shortbreads com decoração de chocolate

12 Comments

  “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”. Carlos Drumond de Andrade. 

shortbreads com cobertura de chocolate-9Outro dia postei uma foto no facebook de uma pintura no meu rosto que foi feita por ocasião da ‘hen do’ de uma grande amiga. ‘Hen Do’ é a despedida de solteiro da noiva. E este a que fui foi bem diferente dos muitos que se faz normalmente. Sem toda a farra.  Já fui a Barcelona para um hen weekend por exemplo. Muita bebida, farra.  Mas neste nos reunimos na casa de uma amiga da Rachel e lá passamos das 11 as 5 papeando, fazendo uns artesanatos. Claro que também tomando um ‘vino’ e champagne. Mas o foco era estarmos juntas com a  Rachel. Entretanto o propósito de falar do evento é mencionar o simples, e como não são eventos grandiosos que nos dão necessariamente grande prazer. Na verdade não se precisa de muito.  Drumond , eterno sábio, colocou muito bem. Às vezes por exemplo provo algo que faço na janta e o sabor é tão bom que agradeço a Deus pela oportunidade, e fico feliz de marré marré marré. Ou como uma fatia de um bom pão com uma deliciosa manteiga, e me sinto no céu.  A vida é feita de momentos. Como uma tapeçaria.

bluebellsNa primavera encho os olhos de lágrimas ao ver um tapete de bluebells, estas florzinhas selvagens que pintam a natureza de azul.  Uma fatia de sourdough tostada na chama do fogão com um queijo haloumi (tipo queijo de coalho) é a melhor coisa do mundo na manhã de domingo. Biscoitos shortbread são a coisa mais simples, feitos com ingredientes absurdamente comuns (manteiga, açúcar e farinha), e que me fazem ir aos céus. E tenho uma receitinha que uso e abuso. Sei de cor até. A uso para base de ‘tray bakes’ como o de duas postagens anteriores, ou os utilizo só para fazer shortbreads mesmo. Comuns.

legenda

shortbreads com cobertura de chocolate-10

 Outro dia resolvi fazer uma nova leva. E vestir roupa nova neles. Revesti com chocolate: alguns ficaram completamente revestidos, outros parcialmente,  joguei umas castanhas trituradas por cima de alguns – tinha umas castanhas de caju tostadas e revestidas com mel, e joguei no processador. Queria também ter revestido com chocolate branco e jogado umas framboesas congeladas secas por cima para cortar o doce do chocolate branco com o azedinho. É tão bom ter tempo para experimentar. Peguei a receita e também experimentei fazer somente com farinha de trigo – uso um pouco de fubá/semolina normalmente, e decidi que a minha preferência é realmente  a que uso pois a textura é mais interessante quando se coloca o fubá ou semolina. Brinquei também com o tempo no forno – e definitivamente eles tem que ficar douradinhos para adquirir a boa textura. Caso contrário  ficarão  fofas logo, e antes disso a textura não ficará interessante.   Qual o seu jeito preferido?

shortbreads com cobertura de chocolate-2

Fotos: as fotos de localidade deste post foram tiradas por mim na linda propriedade de Hatchlands por ocasião da floração das lindas flores selvagens bluebells.

Esta é a minha receita básica de shortbread

Ingredients:

Para os shortbread

Para decorar

Instructions:

Coloque todos os ingredientes na tigela de uma batedeira. Use a pá da batedeira e bata até que a mistura pareça uma farofa. Transfira para uma superfície limpa, fria e levemente polvilhada com fubá. Molde a ‘farinhada’ em uma bola de massa e dê uma leve achatada. Não trabalhe esta massa – você só quer fazê-la uniforme. Veja bem, você também pode usar a ponta dos dedos para fazer a farofa ao invés do processador. Só tenha cuidado para não colocar muito calor e fazer a manteiga começar a se derreter com o calor das mãos. Eu normalmente tiro a manteiga da geladeira na última hora, só para adicionar à massa.

