Shortbread de chocolate e um bom presente de Natal

7 Comments

Tem muito comércio em cima do Natal, mas também há muita fraternização genuína. E uma das coisas que acho bacana é a tradição de se preparar presentes – principalmente comestíveis para se dar aos amigos e pessoas queridas. Presentar alguém com um objeto confeccionado por nós mesmos é inigualável na minha humilde opiniäo. Neste espírito tenho andado a voltas com receitas, e embalagens. Tudo muito gostoso e divertido. Uma receita não é para todos. O fulano amigo antigo pode adorar umas madeleines de agua de rosas, mas a beltraninha amiga de muitos anos mais não tolera nada perfumado. Para ela então temos que buscar algo que se adeque a seu gosto. E assim vai. Tenho composto uma longa lista do que presentar, juntamente com os cartões que acompanharão cada presente.
Escolhi uma receita de shortbread de chocolate para alguns dos meus amigos. Eles tem que ser os que gostam do tradicional, mas também apreciam a surpresa do novo. Meu amigo SB por exemplo nåo aprovaria esta receita uma vez que para ele o tradicional não deve ser mexido. Este shortbreads saem do tradicional puro e simples não só pelo chocolate, mas também porque estes shortbreads são cortados finos e viraram um mini sanduíche de shortbread. O recheio ê um charmoso creme de chocolate. Um dos batches que fiz levaram extrato de laranja com o chocolate. Dá para se tentar várias experiênciasentadas. Vc pode dividir o recheio em potinhos e em cada um atacar com ingredientes vários para mudar o ‘humor’ dos recheios.
Gostei muito desta receita. Os shortbreads ficaram com um ótimo sabor. O açúcar é equilibrado. Para embalagem pode se usar saquinhos transparentes com umas folhas duras decoradas dentro de background; ou caixinhas forradas com lindas folhas daquele papel fino, o papel seda . O toque ‘homemade’ é importante, pois este é o espírito destas lembrancas. Gostaria de dizer que estes devem ser consumidos logo, logo. Caso você queira presentear a si mesma – por que não?, guarde-os em uma latinha bem fechada para que se mantenham bem firmes.  Confesso que a única coisa meio entediante para mim foi medir tudo direitinho para cortar cada tirinha do mesmo tamanho para que as bandas fossem idênticas. Adoraria ter tido um cortador voice activated. Apesar disso achei que valeu a pena o trabalho.

Ótimos biscoitinhos para se dar de presente nesta época festiva

Ingredients:

Instructions:

Preparo:
Coloque a manteiga e o açúcar/xylitol em uma vasilha e misture com uma colher de pau. Transfira o chocolocate e as farinhas para a vasilha com a manteiga e mexa para que os ingredientes se incorporem. Transfira a mistura para uma folha grande de papel manteiga e dobre a folha por cima da mistura também. Use um rolo para nivelar a massa e dê a forma retangular precisa. Você tem que ser preciso(a) aqui porque estes biscoitos terão bandas, e elas tem que ser idênticas.Contato que você seja preciso(a) neste estágio, o restante será fácil. Envolva bem na folha de papel manteiga e leve à geladeira até firmar. Será pelo menos 1 hora.
Pre-aqueça o forno – 160oC. Uma vez que a mistura esteja firme, tire da geladeira. Corte tiras de 1 cm de largura. Idealmente não os faça muito grandes. Os meus tiveram em média 7 cm x 1 cm, e os que foram um pouco maiores aumentei a espessura. Asse por algo entre 10-15 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar antes de mover para a grelha – seja gentil pois caso contrário eles se quebrarão facilmente. Gosto de usar uma espátula para movê-los. Uma vez que estejam frios, rechei-os.

Recheio:
Ponha o creme de leite fresco em uma panelinha e leve ao ponto de fervura. Assim que atingir o ponto desligue o fogo e jogue o chocolate dentro. Dê só uma leve mexida e deixe que o chocolate derreta. Uma vez derretido mexa bem com uma colher e espalhe pelas bandas dos biscoitos, terminando ao colocar a outra banda por cima.
Recomendo consumir estes biscoitos o mais rápido possível, e guarde em uma vasilha bem vedada.
Este biscoito são ótimas lembrança natalinas. Já estou arrumando uns pacotinhos.

7 Comments
  • Ritha de Kássia Bastos

    Responder

    Adorei o novo layout… Amo tudo que posta aqui! obrigada pelo carinho e por encher de alegria e perfume a nossa cozinha. bjs

  • Cristina

    Responder

    Sem dúvida um presente graciosamente saboroso…eu adoraria!Mudanças são sempre interessantes, vou acompanhar as do blog!
    Um lindo final de semana para vc!!

    • valentinajacome

      Querida Cris, meu coração se enche de alegria ao ver você aqui. Espero que teu fim de semana esteja sendo ótimo.

  • Candy Love

    Responder

    Se tem chocolate eu ia adorar 🙂

    • valentinajacome

      Candy Love, tens que testar a receita.xx

  • Luciana Betenson

    Responder

    Valentina, deu água na boca! Presente lindo mas vou fazer pra mim, mesmo 😛

    • valentinajacome

      Lu querida, se você fizer por favor me conta o que achou.

Leave a Comment