shortbreads com laranja cristalizada e pistache

4 Comments

shortbread de orange confit-1-3oC. esta foi a temperatura no domingo a noite na minha cidade. Em abril. Brincadeira de mau-gosto. Fui ligar o forno para aquecer. A alma, pois a casa aquece no aquecedor a gas.  Estes biscoitos viraram lugar comum na minha cozinha desde o ano passado quando os vi na edição acho que de junho da Gourmet Traveller Australiana. Assino esta revista ha tanto tempo que parace ser minha amiga. Sério.

Vira e mexe esta bichinha aparece na minha cozinha. E olha que como disse no post passado sou purista quanto a shortbread recipe. Esta é uma das poucas que me tiram do que chamo ‘bom caminho’. E faz sucesso. Bom, quando a apresento, ou será presenteo não digo shortbread para que não se encham de preconceito. Cheating? Bem…. pode ser.Mas em busca de uma boa causa. Da causa que diz que sem preconceitos as pessoas tem uma melhor aventura culinária.

shortbread de orange confit-3

A receita rende uns 35 biscoitos pelo menos. É claro que depende do tamanho do seu cortador. Resolvi nesta ultima fornada que só os farei de flores. Como na foto. Já fiz quadrados, redondos.. nunca em formato de coração. É que embora seja uma romântica de coração sempre resisto a  demonstrações amorosas excessivas. Eu sei gente. tolice. Mas após bem mais de 38 anos de vida não posso me desvencilhar de velhos hábitos. A menos que tenha um momento de imenso amor , em que pego meus amigos de surpresa ao dizer que os adoro. Bom, mas jamais com biscoitinhos de coração. Mas acho que estou saindo por uma tangente.

Voltando ao post, você precisará de laranjas glaceadas. Aquela receita caseira. O que sobrar você deixa guardado e quando aparecer a  oportunidade, e você tiver tempo use-as para fazer a receita. Ou compre na sua lojinha favorita. Ou padaria. Eu não estou aqui para te dizer aonde comprar tuas laranjas glaciadas.

Tanta laranja nesta receita que é uma loucura. E pistache. Ai gente, tostadinho com uma leve crocância.  E as laranjas. Estas laranjas glaciadas são coisas que eu associo com pão. Pães festivos. Mas nesta receita só as associo com paraíso. Você gosta de laranjas glaceadas? Como você as usa? Já usou em biscoitos? Me conta, vai.

shortbread de orange confit-4

E nesta quinta-feira a noite, em que como codornas no jantar, divido aqui esta receita. Estes biscoitinhos que me satisfizeram muito. E a meus amigos também. Cheguei no trabalho antes da 8 e deixei os tupperwarzinhos com biscoitos nas mesas de uns colegas queridos. Recebi não só agradecimentos como comentários interessantes sobre eles. Então resolvi que eles eram também bons os suficientes para sair no blog. Desfrutem.

shortbread de orange confit-5

 

Ingredients:

Instructions:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Coloque os pistaches espalhados na forma e leve ao forno por un 4 a 5 minutos.Retire, deixe esfriar e pique. Reserve.

Separe todos os outros ingredientes. Bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro em uma batedeira por uns 6-8 minutos, raspando as laterais de vez em quando. Enquanto isso coloque o suco de laranja e o Gran Marnier em um copo grande e misture. Reserve. Quando a mistura do açúcar estiver bem clara e fofa acrescente a gema e bata para incorporá-la à mistura (por uns 2 a 3 minutos), seguido de metade da mistura com o suco de laranja.

Desligue a batedeira, acrescente a farinha, a laranja glaceada picada, o pistache e uma pitada de sal. Misture tudo para ficar com uma mistura mais ou menos homogênea, e transfira tudo para uma superfície levemente enfarinhada. Faça um disco achatado com a massa e envolva em papel filme. Leve à geladeira por uma hora.

Retire a massa da geladeira e deixe chegar à temperatura ambiente.  Este é o tempo de pre-aquecer o forno a 180oC – pelo penos por aqui. Quando  a massa estiver manuseavel – mas não molenga,  abra-a em uma superfície levemente enfarinhada. A espessura da massa deve ser de aproximadamente 1cm de espessura. Não menos que isso. Use cortador de biscoito de uns 5 cm de diâmetro. Espalhe os biscoitos igualmente por uma assadeira revestida com papel manteiga, e asse por un 15 minutos, mas virando a assadeira no forno aos 7 minutos. Isso fará com que os biscoitos assem igualmente dos dois lados. Quando prontos retire do forno e deixe esfriar na assadeira por uns 5 minutos, e após este tempo pincele os biscoitos com a mistura de suco de laranja e Gran marnier/Contreau. Polvilhe os biscoitos generosamente com açúcar de confeiteiro – caso o açúcar fique meio que chupado com o molhado do suco, polvilhe até que isto não seja notado. Em seguida raspe casca de laranja por cima. Na receita original mandava se misturar as raspas de laranja ao açúcar de confeiteiro, mas acabei ficando com um açúcar embolotado, então mudei para esta forma de preparo.

4 Comments
  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, eu peguei amor por esta revista por sua causa, vc me apresentou a ela. Tenho a assinatura digital atualmente. Adoro.
    Eu lembro destes biscoitinhos na capa da revista e tenho de dizer que os seus ficaram muito mais bonitos. Fiquei doida para provar.
    xx

    • valentinajacome

      Estes biscoitos sao otimos. E agradam imenso. Todas as pessoas que os receberam me mandaram comments sobre eles.

  • Gregório Jácome on Facebook

    Responder

    Que delícia Tina, estão lindos!

    • valentinajacome

      Obrigada Mano. Eu gosto deste formato – parecem pequenas flores

Leave a Comment