Esta massa pode ser usada na hora – neste  caso comece pre-aquecendo o forno – 180oC. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve. Quando a massa estiver pronta corte no formato desejado e ao colocar na assadeira deixe um espaço entre os biscoitos pois se espalham um pouco, não gostam de arrocho. Asse até dourar. Veja aqui: o tempo no forno vai depender do tamanho que você cortar os biscoitos. Quando os faço de 5cm de diâmetro asso por uns 15 minutos pro tempo ideal. Recomendo que você use 10 min em média e fique de olho. Se os seus forem muito pequenos, a partir dos 8 minutos fique esperta(o).  Ao retirar do forno deixe esfriar na assadeira por uns 5 minutos caso contrário podem se partir quando você tentar retirá-los. Costumo transferir para a grelha no próprio papel manteiga.

Se você tiver preferido deixar a massa na geladeira antes para descansar por uns 30 minutos, pre aqueça o forno na hora em que colocar a massa na geladeira. E o resto será como mencionado acima.

Recomendo derreter o chocolate em uma tigela sobre uma panela com aguá fervendo e sem deixar a água tocar no fundo da tigela. Não especifico quantidade pois depende de como vc vai usar. Lembre-se que chocolate requer muito cuidado no trato. EÉ um moçoilo muito fino e sensível.

12 Comments
  • Leticia Ono on Facebook

    Responder

    Ai, quanta beleza. Deixa o coração mais leve. Ando cheia de vontades biscoiteiras nos últimos tempos, e essa receita me pareceu tão simples, tão adaptável… beijos!

  • Leticia Ono on Facebook

    Responder

    Ai, quanta beleza. Deixa o coração mais leve. Ando cheia de vontades biscoiteiras nos últimos tempos, e essa receita me pareceu tão simples, tão adaptável… beijos!

  • Josefa Navas Fernández Faria on Facebook

    Responder

    Yummmmmmmmmy!

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    Jô Mayr Bibas a doceira amadora eé um sopro de vida. jovem alegria e energia!!

  • Jô Mayr Bibas on Facebook

    Responder

    Acho que vou sugerir que isso vire vídeo da minha doceira ex-amadora…

  • Cucchiao pieno

    Responder

    Bom dia amiga!
    Uau, que bom ler um post lindo assim logo cedo!
    Devemos sim agradecer a Deus e curtir as coisas simples da vida!
    Que encanto essa floresta de bluebells.
    Adorei as roupas novas dos teus shortbreas! Eu também quero uma roupa de chocolate 🙂
    O meu preferido é esse “chocolatoso” com castanha de caju por cima – nham, nham…
    Te desejo um lindo dia.
    Bjo grande
    Léia

    • valentinajacome

      Querida, no ano que vem vcs tem que vir na época de bluebells. Dai vamos fazer um passeio bem bacana.

      • Cucchiao pieno

        Quem sabe dá certo querida! Vou adorar, mas primeiro estamos te esperando aqui!
        Bjim

  • Lylia

    Responder

    Que saudades desse lugar! Dessas lindas bluebells! Lindas fotos, Valentina!
    Drummond mora no meu coração e quando jovem – isso há muito tempo..,rsrs.- mantinha uma correspondência com ele. Acredita?
    ” Ser feliz sem motivo é a forma mais autêntica de felicidade” é o que há de mais verdadeiro.
    Concordo com você: ” É tão bom ter tempo para experimentar”.
    Lindos e irresistíveis shortbreads.
    Bj,
    Lylia

  • Suzana

    Responder

    Minha querida Valentina,

    Por aqui o tempo pede, como vc diria, uma mug de chá e duas ou três delícias como estas. Tudo o que sai das suas mãos é delicioso. Adoro shortbread e raramente faço. Esse com chocolate e caju com mel triturado tem de ser uma maravilha!

    Um beijo grande e tantas saudades*

  • Regina

    Responder

    hmmmmm….hoje ta um dia chuvoso e frio…perfeito pra esses shortbreads…Muito obrigada pela receita…pela história e pelas fotos dos bluebells…coisas assim é que fazem a vida valer a pena…Amei !!! 🙂

    • valentinajacome

      Regina, eu agradeço a visita. Obrigada pela atenção. É bom compartilhar.

Leave a Comment