalhá-la eu usei inicialmente uma colher de pau só para uma mistura inicial, e usei a pá da batedeira para misturar tudo até que a massa se parecesse com uma farofa fininha. Outra opção é usar as mãos para misturar tudo até atingir o ponto. Transferi a massa para uma assadeira, espalhei igualmente e levei à geladeira por 1 hora. Retirei da geladeira, e com um cortador dei o formato que queria e levei para assar no forno com temperatura de 140oC. Sugiro que você unte a assadeira ou forre com papel manteiga. O tempo no forno vai depender da espessura do seu biscoito.

Achei esta a melhor textura dentro os shortbreads que já fiz. Caso não tenha lavanda, use raspa de limão ou laranja ou mesmo grapefruit.

16 Comments
  • Con Gusto

    Responder

    Olá! Eu costumo fazer este biscoito e ele faz o maior sucesso com meus clientes. É muito delicado e realmente passa um toque de sofisticação. Vou tentar o método da manteiga ralada, mas mesmo sem ele o pessoal adora sua textura!Prazer em conhecer o blog!Bianca(www.congusto.blogspot.com)

  • Donna Dani

    Responder

    Oi Valentina, nunca provei nada com lavanda e achei muito interessante. Ta com uma cara de croc croc!bjks

  • Cris

    Responder

    Um charme… tem algo com a lavanda que me encanta, ainda vou descobrir porquê… por enquanto eu só fico olhando os campos de lavanda na net e curtindo receitas que aparecem. Bjs!

  • Ana de Bruxelas

    Responder

    Oi Valentina,amei seu shortbread!!!Tenho lavanda, camomila e hibiscus aguardando uma oportunidade na minha despensa. Agora vou poder usa-los de forma simples mas muito glamourosa.Merci pelas dicas e pela receita!

  • Elaine

    Responder

    Valentina,Achei essa receita superchic! Com certeza essa receitinha será testada em breve! bjo.Elaine

  • Marcia

    Responder

    Mais uma jóia saída da tua cozinha… Estou louca de vontade de bake com lavanda por tua causa! Bj

  • Agdah

    Responder

    O que chamam de <>shortbread<> aqui varia muito e alguns até têm textura de um simples bolo, só que mais seco.

  • graziella

    Responder

    vc salpicou mais lavanda por cima ? pq continuam inteiros…

  • Gourmandise

    Responder

    A Laila deve ter adorado a receita! rsbjo,Nina.

  • Fabrícia

    Responder

    Quanta delicadeza e o aroma com certeza maravilhoso…adoro lavanda.Bjs.

  • Laurinha

    Responder

    Achei a dica de ralar a manteiga o máximo!!! Acho que dá para utilizar em outras receitas onde se pede para trabalhar o mínimo possível com a massa…beijinhos,

  • Elvira

    Responder

    Que delicadeza de biscoitos, Valentina! 🙂Beijos.

  • laila

    Responder

    estou hiper realizada…comprei uma arbusto de lavanda e ele está lindo..gordinho e volumoso….adoro o sabor e a delicadeza da lavanda…com certeza farei esses biscoitos! bjs

  • Ameixa

    Responder

    Não conheço o sabor da lavanda nos alimentos mas deve ser irresistível 😉 E ficam tãooo lindossss 🙂

  • Leila

    Responder

    Tina, tuas delicias estao me deixando com vontade de experimentar lavanda. acho que nunca comi nada com lavanda.adorei a explicacao sobre a manteoga ralada. pura novidade para mim.O dia está lindo, o ceu está bem azul yuppi!!!beijinhos

  • Nereime

    Responder

    Ainda não tive oportunidade de provar o sabor lavanda…me parece tão singular.Essa tua receita é uma boa pedida!!!bjos

Leave a Comment